[Review] Dragon Age: Origins

dragon-age-origin cover

Dragon Age: Origins é um RPG muito viciante legal. O game possui tudo que um role-playing game deve ter: histórica bacana e épica, criação de personagens personalizado e jogabilidade prática. Eu ia jogar um pouco de Dragon Age antes de jogar outro jogo e, quatro horas depois, ainda estava lá vidrada! 

Criação de Personagens

Criação de personagem Dragon Age

Antes de contar a história, primeiro preciso explicar o processo de criação dos personagens porque isso pode influenciar em alguns aspectos do jogo. Dragon Age oferece um leque variado de opções para criar o seu personagem. O jogador pode escolher o sexo, raça (humano, elfo e anão) e classe (guerreiro, mago e ladino).

A escolha do sexo só vai mudar alguns diálogos e tramas. Cada raça determina seu tamanho físico, suas habilidades naturais e como o personagem se desenvolverá no mundo de Dragon Age. Por exemplo, os elfos das cidades são considerados serviçais e as pessoas podem olhar com preconceito ou surpresa para o seu personagem élfico. Já a classe influencia nas habilidades que o personagem irá aprender durante a jornada e, no caso dos magos, determinar a própria história . Cada classe possui seus próprios benefícios.

Criação Personagem

Depois de escolhido o sexo, raça e classe, é hora de escolher o background (antecedentes) do personagem para determinar qual das seis aberturas diferentes o jogador vai começar e que vão afetar o desenvolvimento na história. As seis opções de abertura estão ligadas diretamente à escolha de raça e classe e o jogador terá de um ou dois antecedentes para escolher. Dependendo da escolha, o jogador pode começar como um nobre humano, um mago, elfo urbano, elfo Dalish (espécie de elfo da floresta), anão plebeu ou nobre.

Após todas essas escolhas, chega a hora de criar o personagem fisicamente (o que lembra um pouco de The Sims). O jogador pode personalizar aparência, nome, retrato e voz durante a batalha. Estão disponíveis várias opções de cores, cortes de cabelo, barba, cor de pele, dos olhos, tatuagens faciais, maquiagem e ainda é possível modelar o rosto juntamente com boca, nariz, orelha, etc. O processo de criação lembra um pouco Neverwinter Nights, embora não seja tão detalhado quanto em Dragon Age. Depois de tudo isso, o jogador poderá distribuir os atributos e escolher as habilidades iniciais, talentos e feitiços.

História

Dragon age história

Independente da raça e classe que o jogador escolher, o personagem irá acabar se encontrando com o guerreiro Duncan, um Grey Warden (antiga ordem de guardiões). Duncan irá convencer o personagem a se tornar um Grey Warden, acompanhá-lo até o acampamento onde acontecerá o ritual secreto para se tornar um GW e lutar contra os Darkspawns. Eles são criaturas malignas e antigas, liderados pelo dragão Archdemon que já foram derrotados antes pelos Grey Wardens e voltaram para aterrorizar o mundo. Na última vez que eles apareceram, surgiu uma aliança entre homens, elfos e anões. E mais uma vez esse aliança deve ressurgir para salvar Ferelden.

Depois do ritual de iniciação, uma grande batalha acontece contra os Darkspawn. Nela, estão reunidos uma parcela do GW, o rei e seus soldados. Durante a luta, o rei é traído pelo seu conselheiro. Ele e Duncan acabam morrendo e a culpa recai sobre os GW e sobre o seu personagem. Resta ao personagem convocar aliados entre as raças para a batalha contra os Darkspawns e Archdemon, impedindo que o conselheiro do rei suba ao poder e limpando o nome dos GW. O jogo possui diversos finais diferentes conforme seu antecedente e escolhas durante a aventura.

Companheiros

Dragon_Age_Origins_grupo

Alguns companheiros que irão de unir a jornada

O personagem não lutará essa batalha sozinho. Durante a jornada, vários aliados de diferentes raças se juntam à sua causa. O primeiro é o templário Alistair, que já foi um pupilo de Duncan. A maga Morrigan, a ladina Leliana, um mabari (é um war dog, raça de cachorro de guerra), o assassino Zevran, entre outros. O jogador pode escolher até três companheiros para se unir a ele na aventura e também pode controlá-los durante as missões. Cada vez que o jogador entrar no acampamento (espécie de local de descanso do grupo), pode escolher os companheiros que irão segui-lo na próxima missão.

Dragon Age_acampamento

Gaste um tempo conhecendo cada membro da sua equipe. Cada um tem uma história para contar e problemas para resolver. A cada decisão tomada, os companheiros irão aprová-la ou não. Isso leva o personagem a realizar mais missões e, dependendo do companheiro, iniciar um ~romance~.

Love is in the air em Dragon Age. Dependendo do sexo e orientação sexual do personagem, existem companheiros que podem corresponder aos seus sentimentos, rolando até oba-oba (jogadores de The Sims entenderão) e casamento.

O wardog Mabari

O war dog Mabari

Voltando à parte da aprovação, não dá para agradar gregos e troianos, imagina humanos, elfos e anões em um grupo só! Se o nível de aprovação de algum membro do grupo estiver muito baixo, o jogador sofre o risco de ser abandonado ou traído por ele.

Durante o jogo, o personagem pode achar ou comprar presentes para dar aos membros do grupo. O companheiro pode aceitar ou não. O nível de aceitação vai ser maior dependendo do presente. Existem presentes específicos que só podem ser dados a um determinado companheiro.

Combate

Combate

Dragon Age possui uma mecânica simples de combate. A diferença entre o ataque dos personagens e a defesa do inimigo proporciona a porcentagem de chance de sucesso do ataque. O poder do ataque vai variar de acordo com a classe, força, destreza, talentos, feitiços e equipamento. Durante o combate podem ser utilizados itens ou magia de cura. O jogador também pode selecionar qual membro do grupo quer controlar.

Cuidado com a fadiga! O peso da armadura e do escudo durante um combate longo pode causar penalidade. A fadiga pode ser acumulativa e depende do equipamento que o personagem estiver usando.

Fiquem também de olho no nível do vigor (no caso de guerreiros e ladinos) e mana (magos) que são gastos com habilidades e feitiços. Eles são recuperados com o tempo, mas pode ser preciso utilizar poções durante a batalha para recuperá-los de forma mais rápida.

Se pelo menos um membro do grupo sobreviver ao combate, os demais voltarão a vida automaticamente. Senão, só lamento, vocês vão ter que dar um load no jogo! Os que voltaram do mundo dos mortos precisarão curar o seus ferimentos com o kit de primeiros socorros ou descansar no acampamento. Se esses ferimentos não forem tratados eles podem causar penalidade nos atributos.

 Dragon Age Origin

O jogo foi desenvolvido pela BioWare e distribuído pela Eletronic Arts, em 2009. Dragon Age está disponível para PC, PS3 e Xbox360. Inclusive a Origin está disponibilizando o jogo de graça até o dia 14 de outubro (AMANHÃ!). Corram para fazer o download!

Origins é o primeiro jogo da série, posteriormente foi lançado Dragon Age II, em 2011. Falando nisso, em breve vai sair o terceiro game, o Dragon Age: Inquision. Pelos vídeos de gameplay e criação de personagens que eu assisti, esse jogo promete! O próximo título será lançado no dia 18 de novembro. Estou super ansiosa para jogá-lo!

Dragon Age: Origins é um game que precisa de tempo livre para ser jogado. Existem várias missões principais e sidequests a serem concluídas e muitos mapas a serem explorados. DAO consegue reunir humor, drama, amizade e romance numa única aventura épica. Para quem curte RPG, super vale a pena começar a jogá-lo!

Confiram o trailer do jogo!

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.