[Review] Conheça o jogo de estratégia Warmachine: Tactics

banner_warmachine

Já falamos um pouco aqui no Garotas Geeks sobre o universo de Reinos de Ferro, cenário de RPG com temática steampunk/fantástico baseado no jogo de tabuleiro com miniaturas Warmachine.
E aproveitando a onde de kickstarters e jogos online, a Privateer desenvolveu Warmachine: Tactics, um jogo online de estratégia por turnos com versão beta já disponibilizada pela plataforma Steam! Os colaboradores do kickstarter receberam acesso às primeiras versões do jogo, que pode ser jogado em modo de campanha individual ou multiplayer. Apanhamos um pouco Por isso, demos uma conferida pra contar um pouco sobre Warmachine:Tactics para vocês!

KhadorVCygnar

“NINGUÉM SE MEXE! Perdi minha lente de contato!! D:”

Unidades Mil
Assim como no jogo de miniaturas, a figura central é o Conjurador de Batalha (ou Warcaster). Ele controla o campo através dos Gigantes de Guerra, (as mais improváveis fantabulosas máquinas de guerra do cenário). Seu exército conta com unidades individuais (espingardeiros, espadachins, lanceiros, gunmages, piromaníacos.. Ah … <3 ). A versão digital se vale da dinâmica de movimentação e dano do jogo de miniaturas, pois cada unidade é parte de um todo e pode ser combinada em ataques poderosos.
Além disso, as decisões tomadas durante seu turno são cruciais para proteger seu Warcaster e ao mesmo tempo tentar derrubar o Warcaster inimigo (pensando agora, é tipo um “pique-bandeirinha” onde a bandeira é uma pessoa e quem pegar a bandeira normalmente envolve explodi-la em vários pedaços e… ok, vamos lá.).
Os Warjacks também são diferentes, divididos em categorias Light e Heavy, influenciando sua movimentação e resistência a dano.

WM-Tactics-Facebook-Header_5

Facções Disponíveis
Até agora, Warmachine: Tactics disponibilizou as quatro facções principais do cenário, acompanhe este INCRÍVEL E PRECISO RESUMO (HEHE) que promete uma postagem mais longa. 🙂

Cygnar – Liberdade, Igualdade e Gigantes de Guerra elétricos. \../
Protetorado de Menoth – se você não acredita em nosso deus, talvez um mangual atravessando sua cara faça você mudar de ideia.
Khador – a gente chama nosso país de pátria-mãe, usamos vermelho e bebemos vodka, adivinha em quem fomos inspirados.
Cryx – Mortos vivos, piratas, sedutores e liderados por um dragão. Algo tipo isso. Exagerando um pouco (ou não).

factions

Esq. para dir. em sentido horário: Cygnar, Protetorado, Cryx e Khador.

Dinâmica e Requisistos do sistema
Warmachine:Tactics pode cair num caso de “ame ou odeie”, já que os novatos não vão conhecer logo de cara o melhor e o pior de cada facção exigindo um pouco mais de atenção e raciocínio, sendo que um movimento errado pode desencadear em uma série de problemas e fazer com que você perca seu Warcaster em três tempos. Nesses termos, a maior atração de Tactics está pra quem já joga o jogo de miniaturas ou Reinos de Ferro RPG.
Por outro lado, as características particulares das unidades dentro das facções com certeza vão gerar interesse e curiosidade pra quem está começando e fazem com que seja possível montar estratégias variadas (mais cuidadosas e defensivas, ou agressivas e de artilharia pesada), uma percepção que dá pra desenvolver conforme se avança nas sessões de jogo.

ss_cb44008310f8e736aea554cb4a51feb115b2c7a7.600x338

such quadradinhos very estrategista much Napoleão wow

A engine pede um sistema operacional mais poderoso, e uma boa conexão com a internet é imprescindível no caso do multiplayer.
Considerando que ainda está disponível a versão de Acesso Antecipado no Steam, ainda existem muitos detalhes que podem ser melhorados e a cada 10 ou 15 dias a Privateer atualiza o blog de Warmachine:Tactics anunciando novos poderes e habilidades para diversas unidades e facções.
Com o suporte online e um canal direto com os beta-testers em relação a bugs e melhorias, é provável que a Privateer acabe lançando uma nova versão tão logo a primeira esteja pronta, já que o apelo de jogar online é, para quem gosta do cenário e não tem intere$$e ou tempo pra pintar e jogar com miniaturas, uma alternativa bem interessante para Warmachine enquanto jogo de estratégia.

Warmachine:Tactics está disponível na Steam Store em sua versão de Acesso Antecipado, você pode se informar mais a respeito do jogo e da ambientação de Reinos de Ferro para RPG através do Garotas Geeks e do próprio site da Privateer Press. =)

tacticsStandard

Quem escreve? Leila

Arteira de coração, Designer por gambiarra, aspirante a Historiadora e um Arremedo de viagens, filmes, livros, imagens, bichos, açúcar, tempero e tudo que há de bom. RPGista fanática e exagerada, me apego a gente ficcional. Me empolgo demais quando não devo e dou risada quando não posso. Amo piadas ruins e acho graça no caos.