Um RPG sobre as várias faces de um Conto de Fadas~

Changeling: Os Perdidos é um título do Novo Mundo das Trevas, o módulo básico foi lançado em 2007 pela White Wolf, traduzido e lançado no Brasil pela Devir e teve diversos suplementos lançados desde então, inclusive com um livro disponível apenas em formato PDF.
Pra quem nunca ouviu falar nem de Mundo das Trevas, nem de Changeling, vem com a gente que vamos falar sobre um dos jogos mais quiméricos da White Wolf…. não saia do caminho.

Changeling_the_Lost_-_Dem000001
Capa do módulo básico de Changeling.

A História
Histórias de pessoas levadas por Fadas e Criaturas da Floresta não são assunto novo nas culturas ao redor do mundo. Muitas vezes surgem como avisos, superstições e ameaças inofensivas para que a molecada dê sossego na hora de dormir.
Em Changeling, as Fadas estão por aí procurando a mais nova peça de mobília para seus castelos em Arcádia, ou quem sabe um punhado de arbustos para seus jardins, e para conseguir isso eles mandam seus Caçadores através da Sebe – o caminho que separa os dois universos – até o nosso mundo.
Você era uma pessoa comum, vivendo sua vida comum, estudando até tarde pra passar raspando naquela matéria horrível, vivendo de comida congelada e dividindo sua vida social entre o sofá e a cama. Então um dia Eles levaram você.

375
…e no começo nem pareceu uma ideia ruim porque Eles são *~.*~.*Fabulosos*~.*~.* . Artista: Stephanie Pui-mun

O motivo das Fadas levarem os humanos? Ninguém sabe. Como eles escolhem suas vítimas? Ninguém faz ideia, sendo esses alguns dos mistérios e plots possíveis de serem explorados no jogo. O que une os Changelings dentre tantas diferenças é o sentimento agridoce de terem sido modificados por algo tão fantástico e terrível quanto os reinos feéricos e sua dificuldade em se adaptar a uma vida humana que eles anseiam mas não reconhecem completamente depois de voltarem para o Mundo Real.

O Tempo e O Duplo
Uma das primeiras coisas que os Changelings percebem quando voltam é que o tempo em Arcádia se comporta de modo completamente distinto do nosso mundo. Logo, 20 anos longe de casa no reino das Fadas podem ter sido 5 minutos no churrasco de Natal na casa da sua vó, e vice-versa…. Pra piorar muitos Fae deixam no seu lugar uma cópia feérica ou doppelganger, um Duplo que age, fala e se parece com seu Eu humano.
Você pode achar que isso te isenta da necessidade de retomar sua antiga vida, mas considere que as pessoas que você conhece podem acabar vendo você em dois lugares diferentes e que acima de tudo, seu Duplo possui um canal direto com seu captor e pode chamar os cachorros pra cima de você, literalmente, caso vocês se encontrem. Mesmo que você ache fantástico ter alguém vivendo sua vida, não é uma atitude muito sábia ignorar um Duplo.

fae
….. e você nunca é o cara do machado.

Criação de Personagem
Depois de decidir como vai ser a história do seu personagem, como era a vida dele antes de ser levado, como foram os dias dele em Arcádia e como ele acabou voltando, é hora de transformar isso tudo nas informações a serem preenchidas na sua ficha \o/
Feição, Fratria e Corte
Você pode achar que por terem passado pelos mesmos perrengues os Changelings seriam todo amor e colaboração um com o outro né? LOL NOT.
Apesar de ainda conservarem algo de sua humanidade os Changelings apresentam fortes traços ligados aos Fae que serviram em Arcádia, para o bem e para o mal.
Esses traços os agrupam numa categoria maior conhecida como Feição (Seeming) e dentro das Feições, características menores conhecidas como Fratrias (Kiths).

feras01
Algumas fratrias da feição dos Feras (diga isso rápido 3 vezes e ganhe um ponto de Glamour!) Fonte: Módulo básico C:tL.

A Feição reflete o papel que os Fae atribuiram a você em Arcádia, podendo significar qualquer coisa, literalmente. Do Calor de uma vela passando por um Cão de Caça até um Bailarino virtuoso, os Fae não tem limites na hora de remodelar o corpo e o espírito dos cativos para satisfazer seu tédio e suas vontades.
Você pode escolher entre uma das seis Feições apresentadas no módulo básico: Trevosos, Belíssimos, Elementais, Ogros, Feras e Mirrados, respectivamente em inglês: Darklings, Fairest, Elementals, Ogres, Beasties, e Wizened.

Dentro de uma mesma Feição, como por exemplo dos Elementais, você tem Changelings de naturezas distintas como os Almardentes (Firehearts), os Nevados (Snowskin) ou os Florestirpes (Woodblood). O personagem recebe ainda uma bênção e uma maldição de sua Feição e uma bênção de Fratria, no caso dos Elementais eles podem gastar parte do seu poder para aumentar sua resistência natural, porém tem mais dificuldade em situações sociais envolvendo humanos.

Além das Feições e Fratrias – divisões com base nas experiências e mudanças sofridas pelos Perdidos – existe ainda a divisão ideológica das Cortes, que se apresenta também como uma maneira de manter os Outros, ou os Fae, longe e acima de tudo permite que os Perdidos mantenham algo de sua humanidade entre as relações de poder e identificacão por seus grupos sociais.
As Cortes fazem uso de pactos antigos feitos com as Estações ou outros aspectos similares, sempre representando a ciclicidade e continuidade, Dia e Noite, Pontos Cardeais, etc. algo estranho aos captores de Arcádia, cujos reinos permanecem imutáveis devido a soberania dos Fae.

four courts
Nos detalhes – da esq. para dir. e de cima para baixo: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Fonte: Módulo básico C:tL.

No caso das Estações as cortes apresentam poderes ligados a emoções relacionadas a cada uma delas e seus cortesões são abençoados com aspectos físicos de acordo com sua afinidade ao conceito da Corte, representado na qualidade Manto, que pode ser adquirida na criação do personagem.
A Lucidez, o Glamour e a Mascarilha
Os títulos do Novo Mundo das Trevas possuem uma mecânica muito interessante de Moralidade que reflete a relação do personagem com o mundo e outras criaturas ao seu redor.
No caso de Changeling, a Clarity ou Lucidez representa o quanto seu personagem consegue discernir entre o mundo real e os reinos do Glamour alterados pelos Fae. Quanto maior a Lucidez (o valor inicial e médio é 7!!!) , mais controle o Changeling tem de sua percepção e se torna capaz de perceber alterações mais sutis entre os mundos, uma Lucidez muito baixa (menor que 5), por outro lado, arrasta o Changeling para um turbilhão de estímulos indistintos, representados nas perturbações e redutores mentais e sociais nas mais diversas situações.

west--
Um Changeling da corte do Leste. Artista: Melissa Uran.

A Mascarilha é a aura que permite aos Changelings manter sua aparência humana aos olhos dos outros mortais, ela pode ser anulada caso o Changeling precise encantar um mundano, normalmente para coletar Glamour – a energia que transformou os Changelings no que eles são, sua essência vem diretamente dos sonhos e sentimentos humanos, ele pode ser roubado durante a ira de uma discussão, colhido de flores recentes num funeral ou absorvido de uma platéia de humanos embevecidos num espetáculo de dança.
Apesar de dominarem a manipulação do Glamour, os Fae Verdadeiros não conseguem gera-lo por conta própria, talvez mais um dos motivos pelos quais eles roubem os mortais… Os Changelings acabaram aprendendo diversos usos para a mágica do Glamour, modelando-o conforme necessário e tendo mais afinidade em colher o Glamour vindo de manifestações oníricas e emocionais ligadas a sua Corte. Um dos maiores usos para o Glamour na sociedade dos Changelings é a realização de Contratos.

masques01
Capa do suplemento Winter Masques.

Os Contratos são poderes e habilidades usados para se defender, manipular e afetar outros Changelings, os mortais ou a própria realidade. A ideia dos Contratos vem dos pactos das Fadas com os elementos e eles são muito variados, podendo ser usados para se esconder, se tornar mais forte, influenciar os mortais, alterar a natureza a seu favor e por aí vai.
Seu personagem pode diminuir ou evitar o uso de Glamour em contratos através de gestos inspirados em superstições como dar três pulos num pé só, jogar sal por cima do ombro ou beijar uma ferradura para ter sorte. Esse é no fim das contas, um jogo inspirado em lendas feéricas e o sobrenatural impera no Mundo das Trevas de modo geral!

Lords_of_Summer__4_horsemen_by_kiyo
Os Quatro monarcas de cada uma das Cortes Sasonais. Fonte: Winter Masques.

Interessou? Quer saber mais?
Aqui você pode conferir uma aventura com o básico pra jogar Changeling e ter um gostinho do tipo de história que pode ser desenvolvida. Dá uma conferida mas lembre-se de manter seus olhos na Estrada, Eles estão sempre por aí…. 8D

Compartilhe: