Quick, Draw!, joguinho viciante de adivinhação de desenho desenvolvido pela Google

quick draw

Se você conhece e adora o Gartic, vai viciar duas vezes mais nesse aqui

Quem já passou horas entre as salas do Gartic desenhando e adivinhando desenhos junto com várias pessoas sabe o quanto é divertido. Mas vamos imaginar que esse cenário mude para um no qual você está sempre desenhando e do outro lado da tela uma inteligência artificial adivinhando os seus desenhos?

É justamente o que faz o Quick, Draw!

quick draw

O Quick, Draw! é um game desenvolvido pela Google com uma tecnologia de rede neural que tenta adivinhar os seus rabiscos. O seu banco de dados se enriquece quanto mais se joga, e com isso ela consegue adivinhar cada vez mais rápido. É meio Black Mirror, mas é muito divertido.

A dinâmica é simples: o game te dá o objeto a ser desenhado, você tem 20 segundos pra desenhar e tentar fazer a IA acertar o seu desenho. As palavras são em inglês, mas isso não é grande problema pois entre um objeto e outro tem tempo de correr para o tradutor.

quick draw megaphone1

quick draw megaphone2

Por falar em tradutor, os desenvolvedores usaram uma tecnologia baseada nos tradutores de ideogramas asiáticos em que o raciocínio não é feito analisando diretamente o que você desenha, mas como você desenha: onde começa o traço, qual sentido toma e por aí vai.

Veja o vídeo sobre o game:

É bem surreal o quanto ela responde muito rápido alguns dos desenhos, principalmente quando você o faz “pela mesma linha de raciocínio de todo mundo”. E essa é a grande sacada: quanto mais complexo for o seu desenho a probabilidade dela errar é maior, mas vai ajudar o banco de dados a mapear melhor e guardar mais informações sobre aquela palavra.

No fim de cada rodada é possível comparar os seus desenhos com outros daquele mesmo objeto. O link pra ficar viciado está aqui.

Quem escreve? Sakii

Meu nome é Wênnya, mas você não vai lembrar então chama de Sakii :) Formada em Sistema de Informação, graduanda de Design Gráfico, entusiasta no audiovisual e enquanto tiver coisas novas pra conhecer tamo ai! Nintendo? Gosto! Xbox? Gosto! Playstation? Gosto tbm! Pra que escolher o melhor se eu posso jogar todos?