Quer fazer Cosplay? Preparamos um guia básico para iniciantes!

guia-cosplay-.

Quer entrar no universo do cosplay? Vem com a gente!

Com a chegada de eventos como a Comic Con Experience, Brasil Game Show e até mesmo tradicionais eventos do universo otaku como Anime Friends, Ressaca Friends e derivados, a arte do cosplay está se tornando cada vez mais comum. Antigamente, lembro de ver os cosplays mais focados no mundo otaku, mas hoje, com a disseminação de jogos e eventos, eles adentraram todo o universo geek, abrangendo desde quadrinhos e séries até games e filmes.

E, é claro, sempre tem a primeira vez para tudo.  Quando não entendemos muito bem como funciona, ficamos perdidos. Qual personagem representar? Comprar pronto ou mandar fazer? Qual é o melhor tecido? Como fazer os acessórios? Dá pra comprar usado? Calma, pequeno gafanhoto, para responder algumas dessas perguntas, preparamos um super tutorial para iniciantes no universo cosplay! o/

Continue acompanhando e tenha suas respostas respondidas. (ou não, rs)

anime-1

Escolhendo o personagem

Essa é a primeira etapa de todas. Talvez, de fato, seja a mais difícil, mas uma vez escolhido, tudo fica mais fácil.

A arte do cosplay envolve representar um personagem querido por você, afinal, vestir-se como ele nada mais é do que prestar uma homenagem e sua admiração. Entretanto, temos que avaliar essa identificação com o personagem sob dois aspectos: o físico e o psicológico.

Muitas pessoas levam a identificação física muito a sério, o que é necessário discutir. É claro que quando se escolhe um personagem que tenha o tipo físico mais próximo do seu, ele ficará mais parecido com a trama. Entretanto, que fique bem claro: isso não define a sua escolha de personagem. Você pode escolher um personagem magro e você ser gordo, e vice-versa. Você pode escolher interpretar alguém alto e ser baixo, e vice-versa. Você pode escolher representar uma pessoa branca e ser negro, e vice-versa. Você pode querer fazer cosplay de um personagem masculino e ser mulher, e vice-versa. Nada aqui vai te impedir de escolher o personagem que você curte.

Contudo, escolher um personagem mais próximo significa que será mais fácil e mais barato, já que você pode economizar um pouco em alguns acessórios e até mesmo na maquiagem, caso você queira fazê-lo, até mesmo porque você pode interpretar o personagem à sua maneira, sem necessariamente copiar todos os aspectos dele. Isso acontece muito quando você decide representar um personagem de sexo oposto. Deixo, como exemplo, esse cosplay feminino de Kakashi (Naruto) como exemplo. Neste caso, a cosplayer decidiu manter os elementos femininos, o que não deixa de ser uma homenagem:

guia-cosplay-1

Foto por: Alberto Gerson / Cosplayer: Kelly-Chan7

Eu mesma optei por fazer o meu primeiro cosplay em uma personagem parecida fisicamente comigo. Meu primeiro evento foi o falecido Anime Dreams, um evento do mundo otaku. Escolhi a personagem Yuuki Cross (Vampire Knight), pois ela tinha a mesma estatura, cor de pele e cor de cabelo. Na época, como foi meu primeiro cosplay, improvisei um pouco nas peças e não utilizei lentes de contato por falta de dinheiro e de hábito.

guia-cosplay-1

Muitas pessoas optam por fazer cosplays de personagens do momento. Atualmente é muito comum ver cosplays do game Overwatchde super heróis por conta dos filmes e séries da DC e Marvel ou até mesmo de séries que bombam sempre, como Game of Thrones. Por outro lado, muitos escolhem os cosplays “imortais”, como, por exemplo, os personagens de Harry Potter. Ainda, também é comum ver pessoas interpretando personagens homenageados no evento, como foi possível ver na última edição da Comic Con Experience diversos cosplays de Assassin’s Creed. Escolher um personagem de filmes ou séries acaba tornando o trabalho um pouco mais fácil, porque muitas vezes você economiza em alguns acessórios.

Você não precisa escolher um personagem que tenha a mesma cor de seu cabelo, você pode comprar uma peruca, por exemplo. É claro que existem diversos fatores ao se considerar na hora de comprar uma peruca (vamos discutir isso à frente), mas não deixe de considerar esta opção. O mesmo se aplica em relação às lentes de contato, que, em minha opinião, são mais complicadas de escolher do que uma simples peruca.

Diante de todas essas considerações e a pedido de alguns, deixo aqui uma listinha de personagens relativamente fáceis de se interpretar, separados em cores de cabelo, para quem prefere evitar as cores berrantes estilo Hatsune Miku, considerando-se que perucas são relativamente caras…

Personagens loiras

guia-cosplay-loiras-1 guia-cosplay-loiras-2 guia-cosplay-loiras-3

Personagens de cabelos escuros 

guia-cosplay-morenas-1 guia-cosplay-morenas-2

Personagens ruivas

cabelo-ruivo-guia-cosplay-1

cabelo-ruivo-guia-cosplay-4

guia-cosplay-ruivas-1 guia-cosplay-ruivas-2

Personagens sem cor de cabelo definida

Ok, não é que eles não tenham uma cor definida de cabelo, mas são personagens comuns que as pessoas não se importam muito com a cor do cabelo – se o seu objetivo é ficar parecido com o personagem e se você se importa com esse tipo de coisa.

Mario: basta apenas ter o chapéu, facilmente encontrado nos próprios eventos, uma camiseta vermelha e uma calça, short ou saia jeans.

Mario: basta apenas ter o chapéu, facilmente encontrado nos próprios eventos, uma camiseta vermelha e uma calça, short ou saia jeans.

guia-cosplay-1

Freddie: Basta a camiseta listrada vermelha, chapéu e preta e as unhas afiadas. O resto é opcional!

guia-cosplay-2

Treinador pokémon: a menina da imagem está com a roupa do Ash, mas de verdade, basta apenas o boné e uma pokébola. O resto você pode usar roupas comuns, afinal, você cria seu próprio personagem no jogo

guia-cosplay-3

Estudantes de Hogwarts: camisa social, saia, meias, algum sapato e as gravatas das cores das casas. Há também quem compre o casaco das casas e as varinhas, mas também são opcionais

guia-cosplay-4

Team Rocket: agora há pouco passou uma imagem de Jessie, da equipe Rocket do desenho, mas o pessoal que jogou os games sabe que existem diversos capangas na equipe. Por que não ser um deles?

Personagens negros

Supershock, Lanterna Verde,  Blade, Gelado (Os Incríveis)

Supershock, Lanterna Verde, Blade, Gelado (Os Incríveis)

Deadshot (Suicide Squad), Ed (Cowboy Bebop), Afro Samurai

Deadshot (Suicide Squad), Ed (Cowboy Bebop), Afro Samurai

Chel (O Caminho para El Dorado), Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame), Tiana (A Princesa e o Sapo)

Chel (O Caminho para El Dorado), Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame), Tiana (A Princesa e o Sapo)

Kirche (Zero no Tsukaima), Yamine Aku (Vocaloid), Tempestade (X-Men)

Kirche (Zero no Tsukaima), Yamine Aku (Vocaloid), Tempestade (X-Men)

Confira mais na próxima página x)

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon, mas se contenta em ser apenas uma princesa da Disney nas horas vagas