Quem tem o poder de decidir o que é justo? Conheça a nova série da Globo, Justiça.

justica-rede-globo

A nova minissérie da Globo chega para mexer com os sentidos do público.

A cidade de Recife é o palco para o enredo que contará quatro histórias diferentes que se interligam em distintos momentos da narrativa. Cada dia da semana é dedicado a uma história – exceto quarta feira.

A protagonista de segunda-feira pode ser uma coadjuvante na terça, uma figurante na quinta e ter uma aparição relâmpago na sexta. Mesmo com o nome, a trama não trata de leis ou processos jurídicos, mas sim do conceito de justo sob o ponto de vista ético e moral dos personagens, e logo do público.  Família, perdão, vingança e arrependimento são alguns dos assuntos em pauta. Em todas as histórias, um personagem comete algum crime e fica preso durante sete anos. A minissérie mostra, também, como essas pessoas reconstroem suas vidas após saírem da prisão.

A primeira trama é a de Elisa e sua vingança.

deborah-bloch-justica

Professora na faculdade de Direito, Elisa (Debora Bloch) não é capaz de superar a morte da filha Isabela (Marina Ruy Barbosa) que, ao ser flagrada com o ex, é assassinada a tiros pelo noivo Vicente (Jesuíta Barbosa). O relacionamento com Heitor (Cássio Gabus Mendes), reitor da universidade onde trabalha, até lhe ajuda a seguir sua vida, mas o desejo de vingança não sai de sua cabeça, e ela persiste com a ideia de fazer justiça com as próprias mãos. Já Vicente, que fica sete anos enclausurado, dorme todos os dias com a culpa e o arrependimento do crime que cometeu e tem como grande objetivo de vida conseguir o perdão de Elisa.

A família rompida.

Fátima (Adriana Esteves),

Fátima (Adriana Esteves) é trabalhadora e dedicada a sua família, vive muito bem com o marido Waldir (Ângelo Antônio) e os dois filhos Mayara (Letícia Braga/Julia Dalavia) e Jesus (Bernardo Berruzo/Tobias Carrieres) em um sítio na periferia. Sua vida é perfeita até a chegada de seus novos vizinhos: o policial machista e truculento Douglas (Enrique Diaz), sua namorada encrenqueira Kellen (Leandra Leal) e o cachorro Furacão. O animal começa a atazanar a família, destruindo o seu galinheiro, até um dia em que morde Jesus, e Fátima perde a cabeça, matando o cão. Douglas se vinga e ela acaba presa por sete anos. Nesse momento, tudo desmorona e cada um segue um caminho, separando a família.

As amigas

luisa-e-jessica-justica
Rose (Jéssica Ellen) é a filha da empregada da casa de Débora (Luisa Arraes), sua amiga de infância, e a distinção de cor ou classe social nunca existiu na relação das duas. Quando eram mais jovens, adoravam uma diversão e, em um luau de comemoração de aniversário de Rose e de sua entrada na Universidade, elas compram drogas no quiosque de Celso (Vladimir Brichta) para serem consumidas também pelos amigos.

Uma batida policial surpreende os festeiros e apenas Rose é revistada por Douglas. Enquanto ela vai presa, Débora passa impune, já que não tem coragem de dividir a culpa. Após sete anos atrás das grades, Rose resolve reencontrar a amiga sem cobrar nada, e descobre que ela se tornou uma mulher fragilizada após sofrer um estupro. Juntas, elas decidem encontrar o criminoso.

Uma decisão complicada

caua-reymold-justica
Maurício (Cauã Reymond) é casado e apaixonado pela talentosa bailarina Beatriz (Marjorie Estiano). A felicidade do casal é destruída quando ela é atropelada por Antenor (Antonio Calloni). Ele é um político corrupto que após um golpe na empresa de ônibus da qual era sócio, foge para não sofrer punições.

Após o acidente, Beatriz fica tetraplégica e implora que seu marido faça eutanásia nela, por sentir que não será capaz de sobreviver em tais condições, não podendo dançar. Depois que mata a amada, Maurício vai preso. Sete anos depois, ao deixar a cadeia, ele começa a colocar em prática seu plano de vingança contra Antenor, que fugiu sem prestar socorro após o atropelamento.
Justiça é uma minissérie de 20 capítulos escrita por Manuela Dias, com a colaboração de Mariana Mesquita, Lucas Paraizo e Roberto Vitorino. Sua exibição é após a novela das Nove, Velho Chico. Você também pode assistir pelo Globo Play, serviço semelhante ao Netflix com mensalidade de R$14,90.

Quem escreve? Barbara Herdy

Escritora, blogueira, tradutora, moody, hobbit, caçadora de relíquias, 1840's Kid, gamer, hipster, Rainha perdida e Jane Austen me entenderia, mates.