Mais vale um Playstation 5 com 10 jogos indies na mão do que com um Cyberpunk não finalizado.

Na quinta-feira, dia 11 de junho, a Sony apresentou ao mundo o lançamento do Playstation 5 com uma boa leva de jogos; em, que, a grande maioria, é independente. Muita gente não entende ou não chega a ligar para os títulos indies no momento destes lançamentos de grandes consoles, mas a Sony aprendeu há muito tempo o poder dessa relação com as produtoras menores e até chegou a pagar o preço por negligenciar tal canal.

Confira: Novo jogo de Playstration 5 contará com um gato em um futuro cyberpunk

Desde que a Nintendo deixou a Sony na mão com o PlayStation, a vingança da novata nos videogames foi a rebeldia contra o modo de operação da gigante japonesa, ao abrir seu Dev Kit para qualquer um que quisesse desenvolver jogos. Mesmo assim, acabou pagando o próprio pato com Playstation 3, aprendendo a lição de nunca abandonar a grande diversidade das milhares de estúdios independentes ao redor do mundo.

Então, que tal dar uma olhada em alguns dos jogos indies anunciados para Playstation 5 e entender o que são e de onde vem? Quem sabe assim você consegue sair da bolha dos jogos Triple-A.

Solar Ash

Jogo indie Solar Ash Playstation 5

Solar Ash já nasceu poderoso e respeitado apenas no nome de seu estúdio: Heart Machine, que conquistou os amantes de jogos com Hyper Light Drifter 4 anos atrás. E é possível ver uma semelhança entre ambos, como o conceito de fluidez e movimento dos personagens, com suas capas sempre reluzentes e até mesmo as cores vibrantes e diferentes.

Estúdios pequenos que fizeram sucesso com um jogo precisam ter muito cuidado para não lançar outros títulos com a mesma receita de bolo, e é nisso que Solar Ash se destaca: apesar de ser semelhante, ele é a evolução de Hyper Light, tanto em enredo e jogabilidade quanto em equipe técnica e amadurecimento dos líderes de desenvolvimento.

Solar Ash vai levar o jogador para uma jornada bem no meio de uma fenda no espaço que engole outros mundos, dando a oportunidade de visitar diversos espaços surrealistas. Com o objetivo de sair deste caos, desafios como travessias em alta velocidade, diferentes níveis de gravidade, monstros gigantes, almas perdidas e, como cereja do bolo, cenários incríveis, serão presenciados ao longo da trama. 

Com isso, a Heart Machine com certeza volta para oferecer muito mais do que uma viagem por paisagens bonitas, mas sim uma busca por autoconhecimento, evolução e ao encontro da ordem feita pelo caos.

Trailer de Lançamento de Solar Ash

Little Devil Inside

Jogo indie Little Devil Inside Playstation 5

Desconhecido para a grande massa de jogadores até o seu anúncio para PS5, Little Devil Inside tem uma história muito maior do que se parece: é mais um filho nascido do Kickstarter, lá de 2015. O projeto contou com pouco mais de cinco mil colaboradores até conseguir ser notado e levado adiante pela Sony. Um bom exemplo de final feliz para desenvolvedores pequenos e entusiastas em colaborar com projetos independentes.

Este Survival RPG com uma pitada de humor vai levar o jogador para explorar os mais diversos locais do mundo do jogo e, de quebra, enfrentar vários monstros de tamanhos e formas diferentes: desde o fundo do mar até dunas de areia no deserto, desde enfrentar um dragão até combater um Yeti ou um gato gigante.

Como está escrito pelos próprios desenvolvedores da Neonstream, “Little Devil Inside não é apenas um jogo sobre matar monstros e salvar o mundo, é sobre contar histórias sobre pessoas com seus trabalhos estranhos e o que acontece no seu dia-a-dia“.

Trailer de Lançamento de Little Devil Inside

Kena: Bridge of Spirits

Jogo indie Kena Bridge of Spirits Playstation 5

A aventura de Kena e seus amiguinhos Rot’s é a grande aposta da EmberLab, uma desenvolvedora independente pequena, que possui background em animações, ganhando reconhecimento no curta de The Legend of Zelda: Majora’s Mask

Mesmo iniciante, os irmãos Grier possuem um grande título em mãos: Kena – Bridge of Spirits chama a atenção logo na primeira cena do trailer, mostrando um jogo rápido, complexo, mas bonito e emocionante.

Com uma pegada de Estúdio Ghibli, o jogo conta a jornada de Kena, uma jovem guia espiritual que está explorando uma vila abandonada buscando segredos da civilização esquecida que habitava ali, enfrentando espíritos corruptos que estão presos naquele plano. Sua equipe são os pequenos Rot, outros seres espirituais que mantém a harmonia da floresta, onde uma coleção deles vai resultar em novas habilidades e em transformações no ambiente.

O apelo dos Rot e de Kena em si é bem claro: ambos simpáticos, lindos e muito corajosos, com certeza encantará todos aqueles que dedicarem um tempo a este título. 

Trailer de Lançamento de Kena: Bridge of Spirits

Goodbye Volcano High

 Jogo indie Goodbye Volcano High Playstation 5

Com certeza será a novela adolescente dramática que vai nos deixar chorando no final do jogo: Goodbye Volcano High vai ser um jogo narrativo cinematográfico e baseado em escolhas que contará a história de amigos de uma banda em seu último ano do ensino médio (quer algo mais dramático para adolescentes do que isso?).

Fang é vocalista principal e escreve boa parte das músicas de sua banda chamada VVORM DRAMA, dividindo a liderança com Trish, guitarrista, vocal de apoio e sua melhor amiga. Lendo a descrição das duas personagens no site oficial do jogo, já fica sugestivo que acontecerá algum atrito extremamente emocional entre Fang e Trish, dando um breve Déjà vu de Max e Chloe de Life is Strange.

Não se sabe muito sobre a história do jogo ainda, mas uma frase é bastante repetida, como um slogan: “o final de uma era, e o começo de uma história de amor”. Será se vamos ter novas informações em relação ao significado disso? Outra informação, tirada do Blog da Playstation, diz que o tempo para os personagens está acabando “de verdade”, então é de se esperar que haja uma trama sobrenatural também.

A KO_OP, de Montreal (Canadá), é conhecida por GNOG (PS4 e PSVR) e Winding Worlds (Mobile) e vem desenvolvendo o este jogo há dois anos. A empresa ainda contratou o ator não binário Lachlan Watson, conhecide por interpretar o Theo Putnam, em O Mundo Sombrio de Sabrina, para dublar Fang, personagem também não binário no jogo.

Trailer de lançamento de Goodbye Volcano High

Estes foram apenas quatro dos vários outros jogos indies apresentados para Playstation 5 por enquanto. Alguns deles também estarão disponíveis para PC, aumentando ainda mais a acessibilidade, para que você saia da sua zona de conforto (ou enriqueça-a) com novas histórias, aventuras, jornadas e sentimentos!


Leia mais sobre o Playstation 5 aqui 

Compartilhe: