Qual é a verdadeira força da Mônica? Descubra nessa linda e fofíssima Graphic MSP

monica-força-destaque

#AlertadeSpoiler – Se você ainda não leu a Graphic MSP – Mônica Força, continue por sua conta e risco!

Que a Mônica é a Dona da Rua e a menina de sete anos mais forte das histórias em quadrinhos a gente já sabe. Mas como ela poderia resolver o maior e mais complicado de seus problemas, sem poder apelar para a coelhada?

Mônica-Força-Graphic-MSP

A quadrinista e ilustradora carioca radicada em Curitiba Bianca Pinheiro recebeu a missão de contar esta incrível história nas páginas da Graphic MSP Mônica – Força diretamente do editor Sidney Gusman – confira como foi neste link .

monica_graphic_msp-teaser

Teaser da Graphic MSP Mônica, revelado em 2015

Bianca demonstrou ter, além de muito talento, uma impressionante força de vontade, pois guardou esse segredo por quase um ano! Sua escolha como autora da 12a Graphic MSP, a primeira solo da Mônica, foi anunciada em 2015, durante o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos. Foi tão emocionante que a Bianca, o Maurício de Sousa e todos que acompanharam o lançamento no auditório lotado não conseguiram conter as lágrimas.

E a Graphic MSP Mônica – Força é recheada de fortes emoções! Medo, angústia, impotência, solidão, mas também amizade, esperança, determinação e muito amor!

Mônica-Força-1

A Bianca consegue abordar um tema espinhoso como brigas entre os pais (e a possibilidade de separação) de forma delicada e tocante, a partir do ponto de vista de uma criança de sete anos. Para isso, cria um clima introspectivo alternando cenas mudas, mas muito expressivas, com momentos de poluição sonora. Não há como não ter empatia pelo desconforto e a sensação de impotência e fragilidade da pequena protagonista.

Força02

A beleza da HQ está tanto no que é mostrado, quanto pelo que fica subentendido nas entrelinhas. A arte é fofa e a paleta de cores é predominantemente em tons pastéis, o que dá para quem lê a sensação de conforto e aconchego. Acho lindos e delicados os balões de fala e a aplicação das onomatopeias, bem característicos das obras da Bianca, como vimos em Bear.

Mônica-força3

São bem legais as releituras fofas e cheias de personalidade dos personagens da turminha que aparecem nessa Graphic MSP: Cascão, Cebolinha, Magali e Denise. É bem legal ainda reparar nos detalhes – as referências a HQ Bear no quarto da Mônica e à outras Graphic MSP em fotos que a Mônica separa com sua mãe.

De forma delicada, Mônica – Força traz nas entrelinhas como as crianças podem sofrer com conflitos familiares e até mesmo sinais de depressão infantil – perda de apetite, desânimo, apatia e isolamento.

Pressionada pela sensação de impotência diante das constantes brigas dos pais, Mônica encara sua fragilidade e descobre outro tipo de força, que vai ajudar a menina a vencer este desafio que parecia não ter solução.

Mônica-força1

Mônica – Força foi publicada em agosto de 2016 pela Editora Panini, tem 84 páginas e está disponível nas versões capa cartão e capa dura. O texto de quarta capa é assinado pela jornalista, escritora, pesquisadora e editora do Garotas Geeks Flávia Gasi.

bianca pinheiroBianca Pinheiro nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Curitiba. Desde criança, é apaixonada por quadrinhos. É formada em Artes Gráficas pela UTFPR com pós-graduação em Histórias em Quadrinhos pela faculdade Opet.

A autora começou a publicar webcomics em 2012. Seu principal trabalho, Bear, que narra as aventuras de uma menina perdida e um urso que se torna seu amigo, teve suas histórias reunidas e publicadas em 2014, com um segundo volume lançado em 2015. As aventuras da dupla foram publicadas também na França pela editora La Boîte à Boules, em 2017, com o título de Raven et l’Ours. Ainda em 2015, Bianca recebeu o 27º Troféu HQ Mix, na categoria Novo Talento Roteirista.

Além de Bear (Volume 1 – 2014, Volume 2 – 2015 e Volume 3 – 2016, lançados pela Editora Nemo), Bianca publicou também Dora (2014 – edição independente, relançada em 2016, pela Editora Mino) e Meu Pai é um Homem da Montanha (2015 – edição independente).

Você pode conhecer mais sobre estes e outros trabalhos da Bianca, no tumblr da quadrinhista.

E aí, já sabe qual é a verdadeira força da Mônica?

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestranda em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!