Top 5 melhores câmeras de celulares

melhor-camera-celular-destacada

2013 é o ano das guerras tecnológicas: xbox one x PS4; Pessoas com bom senso x Pessoas que usam o Google Glass (HUEEEE!); mas a guerra maior desse ano é: qual a melhor câmera de celular?

Foto do Henri Cartier Bresson, o grande fotógrafo do "instante decisivo"

Foto do Henri Cartier Bresson, o grande fotógrafo do “instante decisivo”

Eu pessoalmente era adepta do: celular eu uso pra ligar e acessar a internet, câmera eu tenho a minha profissional. Mas o fato é que ela é um trambolho de carregar por aí. Se você se depara com um instante decisivo a câmera do smartphone tem que quebrar o galho. Ok, estou exagerando na poesia. Eu uso meu smartphone mais pra flagrar pessoas dormindo de maneira engraçada no metrô, registrar encontros com os amigos e fotografar comida, não precisava citar o Bresson. Mas eu gostaria tirar essas fotos bestas com qualidade. Quais os smartphones com as melhores câmeras? Tenho um palpite:

5- iPhone 5

A Apple não faz propagando de “temos um zetapixels de resolução” não. Ela deixa a foto falar por si só. Você percebe quando a foto veio de um iPhone. Ok o iPhone 5 já tem mais de um ano de vida e é o ~velhote~ da lista, porém acredito que vale a pena ser citado. A câmera iSight de 8MP do iPhone 5 melhorou os recursos HDR para cores e tons mais definidos e menos fotos fora de foco. As fotos saem bonitas mesmo em condições de baixa luminosidade. Tira fotos panorâmicas e grava vídeos em HD (1080p), até 30 quadros por segundo.

 

Foto feita pela revista INFO

Foto feita pela revista INFO

Preço médio: R$2400

4- Samsung Galaxy S4

13 mega pixels de resolução e dezenas de modos de fotografia que deixam a câmera muito interessante. Destaque para os Live Filters. Sim dá pra tirar a foto e usar 809808 aps pra modifica-la, mas o S4 deixa você ver o filtro na cena ao vivo ANTES de tirar a foto.

Vídeo mostrando a câmera do S4. Começa por volta do 0:26.

3- Sony Xperia Z1

Equipado com processador Qualcomm Snapdragon quad-core de 2,2 GHz, 2 GB de RAM e 16 GB de espaço interno. Para completar, está presente uma potente câmera CMOS Exmor de 20,7 megapixels.

xperia-Z1-accessories-DSC-QX100

Destaque para esse acessório do smartphone. Você a monta da mesma forma que as lentes intercambiáveis são montadas nas câmeras SLR.

2- Samsung S4 ZOOM

Aqui o grande destaque é o design. Mais parece uma câmera compacta do que um celular. O Galaxy S4 Zoom é um aparelho híbrido que mistura câmera digital com smartphone, equipado com Android 4.2.2 (Jelly Bean). O dispositivo vem equipado com tela Super AMOLED de 4,3 polegadas, câmera frontal de 1,9 megapixels e traseira com sensor de 16 megapixels, Flash Xenon (ao invés do Flash azulado de LED), tecnologia HDR e gravação de vídeos em Full HD.


Preço médio: R$1300

1- Nokia Lumia 1020

Sensor GIGANTE de 41 megapixels. Não são apenas megapixels. Eu sei que o número impressiona mas o ponto forte desse celular é o processamento da imagem,
Balanço de brancos, ISO, foco manual, abertura e velocidade do obturador. Funções de uma DLSR incorporadas aqui.
Chega 14 outubro no Brasil, preço ainda não foi confirmado.

Tava em dúvida quanto ao primeiro colocado, o Samsung S4 Zoom trava uma briga boa com o Nokia Lumia 1020. Esse post me convenceu, também encontrei esse excelente vídeo hands-on comparando o Nokia Lumia 1020 com o Samsung S4 Zoom. Além do mais o sensor do Nokia Lumia 1020 é maior que o do Samsung S4 Zoom. Aparências enganam. :p

Bonus Round!

Acer Liquid S2 eseus vídeos de 4k oO

acer-liquid-s2 A câmera tem “só” 13 MP mas o que impressiona é a promessa de gravar vídeos com resolução 4K (4x a resolução Full HD), a câmera de 13 megapixels do aparelho é capaz filmar rapidamente em Full HD, fazer registros em slow motion, além de tirar fotos panorâmicas de 27MP. Câmera frontal grava a 1080p. Possui 4 microfones (1 para viva voz, 1 para controle de voz, 1 pra redução de ruídos e 1 para usar no carro).

A pergunta que não quer calar Acer: Quantos MBs terá um minuto de gravação em 4K? Câmera de cinema que grava a 4K usa 1GB pra um minuto. Ok estou exagerando, câmeras de cinema profissionais tem sensores enormes, com um sensor desse tamanho, dificilmente acredito na qualidade desses 4096 × 2160 pixels.

Câmera Polaroid QUASE celular

melhor-camera-celular-polaroid Além de ter o sistema operacional Android, ela conexões Bluetooth e Wi-Fi, garantindo facilidade para o compartilhamento das imagens capturadas pelas lentes. O grande destaque da Polaroid iM1836 é que as lentes são intercambiáveis, podendo ser trocadas de acordo com a sua necessidade. Grava vídeos em 1080p. Não dá pra negar que é uma tremenda inovação da Polaroid! A proposta é excelente: juntar a versatilidade dos celulares com a qualidade de imagem incomparável das câmeras. Somado a um custo aceitável em relação a qualidade do produto e também em relação a quantidade de funções que ela exerce. U$250 na gringa.

Lembrando que MAIS megapixels não é necessariamente melhor

Uma câmera compacta de 12 MP, uma câmera de celular de 12 MP e uma Camera DSLR de 12 MP não tem a mesma imagem. Por que? Isso vem da diferença entre o tamanho de sensor e dos pixels de cada máquina. Uma DSLR tem um sensor muito maior do que o de um celular, portanto tem mais pixels e pixels maiores. Resumindo não importa a quantidade e sim a qualidade dos pixels 😉 No caso dos smatphones, quase todos tem um sensor pequeno. Nesse top 5 citei os maiores do mercado.

Quadradinho rosa = sensor de um iPhone

Quadradinho rosa = sensor de um iPhone

Quem escreve? Babs

Paulistana, nanica, nerd e editora de vídeo. Gosta de gadgets super hightechs, mas seu brinquedo favorito é o Cubo mágico. Casada com um Alienware (foi amor ao primeiro frame da nVidia), vive competindo com a equipe pra ver quem dorme por último, e sempre ganha porque afinal de contas dormir não dá XP nem upa skill.