Priya’s Shakti: A super-heroína em combate ao abuso sexual!

priya-shakti-03

Uma sobrevivente de estupro se torna uma super-heroína. Nesta incrível história, a protagonista Priya Shakti ganha superpoderes de uma deusa para ajudar a combater a violência em seu país!

Infelizmente, casos de violência sexual acontecem diariamente pelo mundo e ganham uma grande divulgação pela mídia. A Índia é  um dos lugares com maior incidência de estupro no mundo e, segundo dados do próprio governo indiano, foram mais de 24 mil casos em 2011. Além disso, a Índia também aparece no ranking de piores países do G20 para ser mulher.

Muitos desses casos de abuso acabam virando apenas mais um dado desastroso, causando um grande sentimento de insegurança e impunidade por parte das mulheres indianas. Um dos casos mais recentes – e que ganhou grande repercussão pelo mundo – foi de uma jovem de 23 anos, que em dezembro de 2012 sofreu estupro coletivo dentro de um ônibus, em Nova Déli. A violência acabou resultando em sua morte. Esse e muitos casos levaram a uma onda de protestos na Índia e colocou o tema mais fortemente em debate.

E por que te fiz relembrar de todos esses dados, notícias e etc? Porque é justamente nisso que o projeto da HQ Priya Shakti se foca: uma narrativa na voz de uma sobrevivente da violência sexual e que luta contra toda cultura do crime de gênero.

priya-shakti-01

Priya é uma humana devota da deusa Parvati. É uma mulher forte que sobreviveu a um estupro brutal e lutou contra as consequências psicológicas que a agressão causou. Após a violência, a jovem ainda sofreu com a injustiça de ser culpada pelo abuso e expulsa de casa. É então que a protagonista chega à deusa Parvati, que junto com Shiva formam um dos casais mais fortes da religião Hindu.

Parvati, a deusa a quem Priya é devota, passa a enxergar toda a violência que acontece na Terra. Diante disso, a deusa resolve mudar essa realidade cruel e dá a Priya superpoderes para combater esse mal.

Montada em um tigre, Priya luta contra a violência.

Montada em um tigre, Priya luta contra a violência.

Com a história de Priya, HQ visa expor todo o problema que as mulheres vivem na Índia, além de mostrar a ameaça do assédio e da violência sexual que muitas mulheres enfrentam todos os dias em todo o mundo. O objetivo do projeto também é travar a incansável batalha de cobrar das autoridades, não só da Índia, que comecem a dar mais atenção aos crimes sexuais.

A equipe da HQ Pryia Shakti é formada pelo Diretor e Produtor e Co-writer Ram Devineni, fundador da Rattapallax Filmes. Junto a ele incluem também a Transmedia Lina Srivastava , Dan Goldman, artista com experiência em muitas graphic novels e comics, Vikas K. Menon, que é escritor, Rene Veron, responsável pela música e sound design e Shubhra Prakash, na narração desse trailer que você pode conferir aqui:

http://vimeo.com/81339043

Gostou? Shakti Priya pode ser obtido gratuitamente por muitas plataformas. É só escolher a melhor opção e garantir sua cópia da comic book pelo site. Depois de conseguir sua cópia de Shakti Priya você pode contribuir com o movimento com a hashtag #standwithpriya ou até mesmo fazer sua própria montagem colando Pryia e seu tigre em uma foto aqui!

Quem escreve? Grazi

Cristã aspirante a cientista da computação, um dia ainda será a Root na companhia do Harold Finch e do John Reese. Fã de Green Day, sempre mantêm bons álbuns de punk californiano em seu player e desbrava universos ouvindo metal folk. Aprecia quadrinhos e boa leitura, sempre se vê presa a realidades alternativas sem precisar encher a cara.