Primeiras impressões de Assassin’s Creed Odyssey

Assassins Creed Odyssey cover 2

Origins + Black Flag = Odyssey

Desde Assassin’s Creed: Origins, a Ubisoft tenta dar um novo fôlego a uma das suas maiores franquias. O jogo de stealth virou um grande RPG com mundo aberto, onde você tem liberdade de fazer o que quiser e na hora que quiser. Dessa forma, a série se reinventou em Origins e continuou se reinventando em uma escala ainda maior em Odyssey. O estúdio francês aproveitou o que deu certo no game de Bayek, juntou com o que há de melhor em Black Flag, com uma pitada de influência de jogos de outros estúdios e lançou um dos melhores games até agora de Assassin’s Creed.

Assassins Creed Odyssey

Em Odyssey, você pode jogar com um dos dois irmãos espartanos Kassandra ou Alexios. Obviamente, escolhi Kassandra, já que a série teve poucas protagonistas mulheres e, na maioria das vezes, dividindo o protagonismo com um personagem masculino. Até agora joguei quase 30 horas e não estou perto de acabar. Como acabei de jogar o Origins ficou mais fácil me adaptar a jogabilidade e me acostumar com as novidades.

História

Assassins Creed Odyssey 3

Seja jogando como Kassandra ou Alexios, você será o descente do grande guerreiro espartano Leônidas e será levado para o meio da disputa entre Atenas e Esparta, na famosa Guerra do Peloponeso. Além disso, precisará descobrir segredos da sua família e combater um misterioso culto, tornando a sua jornada uma odisseia digna de Homero. Você não irá nessa jornada só. Terá a companhia da sua águia Ikaros, seu cavalo Phobos e a tripulação do seu navio.

Suas escolhas têm consequências

Assassins Creed Odyssey 7

Tome cuidado com as suas decisões e respostas porque elas podem interferir na narrativa mais cedo ou mais tarde. As escolhas consistem em apoiar ou defender alguém e podem deixar você pensando em qual decisão tomar.

Mercenários

Assassins Creed Odyssey 8

Como as suas escolhas possuem consequências, elas também podem atrair mercenários. Se for visto roubando ou matando, você será caçado pelos mercenários mais próximos (e de qualquer nível). Quantos mais crimes cometer, maior será o número de pessoas tentando te matar (algo no estilo GTA), restando três opções: caçar o mercenário primeiro, pagar o prêmio pela sua cabeça ou esperar a recompensa expirar. Existe também a opção de recrutá-los para a tripulação do seu navio. Ao matar um mercenário você sobe na fileira (algo parecido com o sistema de “Nêmesis” de Shadow of Mordor). Eles podem ser encontrados facilmente no mapa ou com a ajuda de Ikaros. Além disso, é possível saber o nível, pontos fortes e fracos, entre outras informações sobre eles.

Combate

Assassins Creed Odyssey 5

O sistema de stealth continua presente na franquia, apesar dos jogadores terem outras opções de combate tão divertidas quanto. Se esgueirar para atacar inimigos continua sendo bastante útil, principalmente, se for invadir um forte repleto de soldados.

Ikaros pode ser utilizado para localizar os inimigos, conferir seus níveis e posicionamento. O personagem possui um árvore de habilidades focada em caça, combate e assassinato, podendo assim, focar no seu método preferido para lutar. Uma das melhores habilidades é o chute espartano que pode ser usado no meio da luta ou no modo stealth para jogar um inimigo de um local alto (podendo matá-lo ou não dependendo da altura).

A lança de Leônidas será uma grande aliada nas batalhas e mais na frente do jogo será possível fazer upgrades. Você também pode combater em cima do seu cavalo, mas cuidado para não ser derrubado. Outra coisa legal é que depois de você enfraquecer (destruindo suprimentos e matando líderes) uma região que está sendo controlada por atenienses ou espartanos, escolher um dos lados e lutar no meio da Guerra do Peloponeso.

Batalha Naval

Assassins Creed Odyssey navio

Além de meio de transporte, o navio também será palco de várias batalhas no mar Egeu. Seja contra piratas, atenienses ou espartanos você precisa estar sempre preparado. Dá para fazer vários tipos diferentes de upgrades para aumentar a defesa e o ataque, customização e convidar pessoas a se juntarem a sua tripulação. Tanto é possível partir o navio inimigo como invadi-lo para terminar a luta. Em Origins, existem algumas batalhas de navio, mas não nesse nível. A Ubisoft aproveitou o que há de melhor em Black Flag e fez um excelente melhoria do sistema de batalha naval.

É possível montar diferentes tipos de estratégias para derrotar os inimigos em alto mar. Estar dentro do navio é uma dos melhores momentos de Odyssey, principalmente, quando a sua tripulação começa a cantar até chegar no próximo destino ou quando eles vão juntamente com você invadir a embarcação inimiga e celebrar cada vitória.

Romances

Assassins Creed Odyssey 6

Sim, dessa vez é possível ter um romance da sua escolha em Odyssey. Não espere nada elaborado como nos jogos da Bioware ou se casar com a pessoa que você está interessada como em Skyrim, mas é possível ter breves romances sim. Independente de quem seja o protagonista escolhido, você pode se envolver com mais de uma pessoa e com o sexo que você quiser (até porque na Grécia Antiga as pessoas tinham mais liberdade sexual e tinham muito mais do que fazer do que fiscalizar quem tá dormindo com quem).

Grécia Antiga

Assassins Creed Odyssey 4

Além de ver paisagens, cidades, arquitetura e obras de artes de tirar o fôlego, você irá conhecer e ver famosas figuras históricas gregas como: Leônidas, Perikles, Herodotus, entre outros. Andar pela Grécia Antiga em Odyssey é uma verdadeira aula de história. A cada lugar que você for vai ficar conhecendo um pouco mais dos costumes, lendas e mitos daquela época.

Pontos positivos e negativos

Assassins Creed Odyssey 2

Apesar de ter algumas missões secundárias bem repetitivas como matar um grupo de bandidos ou soldados ou afundar navios inimigos, o jogo é uma boa pedida para os fãs antigos da franquia que estão abertos a bem-vinda revitalização do jogo e para quem curte RPG. Há muitas coisas para descobrir no mapa e missões para você gastar horas e horas se divertindo, e a história do jogo em si consegue prender o jogador e incentivá-lo a jogar até o fim. Odyssey é uma excelente aula de história, cultura e mitologia da Grécia Antiga. Algo interessante no jogo é a grande quantidade de personagens femininas com quem você pode interagir e lutar (existem muitas mercenárias para derrotar ou se juntar a sua tripulação, por exemplo). Sinta-se um verdadeiro(a) herói (heroína) espartano(a) e participe da sua própria odisseia.

Assista ao trailer de Assassin’s Creed Odyssey:

Assassin’s Creed Odyssey  foi cedido pela Nuuvem e você pode adquirir a sua cópia aqui.

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.