Um jogo lindo e emocionante que vai mexer com você.

To The Moon é um RPG indie de 16 bits lançado pela Freebird em 2011. O jogo conta a história de dois médicos que acessam a memória de um homem idoso prestes a morrer para realizar seu último desejo: ir à Lua! O que me lembrou bastante o filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind), estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet. O serviço utilizado por Joel tem como objetivo apagar as lembranças de Clementine e em To The Moon a Corporação Sigmund tem a finalidade de alterar a memória e adicionar alguma lembrança feliz, algum desejo que não pôde ser realizado em vida. Para isso, Dra. Eva Rosalene e Dr. Neil Watts precisam acessar as memória do idoso Johnny Wyles desde a velhice até a infância, passando pelos relacionamentos com os amigos, a mãe e sua falecida esposa River para descobrir o motivo de querer ir à Lua e implantar uma lembrança artificial. Falar mais do que isso seria contar spoiler!

To the Moon

To The Moon também me lembrou outro filme: Amnésia (Memento). O filme é contato de trás para frente e as memórias de Johnny são acessadas dessa mesma forma. No começo, podem parecer não fazer muito sentido, mas do meio para o final tudo se completa. E por que não dizer que me lembrou A Origem (Inception) também?

To the moon 2

O game é um point-and-click dividido em 3 atos e que, infelizmente, são bem curtinhos. O visual lembra RPGs antigos como Final Fantasy e Sailor Moon: Another Story, afinal, o jogo foi criado na engine RPG Maker. Esqueçam as batalhas, nesse jogo vocês têm que sair em busca das memórias de Johnny, explorar cenários e desvendar puzzles. O game até brinca com a ideia de RPG, mas não esperem entrar em alguma luta. To The Moon possui bastante bom humor. As brigas, xingamentos e referências nerds entre Eva e Neil são bem engraçadas e quebra um pouco o clima de tristeza e pesar do jogo. O objetivo dos dois é encontrar as memórias de Johnny, para acessar um objeto que serve como memento e passar para outra fase da vida dele.

To_the_Moon_screenshot_02

O jogo não possui falas em áudio, conta apenas com caixas de texto e a trilha sonora. Aliás, a música tema principal For River é linda demais. Foi escrita por Johnny para a sua esposa River e é tocada no piano.

Confiram a música tema aqui:

To The Moon é uma linda história sobre a vida de um homem (passando pelos seus momentos de felicidade, tristeza e desejos não realizados) disfarçada de jogo. Se preparem para ver muitos origamis de coelho, lua, farol e ornitorrinco. Mas o que todas essas coisas têm a ver com a história? Isso vocês só vão saber jogando!

Preparem os lencinhos e assistam ao trailer aqui:

To The Moon está disponível somente para PC.

Compartilhe: