A discussão surgiu no Twitter e ficou muito interessante!

Uma nova década começou. O estilo de anime que veremos nos próximos 10 anos será diferente do estilo dos últimos 10. Isso é natural. Mas será que existem razões que nos permitem identificar isso? Acontece que existem!

Nós já falamos sobre como a arte em anime evoluiu com o tempo, mas essa discussão é tão interessante que vale uma nova análise! Abaixo estão as ilustrações do artista Date Naoto demonstrando como a arte em estilo de anime evoluiu na última década. Date fez livros sobre ilustrações, que você pode encomendar aqui.

Sem dúvida, a arte muda. Obviamente. A frequência em que os estilos de mangá mudam pode parecer estranhamente rápida, considerando o longo arco da história. As imagens abaixo mostram como a arte do mangá shojo, por exemplo, evoluiu desde os anos 1960:

Esta imagem (é um meme, mas serve de exemplo) mostra a progressão geral da arte de anime desde os anos 80:

Aqui está uma imagem famosa mostrando como o estilo da Kyoto Animation evoluiu desde 2003:

Além da evolução de um estilo artístico, há outra razão pela qual olhares particulares dominam épocas específicas? Segundo o site de ilustração Ichi Up, é uma boa ideia pensar nesse fenômeno como uma tendência de padrão de desenho.

Quando um estilo se torna popular, os clientes podem começar a solicitá-lo especificamente, sentindo que estão correspondendo às necessidades dos consumidores. Então, por exemplo, os ilustradores podem sentir a necessidade de se adaptar ao estilo art nouveau, por exemplo, para não parecer antiquados.

Se um look se torna popular, o apelo é estratégico: os artistas mostram que eles são fluentes no estilo popular e, portanto, esperançosamente, podem conseguir trabalho (é triste, mas é real, como já falamos aqui). Ser capaz de executar um estilo específico dá ao artista outra arma em seu arsenal e permite que ele tenha mais estabilidade no mercado.

Créditos de imagem: Ichi Up

Obviamente, isso não é A verdade para todos os artistas, mas para muitos freelancers contratados, é assim que eles ganham a vida. Artistas talentosos ainda são capazes de dar sua própria volta nos designs dominantes da indústria, levando individualidade ao que pode parecer um padrão de conformidade.

Uma vez que muitos artistas começam a trabalhar em um estilo específico, esse estilo define o período até o próximo estilo de ponta aparecer e se tornar popular. Os artistas mudam para o novo estilo, iniciando o ciclo novamente.


Fonte: Kotaku

Compartilhe: