Já faz alguns meses que o jogo Game of Thrones: Ascent foi lançado para Facebook, mas até agora continua um tanto apagado e desconhecido entre as pessoas (pelo menos no Brasil). Tanto que entre os meus amigos apenas dois jogam.

Como sou fanática pela saga (tanto pelos livros quanto pela série), testei o jogo para saber se ele atende às expectativas dos fãs e posso dizer que sim, pelo menos na maior parte dos aspectos.

Vivendo a História

Você é um nobre e começa a história ganhando um título de lord ou de lady, a partir daí você vai vivendo os fatos conforme acontecem nos livros, porém de uma outra perspectiva agora. Por exemplo, logo no começo você recebe uma carta de Jon Arryn pedindo para que você encontre dois jovens (um rapaz e um moça) e os mantenha em segurança. Ele também pergunta a você qual a cor do cabelo do rapaz e pede que você o responda rapidamente. Pouco tempo depois, você recebe a notícia de que Arryn faleceu. E por aí vai (vocês já devem saber como se segue a história).

game of thrones facebook 4
Me tornando uma Lady

Fazendo Escolhas

escolhas game of thronesComo eu disse, coisas que aconteceram na história de Game of Thrones tem, de alguma forma, ligação com o seu personagem, e por isso é necessário que você faça escolhas e essas escolhas têm consequências em sua personalidade, em como a história se segue e em o que acontece com as pessoas que vivem perto de você. Como na situação citada acima, você pode escolher ser gentil com os “prisioneiros” que Jon Arryn pediu, ou não. Após sua morte você também pode escolher se abster ou relatar o que sabe sobre o caso. Mas claro, para tornar o jogo mais divertido e envolvente, eles também misturam pequenas histórias e fatos que não estão nos livros, mas que se referem à “sua vida” e a tudo que o cerca.

Por exemplo, no meu jogo eu tinha uma filha que estava inconformada com a morte do pai (sim, sou viúva, triste, né?) e por isso estava mal nos estudos. Eu escolhi ser compreensiva e ir conversar com ela. Ela falou que ia sair para cavalgar como fazia com o pai, eu disse que iria junto, ela falou que preferia ir sozinha, e eu fui novamente compreensiva com ela. Só que ela sumiu até altas horas, mandei uma espada juramentada atrás dela, mas ainda pedi que ela fosse gentil com a menina (porque, afinal, sou muito compreensiva). Mas “minha filha” deu trabalho para voltar, deixou minha “guarda” (pelo menos Alannys, que é como ela se chama, para mim é nome de mulher) morrendo e ainda voltou choramingando que ela estava com o braço machucado. Não fui compreensiva (porque paciência tem limite, né) e falei para meu meistre não curá-la e que a deixasse sangrando para aprender. No fim ela perdeu a mão por causa disso (e quase perdeu a vida também). Fiquei com um pouco de remorso, mas fazer o quê?! Esses são tempos medievais.

Várias possibilidades de personalização

Você pode personalizar desde coisas básicas, como sua aparência e sua bandeira, até escolher qual a sua história por trás de tudo. No meu caso, eu me tornei nobre pelo casamento, mas meu marido morreu então eu me tornei responsável por tudo e tenho que provar que sou totalmente capaz de ser uma ‘senhoria’. Mas você também pode ser um bastardo que subiu na vida, um mercenário, um mercador, entre outras coisas. E cada uma das opções possui histórias diferentes, com escolhas diferentes.

game of thrones facebook
Eu criando minha personagem 😀

Vale a Pena?

Vale, você realmente se sente dentro da história. E sabe quando você está lendo e pensa “eu teria feito diferente”. Pois bem. Essa é sua chance de testar as sua ações. Além disso, você ainda curte com a trilha oficial da série. Porém não é um jogo muito prático que você possa dar uma pausinha de 5 minutos no seu trabalho para jogar. Ele realmente consome um bom tempinho de você devido a grande gama de possibilidades e ações que devem ser feitas. Outra coisa que pode levar um tempinho para algumas pessoas acostumarem é que o inglês usado no jogo é bem característico da época e usam muitas palavras que não são tão comuns (mesmo para quem é acostumado a ler em inglês). Admito que usei o google tradutor em alguns momentos (porque sou sistemática com esse tipo de coisas e não continuo se eu ficar sem entender algo). E claro, como todo social game, ainda tem algumas quests exclusivas que você só pode completar com a ajuda de amigos (por isso espero que mais gente comece a jogar agora).

Gostou? Basta clicar AQUI e começar a jogar 🙂

game of thrones facebook 6
Minha espada juramentada toda fodida quase morrendo

Compartilhe: