Vem entender…

Game of Thrones foi indicado para incríveis 32 Emmys em 2019, mesmo com a recepção majoritariamente negativa de sua oitava temporada. Não é surpreendente que a série seja indicada a algumas premiações, mas a quantidade de indicações é surpreendente, especialmente levando em consideração as pesadas críticas que recaíram sobre a série por conta dos rumos tomados em sua última temporada. Então, como é possível que isso tenha acontecido?

Um dos principais fatores é o fato de que o Emmy adora familiaridade. Nesta década, apenas três diferentes séries venceram o prêmio de melhor série de comédia: Modern Family levou cinco prêmios consecutivos, seguido de Veep que recebeu três e The Marvelous Mrs Maisel (que venceu ano passado, quando Veep não estava na competição). A mesma coisa acontece com a Melhor Série de Drama: The West Wing levou quatro prêmios consecutivos, assim como Mad Men, e Game of Thrones, atual vencedora, ganhou nos três anos em que foi elegível. Os Emmy Awards adoram premiar séries que já foram premiadas, e esse é um fato de peso para Game of Thrones.

Mesmo antes da premiação deste ano, a série já possuía o maior registro de indicações de uma série de drama (161), o maior número de vitórias (47) e o maior registro de vitórias em uma mesma edição (12, tanto em 2015 quanto 2016, também em uma de suas piores temporadas: a quinta). Simplificando, como Game of Thrones terminou neste ano, obviamente, a série tem de ser indicada para premiações. Afinal, esta é a última chance para a série ser agraciada com a premiação. Então, nunca se tratou exatamente se a última temporada foi realmente boa ou ruim.

A HBO fez questão de lançar a série em abril para que pudesse estar no topo no Emmy alguns meses depois, e a Academy of Television Arts & Science respondeu com carinho. A comparação mais próxima possível talvez seja de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei levando todos os prêmios do 76º Prêmio da Academia (Oscar). Game of Thrones já recebeu muito mais reconhecimento do Emmy do que O Senhor dos Anéis recebeu do Oscar, mas esta é outra oportunidade de reconhecimento para as pessoas que trabalharam na série, especialmente para aqueles que jamais foram premiados por isso. Isso explica o porquê de Gwendoline Christie (Atriz Coadjuvante), Alfie Allen (Ator Coadjuvante) e até Carice van Houten (Atriz Convidada) terem buscado suas nomeações ao lado de concorrentes mais acostumados como Kit Harrington (Ator Principal), Emilia Clarke (Atriz Principal) e Peter Dinklage (Ator Coadjuvante).

E isso leva a outro ponto que faz com que a série tenha sido tão indicada este ano: mesmo com todos seus problemas, a oitava temporada teve muita coisa boa. Apesar de o roteiro (ironicamente indicado por “O Trono de Ferro” como Melhor Roteiro de Drama) ter sido muito inferior ao de outras temporadas, a oitava temporada produziu alguns dos melhores trabalhos com relação ao resto da produção, incluindo performances. Emilia Clarke e Gwendoline Christie fizeram alguns de seus melhores trabalhos nesta temporada, e tudo que vai desde o figurino até trilha sonora e efeitos visuais cinematográficos estava lá, em seu auge, possivelmente entre os melhores da TV. Algumas das indicações são questionáveis, mas muitas das 32 indicações foram justas, incluindo as categorias mencionadas anteriormente.

E por fim, há um último ponto, que é algo previsto por muitas redes há algum tempo. Game of Thrones tinha um caminho fácil para os Emmys, porque as outras grandes concorrentes foram transmitidas no ano passado. Seja algo feito propositalmente ou não outros concorrentes como The Crown, Stranger Things e The Handmaid’s Tale perderam sua elegibilidade para a premiação deste ano por conta disso, limpando o caminho para que Game of Thrones viesse como um rolo compressor. Os fãs e críticos podem ter odiado a última temporada de GoT (eu inclusa) e com razão, mas isso aparentemente nunca foi algo realmente relevante para os Emmys.

E no final das contas, é bom que o esforço dos atores seja reconhecido. Não dá pra culpar eles, né? ¯\_(ツ)_/¯


Fonte: Screenrant

Compartilhe: