Se você não conhece os quadrinhos do Demolidor e tudo que lembra sobre ele é baseado naquele filme pavoroso do Ben Affleck em 2003…Por favor, DELETE ISSO DA CABEÇA! Essa série vai abordar a história de uma forma completamente diferente.

Essa postagem não contém spoilers, então pode ficar tranquila (o). Meu objetivo aqui é apenas falar a impressão que tive sobre a série – devorada em dois dias. Antes de mais nada, por favor, assista esse trailer:

Quando penso em adaptações da Marvel para as telonas, as primeiras coisas que vem à cabeça são cenas mirabolantes de explosões e trocentos efeitos visuais. Essa produção (de Drew Godard que também escreveu episódios de Lost e Buffy) em parceria com a Netflix prova que a Marvel sabe ser sóbria quando tem que ser! A trama foi inspirada no Demolidor de Frank Miller, sensacional.

Se você não conhece o quadrinho, o Demolidor é a história de Matt Murdock, um cara que ficou cego na infância tentando salvar uma pessoa de um acidente com produtos tóxicos. Nesse acidente os galões explodiram e o material caiu diretamente nos seus olhos, fazendo com que Matt ficasse cego e, com o tempo, desenvolvesse super sentidos, podendo “enxergar” sem a visão. Após se formar na faculdade de Direito, Matt se une a Foggy Nelson, um amigo de faculdade para tentar fazer a diferença fazendo justiça dentro da lei e…a noite, Matt é um vigilante que combate o crime nas ruas de NY. ~muito resumidamente~

barril

matt_acidente

Captando a essência da história, a série conseguiu transmitir muito bem o clima que é esperado de uma trama tão densa como a do Demolidor: violência nua e crua, com muita dor e clima sombrio. Por não ter uma classificação de idade 13 anos (como são os filmes), o sangue que você verá escorrendo nas cenas de luta são bem mais crédulos e dão um peso muito maior na série! É bem visceral, tem até mesmo cena de fratura exposta com direito ao sonzinho dos ossos quebrando (que me fez ter faniquitos). A violência faz parte, as cenas de ação são de cair o queixo, principalmente no final do segundo episódio onde uma luta foi filmada estilo Old Boy em uma tomada única (spoilers: sensacional). Além disso, tudo é situado logo após o filme dos Vingadores, onde o “incidente” com os alienígenas acabou destruindo uma parte da querida Nova Iorque, especialmente o bairro “Hell’s Kitchen” (Cozinha do Inferno), onde o protagonista cresceu.

O Demolidor não tem como objetivo salvar o mundo. Ele não está lá para ser comparado com o Thor, Loki ou Homem de Ferro… Ele é um cidadão (quase) comum que tenta resolver problemas que atingem pessoas reais dentro de uma cidade específica. Não tem aquela super pretensão de ser o mais forte do mundo, ele fica ali em NY e isso é ótimo! Nos filmes da Marvel você não vê notícia sobre quantos morreram com a invasão e as consequências que a cidade sofreu na batalha…Digamos que essa série tem essa perspectiva, a de quem está dentro e foi afetado! Vai além dos poderes especiais dos personagens, tem foco no psicológico, na corrupção política e na investigação.

consegue ver alguém famoso nessa screenshoot? HEHE!
consegue ver alguém famoso nessa screenshoot? HEHE!

Os poderes especiais de Matt Murdock são muito bem retratados, apesar de ser cego, a produção conseguiu transmitir bem a sensação de como o protagonista “enxerga”. O uso do ~tilt blur~ (cena embaçada com foco em algum ponto específico) foi um recurso bem interessante para focar aonde o personagem está prestando atenção com a combinação do áudio mais potencializado em áreas específicas. E bem, ele é um super-herói, então não me venham com essa de “duvido que uma pessoa cega vá fazer isso”, grow up, a série é mais realista mas ainda estamos no mesmo universo onde um cara faz uma armadura de ferro e sai voando por aí.

GIF_daredevil_trailer_matt_murdock1

Os personagens são muito bem retratados, a escolha de Charlie Cox para o papel de Matt Murdock foi certeira! Tente comparar com o Ben Affleck no film…NÃO. NÃO TEM COMPARAÇÃO. Mas quem eu dou mais destaque, na minha opinião, foi a interpretação de Vincent D’Onofrio como Wilson Fisk, a.k.a. Kingpin (Rei do Crime). Está bem…literal. Com aquele super requinte de crueldade que todo mundo espera dele sempre, uma criança mimada e extremamente agressiva dentro de um terno (que não é branco :'( ). Teve uma cena de luta no carro… GEEZ. Sem palavras. ~vejam plmdds~

elencoAlém de um elenco bem forte, a série conta com tomadas bem marcantes! A fotografia segue um estilo noir e bem gráfico, com cenas remetendo diretamente aos quadrinhos, mesmo enquadramento, ângulo e cores. E as cores… é, as cores são sensacionais. Algumas iluminações coloridas são tão boas que te dá a sensação de estar folheando o quadrinho! A série foi filmada de fato em NY e não em estúdios, fazendo com que tudo fosse mais crível principalmente nas perseguições e referências que a série faz à rua X, Y ou Z. Lá recriaram o bar Josie’s, favorito do Foggy (parceiro de Matt) como é nos quadrinhos. Não posso deixar de falar da abertura da série também, que é visualmente foda. Feita pelo mesmo estúdio que produziu a abertura de True Detective (assistam plmdds), é uma construção do personagem principal, elementos da cidade e símbolos banhados em uma tinta vermelha densa que…facilmente pode ser associada a sangue. tr00

daredevil

easter eggs… Ah gente, eles acertaram em cheio. Tem muitos momentos que você solta um “I see what you did there…”!! A intenção dessa postagem não é mostrar spoilers porque quero muito que todo mundo veja a série, então só vou dizer para prestarem atenção nos cartazes, nas marcas, nas leves insinuações que tem em certas conversas BEM marcantes. É sensacional. Por essas insinuações e “coincidências”, podemos até especular possíveis personagens para a segunda temporada (que já foi confirmada para 2016 UHUL!), digamos que são informações subliminares que vão agradar muto os fãs dos quadrinhos e até mesmo quem só viu os filmes da Marvel ou Agents of S.H.I.E.L.D.

[spoiler]Já aparecem alguns vilões ~sugestivamente~ como Bullseye, a Elektra foi mencionada como uma das namoradas de Matt na faculdade, Madame Gao diz que mora num lugar mais longe que a China (referência à cidade mística de K’un L’un), símbolo do Serpente de Aço na produção de heroína da Madame Gao… e MAIS! Assista esse vídeo (em inglês) se quiser ver mais! [/spoiler]

A série tem apenas 13 episódios com menos de 1 hora de duração, não enrola nada! A Netflix tem parceria de 4 séries com a Marvel, então espere por aí por Jessica Jones, Luke Cage e Iron Fist, com especulação/promessa de que no final das 4 séries, acontecerá um encontro épico na minissérie The Defenders. E aí, está esperando o que?  Assista DJÁ e venha comentar comigo!

demolidor

Compartilhe: