Quando falamos de clássicos da animação que não eram da Disney, Anastasia é obrigatório!

Todos nós que passamos a infância no meio dos anos 90 desenvolvemos fortes sentimentos por Anya e Dimitri. E claro, pela trilha sonora do filme, que são quase como músicas de karaokê, daquelas que não saem da cabeça mesmo após alguns anos. O filme inclusive se tornou uma peça da Broadway em 2016 – e mesmo após 22 anos, não parece ter envelhecido nem um pouco.

A história nos apresenta Anya, uma jovem órfã que não lembra de seu passado e que por acaso é a desaparecida duquesa da Rússia, Anastasia. Sem saber disso, o golpista Dimitri, junto com seu amigo Vlad, resolve usar Anya como sua passagem para fora da Rússia, tentando aplicar um golpe na avó de Anastasia. Mas a ironia do destino é que a garota pode ser mesmo a verdadeira desaparecida.

anastasia 7

Junte o romance lentamente desenvolvido entre Anya e Dimitri com o suspense causado pelo maligno bruxo Rasputin tentando impedi-lo de reunir Anastasia e sua avó e você tem uma aventura muito divertida de acompanhar. Além disso, dois adoráveis parceiros animais marcam presença na história: o cãozinho Pooka, de Anya, e o estranho morcego falante de Rasputin, Bartok (que possui seu próprio spin-off).

A animação é rica, mas possui alguns momentos um tanto estranhos de computação gráfica. Em compensação, uma das cenas mais bonitas é desenhada toda a mão, e acontece durante a música “Once Upon a December”, que é um tesouro precioso das trilhas sonoras de desenhos animados. Enquanto Anya caminha pelo palácio abandonado de Romanoff, ela reflete sobre suas vagas memórias. Enquanto a música avança, fantasmas começam a emergir dos quadros do salão, formando uma dança. É uma sequência visualmente maravilhosa, que se destaca exatamente pela beleza da trilha sonora.

anastasia 9

Anya é uma ótima protagonista, e o Dimitri… não é tão ruim assim. Apesar de ter a cena padrão de resgate no meio do filme, Anya acaba se salvando por conta própria no final do dia, sem precisar que um homem apareça para resolver seus problemas. Dimitri começa como um personagem bem babaca, mas teve um ótimo desenvolvendo de personalidade durante o filme, quando sua prioridade deixa de ser a recompensa em dinheiro e os seus próprios interesses e começa a ser fazer Anya e os outros felizes. O relacionamento deles tem aquela vibe de comédia e a dublagem dos personagens é muito boa.

anastasia 6

A protagonista também tem suas próprias motivações. Ela tem seus próprios motivos para participar do golpe: quer usar o dinheiro para ir em direção a Paris com Dimitri e Vlad, realizar seus sonhos. O filme prioriza sua jornada – tanto para o passado quanto para se encontrar. E ela nunca fica em segundo plano quando comparada com sua contraparte masculina. No fim, o relacionamento entre os dois acaba sendo algo mais forte, que sobrevive aos atritos do tempo. O filme não é exatamente uma obra-prima, mas ainda assim é algo que super vale a pena assistir.

Então, se você procura uma animação clássica que apresente um bom romance e história divertida, Anastasia é uma ótima indicação. Ele obviamente não reflete tanto da verdadeira história da família Romanoff, mas o morcego falante compensa esse ponto. :p


Fonte: TheMarySue

Compartilhe: