Observamos um procedimento fora do padrão…

A gente brinca bastante por aqui, mas hoje é dia de assunto sério.

Recentemente, Danny Masterson, estrela de The Ranch e famoso por interpretar Steven Hyde em That ’70s Show, recebeu quatro acusações de estupro, de quatro mulheres diferentes. Os estupros teriam ocorrido nos anos 2000, após Masterson ter drogado as vítimas. Diante de todas as acusações, a Netflix demitiu o ator.

danny-masterson-netflix-estupro-kevin-spacey-1

Até aí tudo bem. Mas segura que lá vem a polêmica: coincidentemente, a demissão veio à tona somente após uma grande pressão da mídia…

Mas Mindy, o que eles poderiam ter feito? É só uma acusação sem provas até o momento.

Pois é gente. Se esse fosse o procedimento padrão, poderíamos discutir isso. Mas quando Kevin Spacey recebeu a mesma acusação, a Netflix suspendeu imediatamente a produção de House of Cards e o emprego de Spacey foi para os ares…

Qual, então, seria o motivo pelo tratamento “diferenciado” para Danny Masterson?

The Huffington Post recentemente relatou que uma pessoa (na verdade, uma das vítimas) confrontou Yeatman, um dos responsáveis pela programação infantil dentro da Netflix, e este teria dito com todas as letras que a empresa NÃO ACREDITA em nenhuma das acusações.

Esta pessoa é referida somente como ‘vítima B’. Ela se aproximou de Yeatman durante o fim de semana em um jogo de futebol infantil em Los Angeles. Seu marido é o treinador principal de uma equipe que estava jogando contra uma equipe treinada por Yeatman. Ambas as famílias têm filhas jovens em suas respectivas equipes. A vítima B perguntou a Yeatman se ele trabalha para a Netflix, e quando ele disse que sim, ela perguntou por que a empresa continua empregando Masterson, que está sendo investigado pela polícia de Los Angeles.

Como corroborado por outra testemunha, Yeatman disse à vítima B que, embora a empresa leve tais alegações a sério, eles “não acreditam” nas acusadoras de Masterson.

tenor

A vítima B diz que informou a Yeatman que ela é uma das mulheres que acusaram Masterson de estupro e a conversa terminou. (AVÁ).

Pouco depois, Yeatman encontrou a vítima B e disse que não sabia que era uma das supostas vítimas de Masterson. Naquele momento, a vítima B diz que estava chorando e disse a Yeatman: “Espero que ninguém diga isso a sua filha“. Yeatman tentou se explicar, dizendo que ele não tem autoridade sobre como a Netflix lida com as reivindicações contra Masterson.

Em uma declaração oficial, a Netflix confirmou que Yeatman fez esses comentários e ofereceu uma explicação fraca para o emprego contínuo de Masterson:

Enquanto estava treinando um time de futebol juvenil hoje, o Sr. Yeatman – um executivo de programação infantil da Netflix – foi abordado por uma estranha que não se identificou ou explicou sua conexão com Danny Masterson. Os comentários do Sr. Yeatman foram descuidados, desinformados e não representam as opiniões da empresa. Além disso, ele não teria nenhum conhecimento sobre a tomada de decisão no The Ranch. Estamos cientes das alegações contra Danny Masterson e estamos acompanhando a investigação atual.

Aqui temos uma ótima oportunidade para usar o meme da Bela Gil: você pode substituir essa declaração de meia tigela por “O Sr. Yeatman enfiou o pé pelas mãos e falou um montão de groselhas antes mesmo que ele pudesse ser demitido por promover uma perspectiva tão tóxica “.

Fica a dica, Netflix.
Fica a dica, Netflix.

Gente, isso É OFENSIVO DEMAIS!

Uma mulher não deve ter que começar todas as conversas sobre má conduta sexual contra ela se explicando. Uma mulher não deve ter que usar sua vitimização para qualificar sua posição, validar suas opiniões ou justificar perguntas que qualquer pessoa faça. Além disso, o Sr. Yeatman e a Netflix implicaram que não se pode esperar que ele fale com respeito e integridade sem ser informado do trauma de uma mulher (!!!!!!!!!!!).

Agora fica o questionamento: por que Kevin Spacey foi imediatamente demitido enquanto Masterson continua lá, belo e folgado?

E a resposta: o caso de Masterson é diferente do de Spacey por uma simples razão. As vítimas de Spacey eram HOMENS. As vítimas de Masterson são MULHERES.

danny-masterson-netflix-estupro-kevin-spacey-2

E antes que algum embuste venha até aqui dizer que é porque a investigação é nova, já te adianto: ela está em curso há quase um ano. A Netflix foi informada das alegações em março, quando o jornalista Tony Ortega revelou a todos sobre a investigação do LAPD. Um advogado do ator negou as acusações e disse que, como cientologista, Masterson evita todo o uso de drogas.

Seja como for, é absurdo que a Netflix tenha demorado tanto para tomar alguma ação contra Masterson, acusado de estuprar várias mulheres, enquanto demitiram Spacey tão rapidamente. Até quando as coisas vão ser diferentes para nós, mulheres?

E ah, só pra deixar claro:

danny-masterson-netflix-estupro-kevin-spacey-5

Fonte: ScreenCrush

Compartilhe: