Pokémon tem mais um episódio banido este ano!

ash capa

Pouco tempo atrás, o episódio nº 64 de Pokémon Sun & Moon foi transmitido no Japão. E aparentemente o episódio não passou pela filtragem para a versão americana do anime. O episódio foi completamente pulado na transmissão nos Estados Unidos, o que reflete também na versão brasileira do anime.

De acordo com a Bulbapedia e o site Gamerant, Ash se fantasia do Pokémon Passimian durante o episódio. Mas não foi apenas o fato dele se vestir dessa forma que causou o banimento. Como é possível ver nas imagens abaixo, seu rosto foi pintado de preto durante o uso da fantasia.

ash 1

Ainda de acordo com a Bulbapedia, o episódio não foi lançado nos EUA visando evitar críticas e comparações da animação com a prática racista do “blackface”, especialmente pelo fato do monstrinho ter a aparência similar a de um macaco e da pintura facial ser um tanto desnecessária.

ash 2

E a série já possui precedentes sobre o tema. Durante os anos 2000, a personagem Jynx teve de ser redesenhada por conta das críticas sobre sua aparência. O design original possuía diversas características negativas e estereotipadas ligadas a pessoas negras.

Falamos sobre o banimento do outro episódio neste post.


Fonte: Kotaku

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).