Pokémon GO está ajudando de verdade pessoas e animais

Pokemon GO cover

Porque pokémon também é amor!

Em menos de um mês de lançamento, Pokémon GO virou um fenômeno mundial. Nem a Nintendo e a Niantic Labs esperavam tanto sucesso, e olha que o jogo não foi lançado em todos os países ainda (#oBrasilchora). O game foi lançado inicialmente na Austrália e Nova Zelândia e, posteriormente, nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Itália, Portugal e Alemanha.

Pokémon GO Alemanha

Além de incentivar a atividade física, já que os jogadores precisam sair por aí caçando os pokémons (tem quem faça isso através de drone), há relatos de como Pokémon GO ajudou pessoas com depressão e ansiedade. Para quem tem ou já teve depressão sabe muito bem como é difícil fazer atividades simples como sair de casa ou participar de atividades sociais, por exemplo. Ainda é muito cedo para ter estudos sobre os benefícios de Pokémon GO no auxílio de tratamento de doenças.

No Twitter algumas pessoas relataram como Pokémon GO estão ajudando com a depressão e a ansiedade:

Pokémon depressão 2

#PokemonGo tem sido o melhor tratamento para a minha depressão do que qualquer coisa que meu (minha) médico (a) prescreveu ou que meu (minha) terapeuta recomendou

Pokémon GO depressão 3

#PokemonGo isso está realmente me fazendo querer sair do meu quarto e interagir com as pessoas finalmente depois de anos de depressão eu amo muito isso

Pokémon GO depressão 4

Conversa verdadeira – como alguém com ansiedade/depressão, o fato de que passei a maior parte do final de semana fora com os meus amigos é irreal. “

Pokémon GO depressão 5

É estranho que #PokemonGo está me ajudando com minha depressão? Está: – me tirando de casa – me fazendo social – encorajando exercício

Pokémon GO depressão 6

Ok, mas #PokemonGo está meio que me ajudando com minha depressão

Pokémon GO depressão 7

#PokemonGO vai curar minha fobia social. Todos têm sido tão legais. As pessoas não são tão assustadoras como eu sentia antes

Pokémon GO depressão 8

Me fez andar em um parque! Toma essa, fobia social!

Pokémon GO depressão 9

Eu sei que isso vai soar bobo, mas #PokemonGO tem me ajudado muito com minha fobia social me encorajando a sair mais de casa.

Pokémon GO depressão 10

Andei mais 6 quilômetros e conversei com 4 pessoas pelo caminho. #PokémonGO talvez resolva a obesidade e fobia social em um aplicativo.

Pokémon GO depressão

#PokémonGO tem me mudado tanto para a melhor em uma semana. Lidando com TPB (Transtorno de Personalidade Bordeline), depressão e ansiedade, ele tem me ajudado a sair de casa.

Existe também o relato de uma mãe falando sobre como o Pokémon GO ajudou o filho autista a se socializar:

Pokémon GO autismo

Obrigado a minha colega pela dica. Eu finalmente apresentei a Ralphie o Pokemon Go hoje de noite. Ela estava certa. Essa coisa é INCRÍVEL. Depois dele capturar seu primeiro Pokemon na padaria, ele ficou gritando de alegria. Ele correu para fora para capturar mais. Um garoto o viu e reconheceu o que ele estava fazendo. Eles imediatamente tinham algo em comum. Ele perguntou ao Ralphie quantos ele tinha capturado. Ralph não respondeu exatamente ele, apenas gritou rapidamente POKÉMON! E pulou para cima e para baixo e balançando os braços. Então o garoto lhe mostrou quantos ele tinha capturado (mais de 100!) e Ralph disse: UAUUUUU. E deram um high-five. Eu quase chorei.  Então ele viu seu segundo Pokémon sentado no …. degraus. Ele o capturou também e ficou tão alegre que gritava novamente e pulando de felicidade. Então ela veio para fora e ele começou a conversar com ela sobre o jogo, também! Ela então apontou para ele que tinha um monte de atividades de Pokémon no parque. Ele implorou para ir. Ele NUNCA quis ir ao parque de noite, porque foge da sua rotina habitual. Ele normalmente é MUITO rígido a respeito de sua rotina. Mas essa noite ele ficou tão feliz por mudar as coisas, e fazê-las! Nós estávamos chocadas. E quando chegamos lá, outras crianças correram até ele para caçarem Pokémon juntos. Ele estava interagindo com outras crianças. P*** M*****!! Eu não sabia se ria, ou chorava. Então ele quis procurar mais, e fomos caminhando até a 30th ave. Adultos também estavam caçando Pokémon, e esses totais estranhos ficaram dando dicas para ele como ‘tem um bem ali naquela esquina, amigo! Vá pegá-lo!’ e então ele saia correndo e rindo. Ele então olhava para o estranho e dizia “OBRIGADO!” e saia correndo. UAU!!!!
MEU FILHO AUTISTA ESTÁ SOCIALIZANDO. Falando com as pessoas. Rindo para as pessoas. Verbalizando. Participando de discursos pragmáticos. Com totais estranhos. Olhando para eles. Às vezes nos olhos. Rindo com eles. Compartilhando algo em comum. Isto é INCRÍVEL.
Obrigada … por sugerir isso. Você estava certa. E obrigada Nintendo! Sonho de uma mãe ASD!!!!! Eu te amo! 🙂  #PokemonGo #Temosquepegar

Pokémon GO também está ajudando a resgatar animais abandonados. Sara Perez e Matthew Teague foram capturar pokémons no parque e encontraram uma gaiola com mais de 20 de hamsters no calor, sem comida, nem água e estavam perto de morrer. Os animais foram resgatados e Sara fez uma publicação para ver se alguém os adotaria. Se não fossem adotados, seriam encaminhados para o SPCA (Society for the Prevention of Cruelty to Animals).

Pokémon GO hamster

Fonte: The Dodo

Já um abrigo de animais chamado Muncie Animal Shelter, em Indiana, Estados Unidos, teve a ideia de oferecer aos jogadores que tenham interesse de jogar pokémon enquanto estão passeando com um dos cães que estão para adoção. É ou não é uma boa ação? Os cães terão oportunidade de sair um pouco do abrigo, ganhar um pouco de carinho e atenção e quem sabe até serem adotados.

Abrigo Pokémon GO

Venha para o Muncie Animal Shelter entre 10am-5:30pm qualquer dia e passeie com um cachorro adotável enquanto você caça Pokemon e choca ovos!

Pokemon GO Muncie Animal Shelter

Outra grande adoção de uma cachorro incrível graças a #PokemonGo!

Pokemon GO Muncie Animal Shelter 2

Ontem minha família e eu fomos para o pokemon go abrigo de animais e nós andamos com esse grande cachorro, o nome dele é Baloo. Hoje nós voltamos por Baloo porque ele se encaixa na nossa família. Todas as nossas crianças o amam e ele os ama. Baloo está na nossa casa para sempre graças a Pokémon GO.

Pokemon GO Muncie Animal Shelter 3

Conheça Mya. Vá para o Muncie Animal Shelter, peça um cachorro Pokémon & eles lhe darão um amigo para caminhar enquanto você joga

Fonte: Bored Panda.

E você achando que Pokémon GO era um simples jogo de realidade aumentada, né? Estou doida para ler artigos sobre a repercussão do game em pessoas e animais.

 

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.