Pokéguia feliz sobre o E.V.

gg_manchete

EV: um par de letrinhas desgraçados que confundem a cabeça dos melhores treinadores desse nosso Brasil. Hoje, sua Gaby metida à PokéMaster irá lhes ensinar o que significa o EV e pra que ele serve.

O EV é faz toda a diferença para a vitória. Basicamente, ele sobe determinados status do seu Pokémon, tornando-o mais “forte” naquilo. Por exemplo, se eu concentrar EV em speed e attack, meu Pokémon só terá a Speed e Attack bem altos.

Entenderam? Não, né. Vou explicar melhor!

Essa imagem que traduzimos do Eevee explicando o que significa EV será a sua base para se tornar um mini-mestre no assunto. Leia como se fosse uma HQ, ou seja, da esquerda para a direita. Cliquem para aumentar a imagem:

Como vcs podem ver, o EV é aquele que concentra pontos em um status. Os status são:

– HP (hit points)
– Attack
– Defensed
– Sp Attack
– Sp Defense
– Speed

E como o Eevee também explicou, cada Pokémon que voce derrota te dá um EV específico, INDEPENDENTE DO LEVEL. Não é pq o Pikachu tem level 70 que ele vai dar mais EV do que o de level 10. O EV é o mesmo pro determinado Pokémon.

Por exemplo, Magikarp dá 1 ponto de EV em Speed. Derrotando 4 Magikarps, vc tem 4 EVs em speed, resultando em 1 ponto de Speed (ponto mesmo, não EV.).


Uma coisa é vc treinar o Pokémon derrotando quaisquer Pkmn que ve pelas rotas. Outra é vc querer Effortá-lo. Chamamos abrasileiradamente de “Effortar” Pokémon quando queremos dizer que vamos colocar os EVs adequados nele.

Quando você upa o Pokémon, ele recebe EV. Mas se vc SÓ coloca EV pra Defense e Attack, ele terá esses 2 status maior do que qualquer outra coisa. Consequentemente, dependendo da estratégia, pode ser um oponente poderoso.

Vou dar um exemplo com um Pokémon bem simples: Clefairy.

Escolhi uma nature neutra para não atrapalhar na distribuição dos pontos (Hardy).

Importante destacar o level, pois é no 100 em que os EVs que vc distribuiu a vida toda do Pkmn se fecham.

Então no 100, vc pode distribuir 510 EVs ao todo (dado que 4 evs = 1 pt status). Neste exemplo, veja como ela fica se você derrota tudo quanto é bichinho que vc vê pela frente, tanto dos matinhos quanto das GYM.

Agora aqui, vou concentrar EV em HP, Sp Defense e o que sobrar em Sp Attack:

Parece pouco, mas eles tiram mais dano, eles defendem mais! Tem várias maneiras de distribuir EV, mas o ideal é vc não concentrar naquilo que não usa.

Exemplo: se vc faz um Pokémon somente com golpes que usam Sp Attack, vc NÃO PRECISA colocar pontos de Attack nesse Pokémon. Seria desperdício! O melhor a fazer é effortar em HP ou nas defesas. Ou speed!



É bem chatinho de entender o EV. Mas para os treinadores que dominam e colocam em prática, é muito certeiro se garantir em uma batalha. Ou, pelo menos, conseguir durar bem mais ou bater bem mais.

Se vc já achou chato até aqui, então eu vou dar outra notícia super chata.

Mas Gaby, como saber quantos EVs eu já tenho?

Quando a Gabyzinha não manjava de EV, ela perguntou para todos os seus amiguinhos que manjam desse assunto, e sabe o que me disseram? Você tem que anotar todos os EVs que recebe para saber quantos colocar. TODOS MORREM. #minhocafeeliings

Se alguém souber outro método, pelo amor de Arceus, escreva nos comentários… XD



Como escrito na imagem do Eevee lá em cima, Pokémon é igual Ragnarok. Vc tem que jogar com Database do lado pra entender efeitos e pontos que os bichinhos te dão. E se alguém perguntar qual eu recomendo, eu diria que é o Serebii.net mesmo, sempre usei ele e continuo a usar.

Mas claro, há outros que tem esses dados todos guardados, esperando ser consultados.

É isso, galere. Que fique claro que Rare Candy dá EXP, e não EV. Por isso, se vc só colocar Rare Candy no seu amiguinho, ele ficará fraco e só terá cara de forte. E todos choram.

Não esqueçam que a Nature ajuda a você conseguir o status máximo. :3

chus.

Quaisquer melhoria, por favor, comentem!

Quem escreve? gabyMEW

Nintendista e fujoshi, Gaby (ou Mew, em tempos de MSN) nasceu jogando graças ao seu pai, que vendia videogames. É formada em design gráfico só porque o criador do Mario cursou e atualmente escreve sobre videogames em sua pesquisa de mestrado. Quem tiver Wii U e Smash Bros, sinta-se a vontade para adicionar meu username: gabrielly. :3 chus~