Playstation 3 ou XBox 360: qual é o melhor?

banner

Em primeiro lugar, se você é MAC fag, fecha esse post e não ouse dizer que o XBox 360 é melhor. Agora, eu sei que 95% de vocês já leu o título desse post falando: “O XBox 360 é melhor, dããaaa!!!111!!”. Os outros 4.99% são os MAC fags que espero que tenham fechado esse post já, e 0.01% são as pessoas que vão concordar comigo. Mas é a vida né.

É o seguinte, muita gente enche o papo pra falar que o XBox, de uma forma geral, é melhor, não importa se o 360 ou o mais antigo, desde que a Microsoft teve essa ideia INSANA de criar hardware. Eu não odeio o Windows e tal, uso ele com muito gosto, na verdade, eu tenho sérios problemas com os outros SOs… Mas sinceramente, o Windows está bem longe de ser perfeito e, como eu AMO dizer, se a Microsoft não sabe nem fazer software direito, por que vocês acham que um hardware dela seria bom?

Na verdade, de uma forma geral, tudo depende. Video game é uma questão de gosto, alguns gostam de um, outros de outro. Eu tenho um tio que tem um PS3 e vive reclamando que o Nintendinho (8 bits) era melhor, sabe?! Mas é claro que existem fatos além dos nossos gostos pessoais, e dá sim pra tirar um vencedor nessa disputa, levando em consideração dados técnicos e outras coisas mais.

fight

Então vamos lá! Vamos comparar. E já vou avisando, os dados que eu peguei são do ano de 2010, mas desde então não houve nenhuma mudança SIGNIFICATIVA em nenhum dos dois consoles, a não ser correção de algumas panes (XBox que fritava ovo) e redução de peso e dimensões (Playstation e suas versões SLIM 1, 2, 3, 4, 5, 6, etc etc etc).

Processador

Xbox 360: 3.2 GHz Xenon processor, 3 dual-threaded cores, maximum 77 GFlops
PS3: 3.2 GHz Cell processor, 7 single-threaded cores (plus 1 backup core), maximum 230 GFlops

Vamos lá, vou explicar bem de leve (e porcamente). Em primeiro lugar, os dois podem até parecer ter um desempenho parecido, pelo fato de terem a mesma frequência, mas como fica bem óbvio, o PS3 tem três vezes a quantidade de gigaflops do XBox 360, ou seja, o processamento dele é mais rápido.
Não entendeu? Gigaflops é uma unidade que é usada para medir o desempenho do processador, literalmente, significa “Floating-point Operations Per Second”, que seria “Operações de Ponto Flutuante por Segundo” (se você não sabe o que é um ponto flutuante, desculpa, mas não vou dar aula de programação aqui), ou seja, quanto maior o número, mais rápido o processador irá interpretar a informação.
Não vou entrar em detalhes dos núcleos e outras coisas mais, se não daqui a pouco to colando datasheet aqui no blog….

Quem ganha: PS3

Placa de vídeo

Xbox 360: ATI Xenos, até 512 MB GDDR3 RAM (compartilhado com a RAM do sistema), 10 MB eDRAM
PS3: NVIDIA RSX “Reality Synthesizer”, 256 MB GDDR3 RAM (dedicada) + 224 MB adicionais que podem ser compartilhados da RAM do sistema.

O que isso significa? Que apesar da placa de vídeo com memória dedicada do PS3 ser foda, o XBox tem o seu trunfo da eDRAM, que faz a placa ser, no final das contas, melhor.

Quem ganha: XBox 360

Memória RAM

XBox 360: 512 MB GDDR3 RAM (compartilhada com a placa de vídeo), velocidade 700 MHz, largura de banda 22.4 Gbps
PS3: 256 MB XDR RAM, velocidade 3.2 GHz, largura de banda 25.6 Gbps

E você já foi pensando: “HÁ O XISBÓQUIS É MEIOR”, mas não amigo, lembra que a ram é compartilada? Então, o Praisteixon além de ter uma RAM mais moderninha, tem essa mágica da placa de vídeo dedicada (quem sofre com placa integrada no PC levanta a mão!) que praticamente livra a RAM, apesar de ter uma parte compartilhada também

Quem ganha: PS3

O HD

Xbox 360: velocidade 5400 rpm, reposição do HD apenas por modelo especifico da Microsoft
PS3: velocidade 5400 rpm, reposição da HD por modelos padrões

Vou ser bem sincera, acho o modelo Arcade do XBox 360 uma afronta a sociedade, mas, a quantidade de armazenamento em si eu diria que não é algo tão relevante nessa comparação, apesar do PS3 ter opções melhores. O que importa mesmo, é que a HD do PS3 pode ser facilmente reposta por um simples HD de notebook SATA 2.5″, enquanto a Microsoft faz questão de te enfiar a faca no coração. E HD é aquela coisa, você sempre acha que “AH DANE-SE, NUNCA VAI DAR PAU” até o dia que dá pau e você se mata com uma faca de manteiga porque perdeu sua vida ali dentro.

Quem ganha: PS3

O leitor de disco

Xbox 360: velocidade de leitura 12x (DVD), 7 GB de espaço em disco
PS3: velocidade de leitura 8x (DVD) e 2x (Blu-ray), 25 GB de espaço em disco

Bem, em termos de velocidade de leitura, o XBox 360 ganha. Claro que, quando se trata de leitura de mídia, nem sempre ser mais rápido é o mais importante, mas não é como se estivéssemos falando em x1 milhão. A velocidade do leitor do XBox, é superior. Porém o Blu-ray é melhor no quesito armazenamento.

Quem ganha: empate vai…

Vídeo

Xbox 360: resolução básica 720p (SO suporta até 1080p); conexões: componente, VGA, HDMI
PS3: resolução de até 1080p; conexões: componente, VGA, HDMI

O PS3 tem jogos 1080p, enquanto que o XBox tem menus 1080p, porém os jogos devem ser 720p, que é a resolução suportada. Quanto as conexões, ambos são parecidíssimos. A questão é, o PS3 tá pronto pro Blu-ray, filmes em HD, 3D, enfim…

Quem ganha: PS3

Áudio

Xbox 360: Analog – Dolby Pro-Logic II, Digital – 5.1 Dolby Digital
PS3: Analog – Stereo, Digital – 5.1 Dolby Digital & 7.1 LPCM

Só vou falar uma coisa sobre essa categoria: Digital – 5.1 Dolby Digital & 7.1 LPCM

Quem ganha: PS3

Conectividade

Xbox 360: até 5 USBs, máximo de 7 controles (3 com fio e 4 sem fio)
PS3:padrão 2 USBs (até 4 em outros modelos), Bluetooth 2.0, máximo de 7 controles.

Apesar do absurdo de 5 USBs do XBox fazer ele parecer muito melhor, o Bluetooth é o que faz a diferença, afinal de contas, quem quer ficar com 5 cabinhos (além dos de vídeo) grudados no seu console? Eu não…

Quem ganha: PS3

Internet

Xbox 360: velocidade suportada por cabo de rede: 100 MBps; wifi integrado – até 802.11n
PS3: velocidade suportada por cabo de rede: 1 GBps; wifi integrado – até 802.11g

Bem, como eu disse, quem quer milhões de fios grudados no console? Bem, apesar da velocidade do PS3 ser maior via cabo, o XBox bate ele no quesito wireless.

Quem ganha: XBox 360

Suporte as mídias antigas

Podemos pular essa parte? Não né… Bem, essa é a minha maior bronca com o PS3, ele só roda jogos de PS através de emulares e os jogos de PS2 MÉÉÉÉÉ. Enquanto isso o XBox 360 é um bm samaritano e roda tudo. Claro que dá pra comprar esses jogos on-line, mas aqui estou considerando o fato de você poder aproveitar as mídias antigas.

Quem ganha: XBos 360

Dados técnicos: IGN

Ok, pelos dados técnicos nós temos uma vitória do PS3 por 7×4. Então sim, tecnicamente o PS3 é melhor que o XBox 360.
** E eu fui muito legal, porque segundo a própria ING, o XBox perde tecnicamente por uma lavada estrondosa. **

beijos

Mas tem algumas outras coisas que podemos levar em consideração, como por exemplo: PSN é grátis, Live você paga até pra olhar. O sistema da PSN já foi hackeado, mas sinceramente, eu nunca conheci ninguém que teve algum problema com isso. Além desse detalhe, também sabemos que o PS3 tem muito mais na PSN que jogos e demos. O conteúdo “não gamer” da PSN é mais vasto que da Live.
Opinião pessoal: a Live é uma grande bosta, apesar da PSN não ser boa, a Live tem o dom de ser pior.

Sobre o Kinect e o PSMove, bem, vou ser sincera, o Wii é melhor nesse quesito. Apesar das limitações dele com relação o controle, é inegável, se você quer esse tipo de interatividade, só o Wii tem títulos que dão conta do recado. Mesmo com a ideia sensacional da Microsoft de não se precisar usar controle, que de sensacional nada tem, já que já dava pra fazer isso no computador (com uma webcam) há muito tempo, o XBox não ganha.
(Não disse que o PSMove é bom, porque eu acho ele um lixo, o que eu quero dizer, é que Kinect e Move não são um ponto de comparação entre os consoles. Enfatizando que, nessa área a Nintendo reina ABSOLUTA, assim como a Stephany no seu Cross Fox)

“E os títulos exclusivos?”
Bem, aí é questão de gosto, se você curte os títulos do XBox ou do PS3, não tem muito o que discutir.

“O XBox tem mais jogos que o PS3…”

afff

Ah, cê jura? E você acha que com a quantidade de jogos disponíveis no mercado, hoje em dia, isso faz diferença? hahaha, espera, estou rindo da sua cara, daqui a pouco eu continuo o post…

ZZzzZZZzZZZzzzZZzz

zzzzzZZZZZzzzZZZZZzzzZZZZzzZ

ZZzzzZZZZZzzzZZZZzzZ

(Explicação: estou falando sobre PIRATARIA aqui em baixo v pra vocês que ainda não entederam.)

“AH TIA, MAS O XISBÓQUIS 360 É MAIS BARATO E FÁCIL DE PIRATIAWWRRR”

Isso é o que mais me irrita na maioria dos defensores do XBox. Cara, se você não tem 200 reais pra pagar num jogo, você nem deveria ter os 1000 que pagou no console, pra começar. Agora, se você se acha super esperto e comprou seu console nos Estados Unidos, Paraguai ou qualquer outro lugar que seja mais barato, bem, os jogos também são mais baratos nesses lugares, só pra avisar.
Hoje em dia os jogos estão muito mais acessíveis, pois estão sendo fabricados no Brasil, e ainda dá pra importar por lojas especializadas, que acaba saindo mais barato ainda, mesmo pagando frete internacional. Sinceramente isso não é argumento para nada.

Agora vocês podem começar a me apedrejar nos comentários, falar que eu to errada, que os dados que eu tirei da IGN estão desatualizados, que eu sou um vaca, que o XBox é mais legal, que a Lady Gaga é melhor que a Madonna, que o Elvis não morreu, que o meu cachorro é manco e meu gato não sabe miar. EU NÃO LIGO, OS NÚMEROS NÃO MENTEM, PS3 OWNA, BJS.

hgh

PS.: pra vocês pararem de falar que eu gosto de Playstation, sou nintendista, meus consoles são: Wii e 3DS. Meu irmão tem um PS3 que está há mais de 2 meses guardado na caixa, não sou assim tarada por Sony como vocês estão achando. Tenho um notebook VAIO, que é um lixo, e vivo xingando a Sony por isso, então chega né. Vamos aos fatos. E leiam o post inteiro antes de me xingar pelo menos.

Quem escreve? Nah

Amo Resident Evil incondicionalmente, mas tenho quedas absurdas por Tomb Raider. Assisto séries e animes como se não houvesse vida além disso. Gosto de k/c/j-pop/rock e ~metal~. Sou brega, chata, leio fanfic com idol asiático e durmo com meias de lã o ano todo.