Conheça o Pixar in a Box, o curso que te ensinará matemática e física de uma forma divertida!

Esse post é pra você que tem dificuldades na área de exatas – ou que busca uma forma melhor de desenvolvê-la! O Pixar in a Box é um projeto desenvolvido pela Pixar em parceria com a Khan Academy, que lançaram uma nova forma de ensino para alunos e professores a fim de tornar o aprendizado das áreas de exatas muito mais prazerosa e divertida.

O projeto já existe há algum tempo, mas nesse mês foi lançada a versão traduzida, gratuita e online, que foi feita com o apoio da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos na área da educação. Dessa forma, o conteúdo se torna cada vez mais atrativo, estimulando a todos o ensino de matérias que costumam ser o maior problema da maioria… Afinal, quem nunca se perguntou: “nossa, vou usar essa fórmula para quê?”. Pois é, o pessoal da Pixar vai te mostrar onde e como 😛

Confiram o vídeo inicial :3

A plataforma conta com atividades práticas com videoaulas e tutoriais que buscam demonstrar a produção em pipeline da Pixar, que é dividida em diversos tópicos que, por sua vez, engloba conhecimentos matemáticos e físicos específicos para alunos de determinado nível escolar, começando do 4º ano até o Ensino Médio. Os tópicos são: modelagem de ambiente através de arcos de parábola, patterns (estampas) através de métodos de aleatoriedade, modelagem de personagens com argila através do cálculo de médias ponderadas, rigging que é a criação dos personagens através de formas geométricas, animação através de curvas de animação (duh), populações através de análise combinatória, cenários e encenações através de transformações geométricas e (finalmente!) renderização que colore os pixels através de equações lineares.

editorial-pixar-in-a-box

Esses tópicos todos são divididos em guia do aluno e guia do professor, mostrando de formas diversas orientação para cada público. Além disso, não são explorados -apenas- as matérias selecionadas, mas sim todo um amplo estudo da matéria geral em si, englobando desde algoritmos até curvas de Bézier e interpolação linear! 😮

monstros-s.a-sully-pixar-in-a-box

As aulas são bem interativas, e digo por experiência pessoal que mesmo que eu goste de matemática (sim!), eu consegui aprender algumas coisas que não ficaram tão claras para mim no passado. Além disso, consegui entender a aplicação de certas coisas que eu nem imaginava, o que, ao menos para mim, significou um aprendizado muito mais sólido e não apenas uma “decoreba” de fórmulas para aplicar na hora da prova ou do vestibular.

Atualmente, a Pixar in a Box está atualizando e formando novos tópicos de lições de programação de computadores na parte de ótica, simulação e cor, que, pelo visto, será focado em física. Há especulações de que o terceiro – e último – módulo será sobre a arte de contar histórias.

Para ficar por dentro de tudo, siga a Pixar in a Box no twitter.

rex-toy-story

O que acharam da ideia? Teriam usado na escola?

Compartilhe: