Pesadelos Terríveis, um RPG de horror baseado em uma HQ

Pesadelos Terríveis 2

Se percam em pesadelos neste mundo de mistério e medo e loucura com o RPG inspirado na HQ Beladona,

Olá Sonhadores,

Para mostrar cada vez mais o quanto está borbulhando o mercado Brasileiro de RPGs traremos um lançamento da editora AVEC, o RPG de horror e loucura; Pesadelos Terríveis, escrito por Jorge Volpaços (Lampião Game Studio). Ele vem para expandir o universo da premiada HQ Beladona (de Ana Recalde e Dênis Melo) e dar a oportunidade aos jogadores de viverem seu próprio mundo entre a horrorosa realidade do Nosso Mundo e o Mundo dos Pesadelos.

Pesadelos Terríveis 3

Sim, este é um RPG de terror, loucura e mistério! Aqui, os jogadores, chamados de Sonhadores, vão ser os protagonistas dos contos, interpretando personagens que conseguem lembrar vividamente de seus piores pesadelos.

Pesadelos Terríveis tem uma proposta muito bacana, como um jogo que expande uma história de uma HQ, você não vai viver a mesma história de Samantha, o livro mostra uma proposta muito interessante de criação de mundo. Você e os outros jogadores, através de pequenas frases de Traços e Traumas, são guiados a criar o Nosso Mundo, o cenário onde a história vai acontecer, que pode variar muito. Esses Traços e Traumas são as características e as histórias ruins e marcantes do mundo onde os jogadores vão desenvolver seus contos.

Posteriormente se cria Mundo dos Pesadelos, com Medos Primordiais ligados aos Traumas do Mundo, Domínios e Conflitos e com eles são feitas as fichas de Pesadelos, que representam o que os jogadores vão enfrentar durante os Contos criados pelo grupo. E depois disso encaminhamos para a criação dos Sonhadores, os personagens dos jogadores.

170522_layout08-123

Tudo isso tem um potencial muito animador (pra mim) o jogo te ensina de forma muito didática uma fórmula para a criação de cenários próprios, quase um caminho para um Homebew (um jogo feito em casa), preenchendo certas lacunas de descrição e seguindo as orientações para a criação do Outro Mundo. Também ajudam muito as caixas de exemplo, que simplificam e resumem os passos da criação, já que uma das dificuldades que podemos encontrar em livros de RPG é como traduzir textos complexos em regras.

Eu não falo muito de regras, mas o sistema de rolagens de dados é muito semelhante ao Travessias e nós falamos deste outro RPG aqui. Encontramos nele também a proposta de Narrativa Compartilhada, vista em alguns jogos contemporâneos, onde um jogador assume o controle da cena quando vence uma aposta.

Pesadelos Terríveis 1

O jogo é para maiores de 18 anos, já que a temática é de horror, e se desenvolve bem nesta proposta, ambientando o jogador em seu papel de protagonista e ao mesmo tempo tecendo advertências sobre as temáticas abordadas.

O autor dá lugar a proposta de uma palavra de segurança caso algum jogador comece a se sentir muito mal com alguma cena durante o jogo, o que é sempre discutido em jogos dessa temática, porque quando o medo aperta todo mundo desliga o vídeo-game e fecha o livro, então nada mais justo do que algo semelhante para um RPG. Tudo nesse livro parece pensado com carinho e cuidado.

O RPG pode ser adquirido na loja da Editora AVEC ou na sua livraria predileta, pela bagatela de R$34,90.
Animados pra passar umas horas de tensão e diversão?

Quem escreve? Nina Hobbit

Nina, antes de tudo, é uma hobbit e isso diz muito. Ela mestra streams de RPG Steampunk pelo Perdidos no Play enquanto tenta terminar a faculdade e dominar o mundo com fofuras. Enquanto sua mente não para de criar histórias ela tenta achar tempo pros livros e doces que tanto ama.