Personagens de Dragon Ball Z mostram técnicas de defesa pessoal

dragon ball z defesa pessoal 2 - destaque

Resumo: Yamcha apanha de todo mundo.

Defesa pessoal ou autodefesa é um conjunto de vários métodos que têm como fim neutralizar um ataque pessoal. As técnicas de defesa pessoal têm origem nas artes marciais tradicionais e foram adaptadas para que pessoas comuns (não praticantes de artes marciais) pudessem se defender. Na defesa pessoal, utilizam-se técnicas simples e evitam-se movimentos muito complexos. Bloqueios, retenções e alavancas são algumas das principais técnicas para dominar o adversário o mais rápido possível, encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar riscos e deixar em segundo plano diferenças físicas.

Pensando nisso, um artista japonês conhecido na internet pelo nick Cleome-Red utilizou personagens de DBZ para ilustrar os movimentos. Bulma, Chichi e Androide 18 são as escolhidas para se defender, respectivamente. Vejam a seguir:

Parte 1 – Bulma

dbz 1

“Quando Yamcha agarrar você por trás, dobre seus cotovelos para que ambas as mãos estejam descansando contra seus quadris”.

dbz 2

“Pise em um dos pés de Yamcha, fazendo com que ele afrouxe o aperto, depois segure uma de suas mãos”.

dbz 3

“Enquanto agarra a mão de Yamcha, deslize-a em direção as costas, fazendo com que seu braço se torça”.

dbz 4

“Usando ambas as mãos, torça o braço dele com toda a força que você tem, e no momento em que sentir que a guarda de Yamcha baixar (o corpo reclinando para frente), dê uma joelhada em seu rosto”.

Parte 2 – Chichi

dbz 5

“Vindo por trás, Yamcha te surpreende”.

dbz 6

“Mirando no peito do pé de Yamcha, pise fortemente, causando dor severa”

dbz 7

“Num movimento brusco, abra ambos os braços ao mesmo tempo! Esse movimento dá uma abertura na direita e esquerda, deixando a garganta de Yamcha exposta!”

dbz 8

“Agora livre, gire o corpo um pouco para o lado para acertar o rosto de Yamcha”.

Parte 3 – Androide 18

dbz 9

“Se Yamcha atacar da frente e tentar agarrar seu pescoço…”

dbz 10

“Abaixe a cabeça rapidamente, se mantendo abaixo da linha dos braços de Yamcha”

dbz 11

“Se estique totalmente, apontando uma cabeçada diretamente na parte de baixo do queixo de Yamcha”.

dbz 12

“Desfira repetidas joelhadas na virilha de Yamcha”

dbz 13

“Uma vez que Yamcha esteja perto o suficiente, golpeie o seu pescoço com o cotovelo”

dbz 14

“Então segure firmemente a cabeça de Yamcha em ambas as mãos e dê uma joelhada na cara dele”

dbz 15

“Uma vez que Yamcha esteja no chão, chegue do lado dele e levante sua perna o mais alto que você puder”.

dbz 16

“Golpeie o lado de Yamcha com seu pé o mais forte que puder”.

BRUTALITY! BULMA WINS!

O número de violência aumenta dependendo da personagem, hueheuehueheuheueheu!

Pra complementar o post, falando no caso específico de defesa pessoal feminina, deixamos aqui algumas dicas que o site Super Ela conseguiu com Kyra Gracie — lutadora brasileira pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu, tri-campeã do ADCC e primeira mulher faixa-preta da família Gracie — direcionadas para mulheres, que ajudam a nos prevenirmos de situações de abuso sexual, pelo menos quando for possível. As dicas são:

1. Não tente se livrar com movimentos retos e de distanciamento
Se o agressor segurar seu braço, não tente sair se afastando ou puxando o membro na direção contrária, porque é exatamente o que ele espera que você vai fazer, e ainda tem o risco de você se machucar durante a ação. Faça exatamente o contrário: se aproxime e tente torcer o braço, ou fazer força para derrubá-lo. Assim, o agressor ficará desorientado, e você terá alguns segundos para pensar na próxima reação.

2. Encontre os pontos vulneráveis do agressor
Algumas partes corpo são mais debilitáveis, por isso, tornam-se mais fáceis de se atacar. São elas: olhos, nariz, pescoço, virilha, joelhos, canela e peito do pé. Você pode atingir esses pontos com o punho fechado, com a parte lateral da mão ou com a base da mesma. Atingir o nariz com a palma da mão aberta pode causar dor no agressor e te dar tempo para fugir.

3. Utilize seu cotovelo
O cotovelo é uma estrutura muito forte, então se o agressor tentar te atingir na parte do rosto, use o cotovelo para se defender. Você pode colocar as mãos atrás da cabeça, posicionar os cotovelos para frente um encostado no outro e empurrar a pessoa.

4. Use os joelhos
Muitas vezes, o agressor ficará próximo de você, impedindo o movimento dos seus braços. Caso isso aconteça, utilize o joelho para atingi-lo.

5. Tome cuidado com os ataques por trás
Se o agressor chegar por trás de você, se agache rapidamente, gire o quadril para o lado e ataque suas partes genitais com a palma da mão aberta. Assim, a pessoa irá afrouxar o aperto do agarrão.

6. Por fim, assim que possível, corra
Muitas de nós não somos lutadoras profissionais, por isso, essas técnicas de defesa pessoal para mulheres são apenas para conseguirmos tempo e escaparmos ou procurarmos por ajuda. Então, assim que possível, corra, tente gritar, chame atenção para que alguém vá te ajudar.

Esperamos que ninguém passe por momentos que isso seja necessário, é claro. Mas é bom sempre estar prevenida. Esperamos também que os desenhos tenham ajudado nesse sentido (;


Fonte: Dorkly

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).