Personagem (em dobro) da Semana: Jesse (parte 1)

jesse

“Prepare-se para encrenca! Encrenca em dobro!” Quem não ouviu esse lema tipo assim umas ziguilhões de vezes, e mesmo assim o repetia junto com a Equipe Rocket sempre?! Pois é, eu também! E quem consegue pensar em Jesse* sem logo seguida ouvir “James”? Por isso dividi o personagem dessa semana em duas partes: hoje veremos Jesse e amanhã James, porque um não vive sem o outro. Então renda-se agora ou prepare-se para lutar.

Jesse e sua triste história
Jesse é a “cabeça” do grupo (se cabeça quiser dizer o menos burro), normalmente é ela quem dá as ordens na hora de atacar por ser naturalmente mandona e resolver tudo na porrada. Mas antes de julgarmos a coitada, devemos saber que há uma história muito triste por trás desse personagem cômico.

A mãe de Jesse, a Sra. Miyamoto (não, não é essa AQUI, é essa AQUI), era uma integrante do alto escalão da Equipe Rocket, mas mesmo assim, a grana era curta. O que fez com que Miyamoto saísse em uma missão para capturar o lendário Pokémon Mew. Porém, uma avalanche fez com que ela desaparecesse nas montanhas, deixando a miserável infância de Jesse mais miserável ainda(#trauma1). Tanto que a menina era obrigada a comer muita “neve gasbord” (não sei se é assim que escreve, foi isso que eu entendi no desenho mas não achei em lugar nenhum). Resumindo, neve gasbord eram coisas do tipo: bolo de neve com molho de neve, sushi de neve, batata de neve com creme de neve e de sobremesa pudim de neve (episódio 66 – “Perdidos na Neve”) (#trauma2).

Mas Jesse, no entanto, ainda era uma boa menina, e por um tempo seu sonho foi ser enfermeira, tanto que ela estudou na escola de Enfermeiras Pokémon. O problema é que a escola era literalmente de enfermeiras pokémons, ou seja, Chanseys, sendo a única humana a estudar lá, e por isso não conseguiu seu diploma (episódio 129 – “Era uma vez um luar azul”) (#trauma3).

Quando mais velha, Jesse entrou na famosa Pokémon Tech (episódio 9 – “A Escola de Golpes Duros”), onde conheceu a sua outra metade da laranja, James. Um dia antes das provas para entrar na escola, eles ficaram divagando de como seria o glorioso futuro que os esperava, e não estudaram nada. Ou seja, conseguiram as piores notas da escola (#trauma4). Depois desse fracasso eles se juntaram a uma gangue de ciclistas (episódio 36 – “A Guangue das Bicicletas), o único lugar em que eles foram respeitados até hoje…. mas como era uma gangue de bicicletas, nós podemos considerar como o #trauma5.

Depois da gangue, Jesse entrou junto com James, para a equipe Rocket, sempre sonhando em ser RYCA e PHAMO$A, para compensar a vida pobre que sempre teve. Porém até hoje ela não atingiu a fama e a fortuna #trauma6.

Pokémons

Os principais pokémons que Jesse teve foram:



Ékans que evolui para Arbok – o seu Pokémon mais tradicional


Lickitung


Magicarpa, que logo depois evolui para Gyarados e fode com a bagaça


Shellder


Wurmple, que evolui para Cascoon, que evolui para Dustox

Quem é a Jesse “de verdade”?

Quem faz a voz de Jesse aqui no Brasil é a dubladora Isabel de Sá. Por curiosidade, eu achei uma entrevistinha que ela deu para a revista “Pokémon Club” em 1999 (já faz 12 anos, DEUS!). Nela tinha uma fichinha básica com algumas curiosidades que talvez vocês queiram saber sobre ela (ou não):

Fichinha Básica:
Nome: Isabel de Sá
Apelido: Bel
Tipo de roupa: gosto das confortáveis
Alimento predileto: frutas (hmmm querendo influenciar as crianças)
Quantas horas trabalha por dia?: Seis horas em média (acho que vou virar dubladora)
Dorme cedo?: Não, por volta de uma da manhã
Lazer: gosto de pegar uma corzinha
Desenho ou filme preferido: adoro o Pica-Pau e gosto do Pikachu (hmmmmmmm, notaram alguma semelhança entre os dois nomes? #piadinhaspodresmaliciosas)

Outros personagens famosos que a “Bel” dublou: Sailor Jupiter e, e… um personagem x do Bananas de Pijamas. Ah! Ela também dublou uma personagem da série Vila Crapston! Não sabe qual é? Não se preocupe, ela mesma disse que a série era “escrota pra caramba” numa entrevista que ela deu AQUI .

Vista a Jesse

Você adooora a Jesse e quer brincar de “dress-up” com ela? Não se preocupe! Eu conheço o lugar certo para você! É só clicar AQUI que você pode se divertir durante hooooras (ou não) mudando o visual da nossa vilã mais amada! (ATENÇÃO! Esse jogo pode ter conteúdo inadequado para menores)

Vídeos

Jesse sem James – esse vídeo é do episódio do fantasma do pico da donzela, quando o James desaparece e ela tem que começar a falar sozinha. Triste, não? Por isso eu deixo esse ganchinho agora para a parte 2 do Personagem da Semana que vai ser postado amanhã!

Aquele axé

*Obs: Jesse é a forma que se escreve no Brasil. Em inglês ela se escreve Jessie e em japonês ela é conhecida como Musashi.

Quem escreve? Marina Formaglio

Jornalista, aspirante a escritora e invocadora nas horas vagas. O apelido "Feiurosa" é uma homenagem à sua alma gêmea canina, uma vira-latinha chamada Feiura, que já partiu, mas continua em seu coração <3 Contato no Facebook ou Twitter.