Parece que hoje só o que se vê é violência e filmes de sexo na TV. Mas onde estão os bons e velhos costumes que costumávamos ter? Uma delícia de família, vivendo em harmonia, sempre com alegria, sorrindo todo dia. Uma grande piada, uma família da pesada.

Agora todo mundo comigo (tenho a impressão que já vi isso antes)

Um bebê com inteligência de ficção científica, que tem como objetivo de vida dominar o mundo e matar a sua mãe, conversa com um ursinho de pelúcia que se chama Rupert e adora cosquinhas na barriga: esse é Stewie, nosso Personagem da Semana.

Infância e Vida

Normalmente nesse quadro eu conto como foi a infância do personagem, para depois falar sobre o que ele se tornou “atualmente”. Mas considerando que Stewie tem apenas um ano de idade, então a sua infância é a sua vida (dert).

Stewie Griffin pertence a uma família típica americana suburbana: tem dois irmãos mais velhos gordos, um pai gordo, uma mãe de peso médio e um cachorro cult que fala. Bom, tirando o cachorro falante, a família é “normal”. O mais esquisitinho mesmo é o próprio Stewie, porém seu jeito peculiar é o que muitas vezes traz graça ao desenho, sendo considerado por muitos como o breakout character do programa.

Como já foi dito anteriormente, em muitos episódios o bebê com sotaque britânico (o que é mais uma característica peculiar considerando que ele pertence a uma família americana) aparece com planos maquiavélicos, hora para dominar o mundo, hora para matar a sua mãe, Lois. Principalmente na primeira temporada, na qual o lado psicopata de Stewie é muito mais explorado. A partir da segunda, essas características ficam mais de pano de fundo e ele passa a ser mais o estilo Nelson Rubens, ou seja, ele fica alfinetando diversas celebridades (sim, mais para frente falarei sobre a homossexualidade, que também se parece com a de Nelson Rubens).

Dualidade

Um dos pontos mais cômicos do personagem é a sua personalidade oscilante. Isso porque Stewie aparece como uma criança super dotada, que tem a capacidade de construir coisas mirabolantes como máquinas do tempo e robôs, é extremamente sarcástico e maldoso. Porém, ao mesmo tempo, ele possui um lado bastante ingênuo dentro de si, bastante infantil, como andar com um ursinho de pelúcia, rir escandalosamente quando fazem cosquinha em sua barriga e ele não sabe absolutamente nada de sexo.

Polêmica 1: Os Griffin entendem Stewie?

Existem teorias por aí que dizem que os outros membros da família não entendem o que Stewie fala, já que, em QUASE todos os episódios, eles simplesmente ignoram suas falas. São raríssimos o que algum deles tem uma conversa com o bebê. O único que parece compreendê-lo é Brian, o cachorro, que também é o seu melhor amigo.

Registrados, os únicos episódios em que algum adulto responde para ele são: “Chitty Chitty Death Bang”, “Mind Over Murder”, “The Son Also Draws”, “Brian in Love”, Ready, Willing, and Disabled”, “When You Wish Upon a Weinstein”, “You May Now Kiss the…Uh…Guy Who Receives”, “Untitled Griffin Family History”, “Love, Blactually”, “Family Goy”, “Big Man on Hippocampus”, “Brian Griffin’s House of Payne” e “Dial Meg for Murder”. Mas mesmo nesses, quase todas são falas muito pequenas que podem deixar dúvidas.

Polemica 2: Stewie gostar de se vestir de mulher e tentar beijar o Brian várias vezes significa que ele é gay?

Ronnie Von diz:

Em inúmeros episódios Stewie dá pequenas mostras de sua homossexualidade, mesmo que em um ou outro ele se apaixone por uma mulher ou que ele faça um comentário extremamente homofóbico, mas levando em conta a proporção de vezes que cada caso aparece, Stewie é definitivamente gay. Seus criadores chegaram até a fazer um episódio em que ele finalmente sai do armário, porém foi cancelado por diversas justificativas. Umas delas é que Stewie é muito novo para se assumir, então acharam melhor deixar a questão em aberto. Aliás, o prório Seth MacFarlane (seu criador e dublador na versão americana) alegou em entrevista para a Playboy americana que Stewie quando crescer será gay, ou um heterossexual reprimido e infeliz.

Falando em Seth MacFarlane…

O cara é um gênio! Além de criar a série Family Guy, ele dá sua voz a quase todos os personagens masculinos da série, como o próprio Stewie. Ele também dubla o Peter, o Brian, o Quagmire, e até Jesus Cristo, entre muitos outros. Ele também é criador de American Dad! E The Cleveland Show.

Olha só esse vídeo em que ele aparece fazendo as vozes de alguns de seus personagens:

Curiosidade: Cabeça de bola de futebol americano

A característica física mais marcante desse personagem único, que é a sua cabeça enorme de formato engraçado, aparentemente nem sempre foi assim. No episódio “Stuck Together, Torn Apart” aparece ele com a cabeça parecida com a de Meg, até que ele a bateu e ficou como conhecemos hoje, veja só:

Mas no episódio “Chitty Chitty Death Bang” aparece como se ele já tivesse nascido com a cabeça de bola de futebol americano (infelizmente não achei esse trecho no youtube).

Vídeos

Esse post foi em homenagem à @babs_panaca, que ama o Stewie e sugeriu vários vídeos para por aqui. Veja alguns deles agora:

Top Tem no David Letterman

Quote clássica dele sobre o livro do Brian e que aparece em alguns episódios

Mais uma do Seth MacFarlane fazendo Stewie ao vivo

Everything I do

Stewie Griffin – Everything I do (Bryan Adams Cover) from ShireRock on Vimeo.

Mom, mom, mom, mom, mom, mum, mum, mum, mum, mommy, mommy, mommy, mommy, mommy…

E agora aprenda como desenhar o Stewie

E como foi tratada a sexualidade de Stewie, veja o top 10 que provam que ele é gay (como o vídeo não pode ser incorporado, CLIQUE AQUI)

Compartilhe: