Personagem da Semana: Mario (aquele mesmo)

mario1

Sabe o Mario? Claro que sabe! Ele é a coisa mais popular desse mundo desde a invenção do pãozinho com manteiga! Este post era para ter saído na segunda-feira, dia 13, em comemoração aos 25 anos do jovem Mario (como 129387289 de sites fizeram! Acontece que ele é mais famoso do que o papa, de verdade, o que a gente pode fazer?). Mãããs por alguns probleminhas técnicos (nossa grande popularidade em poucos dias fez o site sair do ar), nossa homenagem para ele saiu apenas hoje! (Y)

Mas o importante é que este sex symbol, mais bonitinho, mais narigudinho, mais baixinho, mais barrigudinho, mais tchuquitchuquitchuquizinho está marcando presença AQUI no Garotas Geeks!

Contribuições

Antes de tudo, eu não fiz este post totalmente sozinha. A nossa Super Mária Gaby (@gabyMEW) ajudou um monte com curiosidades sobre o Mario, já que ela é uma enciclopédia ambulante deste personagem. Valew Gabária!

A história

Eis um dos grandes mistérios dos tempos modernos, maior até do que aquela rolha gigante do Lost. Ninguém sabe ao certo qual a história de Mario. O que sabemos é que ele é um encanador italiano que se mudou para o Brooklyn e que tem um irmão meio esquecido que se chama Luigi. Por algum motivo, ele vai parar num universo paralelo com cogumelos, tartarugas voadoras, fantasmas e uma princesa que só dá trabalho, além de outras coisas bem normais como essas. E isso é o mais mágico dos jogos dele, ninguém ta nem aí de verdade em ter uma explicação lógica para tudo isso, os cenários coloridos, os personagens malucos e ter um dinossauro como meio de transporte bastam por si só!

A ideia

Aliás, e QUE ideia! Mario surgiu para tirar a barriga da miséria da galera da Nintendo. Naquela época, início dos anos 80, a vida não estava nada fácil para quem queria ganhar dinheiro vendendo vídeo game. Shigeru Miyamoto, criador do Mario (também de Zelda, Pikmin, DK, Devil’s World*) estava procurando desesperadamente por uma inspiração para bolar um game de sucesso, ou pelo menos um game que pagasse as contas.


*Observação: Imagem do Devil’s World. Sim, ele é aquele diabinho azul que sai da Assist Trophie que fica mexendo a tela de um lado para o outro, simplesmente atrapalhando o seu jogo…

No primeiro jogo em que Mario apareceu ele nem se chamava Mario ainda e também nem era encanador. Ele era um lenhador. Isso foi em 1981 na plataforma Donkey Kong, onde ele era chamado de Jumpman (ou homem saltitante). Foi um bom jogo, mas ainda não era um grande jogo.

Até que num belo dia Miyamoto teve sua epifania. Inspirado pela grande semelhança entre o Jumpman e o dono do imóvel que a Nintendo alugava, Mario Seagale, ele batizou seu personagem com o mesmo nome de seu locatário e também adotou sua nacionalidade. Dizem as más línguas que na verdade não foi apenas pela semelhança, mas sim uma forma que os criadores da Nintendo encontraram de barganhar os pagamentos atrasados.

Mas enfim, o importante é que deu mais do que certo! Miyamoto conseguiu criar o personagem mais famoso dos últimos tempos. Segundo pesquisas, mais famoso até do que o Mickey Mouse. E hoje em dia ele está feliz da vida, e tem tanto dinheiro que seus bisnetos não precisarão nem se preocupar com ter o que comer.

As profissões de Mario

Um dos traços mais marcantes da personalidade de Mario é a sua volatilidade profissional, principalmente na área esportiva. Veja só o que ele já foi:


– Lenhador: Sim meus amigos, como eu disse anteriormente, a primeira profissão de Mario foi de lenhador no jogo Donkey Kong. Apesar de não ser sua habilidade mais conhecida, foi esse jogo que fez a Nintendo entrar para o Hall of Fame dos vídeo games.


– Encanador: a profissão mais conhecida de Mario, a que fez a sua fama! Foi ótimo para a galera nunca mais subestimar os encanadores, eles podem salvar o mundo!


– Médico: para provar que ele pode tudo! E só por isso mesmo, porque ninguém sabe ao certo o porquê dele se tornar Dr. Mario nos jogos de Tetris.


– Motorista de Kart: pode se dizer que o esporte mais divertido praticado por Mario. Ou pelo menos é o jogo que com certeza reúne mais gente até hoje para grandes disputas.


– Bebezinho, órfão: Aí sim! Um grande prodígio! Ele já fazia tudo o que faz na idade adulta, e de fraldas!


– Jogador de Tênis: HÁ! O Guga que se cuide!


– Mario Dummond: pois ele também voa, não com um avião, mas com algo melhor, um boné de asas!


– Jogador de Golfe: Porque Mario além de encanador, também é burguês!


– Dobradura: isso é uma profissão? Não sei, mas isso prova ainda mais sua volatilidade.


– Jogador de Baseball: com sua residência no país do Tio Sam, ele não poderia deixar o baseball de lado. Na foto podemos vê-lo todo confiante de seu taco.


– Jogador de Futebol: o esporte mais popular do mundo, CLARO teria que ser praticado pelo cara mais pop do mundo!


– Pintor: pintando o 7 nos vídeo games.


– Jóquei: já que ele pratica hipismo com o Yoshi.


– Mario nas Olimpíadas: e deve ganhar principalmente nos 100 metros rasos, já repararam como esse homi corre?! É só lembrar do Super Mario 64. Aliás, nessa imagem podemos ver o Mario dando um coro no Sonic (Sorry, Mams)


– Lutador de Vale Tudo (Super Smash Bros)


– E ainda se mete nos buracos negros para explorar as galáxias, quer mais?

Jogos

Aí sim, Jesuis! Não tem nem como eu falar de cada um em particular, porque são muitos! Foram exatamente, EXATAMENTE (porque eu contei! Várias vezes!) 199 jogos para consoles diferentes!! É muito jogo! Se você quiser mais detalhes de cada um deles, clica aqui.

As fantasias (não as sexuais fetiches, claro)

Quem já jogou Mario sabe que este personagem tem um hábito um tanto estranho exótico de se fantasiar durante os jogos dependendo dos itens que você pegar. Vou colocar só as mais inusitadas, porque, como a quantidade de jogos, ele tem muitas!


Poder do fogo (esse é da hora)


Guaxinim (bonitinho até)


Sapinho (esse é meio ridículo)


Coelhinho (uma graça)


Abelhinha (uma das fantasias mais novas)

Principais itens

Itens é outra coisa que não falta para Mario, e ele nunca escondeu sua predileção por cogumelos (tiny mushroom, giant mushroom, 1up mushroom, pison mushroom, super mushroom, uma porrada de mushroom), é de dar inveja ao Ventania. Estes são os mais básicos e mais conhecidos que são encontrados nos primeiros games:

Aliados

Como todo herói, Mario precisa de amigos, porque ninguém faz sucesso sozinho! Seus melhores amigos são:


-Luigi: esse sim é mais que irmão! Vez ou outra dá seus pulos para salvar o Mario.


-Toad: outro brother! Mas só é bom ele tomar cuidado para um dia não acabar virando chá, porque, como todos sabem, o Mario curte um cogumelo.


-Peach: sabe aquele amigo que só te dá trabalho e você sempre tem que tirar ele toda vez de enrascadas? Então, essa é a Peach!


-Yoshi: ao contrário da Peach, esse é aquele amigo que sempre te carrega nas costas!

Mas existem muitos, muitos outros. Se quiser saber mais clique aqui.

Rivais

É de senso comum que toda pessoa que chama muita atenção, também arruma muitos inimigos. Aqui vai alguns deles:


-Bowser: seu arqui-inimigo, o responsável pela maior parte das dores de Cabeça do Mario! Sempre caga na cabeça dele.


– Wario: é o espelho invertido do Mario. É o Mario do mal.


-Waluigi: idem ao Wario, mas em relação ao Luigi.

Como acontece com os aliados, a lista de rivais é gigantesca. E novamente te encaminho para a Super Mario Wiki, se por acaso você estiver muito curioso.

Curiosidades

Você já reparou que o Mario aparece indiretamente em outros jogos da Nintendo também? Já parou pra pensar em onde tiraram a imagem do Talon de The Legendo of Zelda?


Algumas semelhanças vocês reparam no rosto das personagens, mas no caso do Talon nem a cor da roupa escapou do padrão do Mario! =p

Tem também o Ingo que assemelha-se demais ao Luigi, porém um Luigi malvadinho u.u só não digo que seria Waluigi porque ele não existia na época do Zelda Ocarina Of Time

Curioso que Mario tem uma belíssima e encantadora trilha sonora não é. Mas sabiam de um álbum de jazz feito pelo Koji Kondo (aquele quem fez a trilha de Mario, Zelda) com o Sadao Watanabe?

E você conhece o Mario? Agora eu digo o homem Mario, ou pelo menos o que dá sua voz a ele:

Mas uma das coisas mais engraçadas que existem sobre o Mario, é uma passagem secreta no game do console Famicom. Essa passagem leva para o chamado Minus World, onde tem Peachs voando e tudo é ao contrário. O melhor é uma constrangedora mensagem que aparece no final das três fases, dá só uma olhada:

Adaptações e Vídeos

Mario tem muitas adaptações para quadrinhos e para filmes. Mas agora quero falar sobre um momento infância que eu precisava contar para alguém. Quando eu era criança eu assisti 1 milhão de vezes o filme Mario Bros, apesar da historia não ter quase nada a ver com o jogo. Era um filme bem do doido, cheio de meleca e uns monstros feiosos. Tinha até um dinossaurinho amigo da galera! Só que sempre que eu falo sobre isso com alguém, ninguém sabe do que eu estou falando. Será que alguém por aqui já viu?

Mas para essa sessão não ficar muito pessoal, vou colocar aqui um trecho do Anime do Mario:

Percebam o Ness correndo no jogo antes da TV cospir a Peach pra fora.

Além das adaptações profissionais, temos muitas amadoras. Tem muita gente normal que gosta de brincar de Mario e fazer vídeos divertidos com intervenções urbanas, como a turma do Mega 64:


Até nossa Super Maria já ousou fazer um pequeno metragem do Mario, mas que ainda não está disponível no Youtube. Mas ela prometeu que assim que ela colocar, vai dividir esta fabulosa criação conosco.

E quem acha que Mario Kart é só um jogo, está muito enganado! Só se for para as tias do jardim!

Nem Justin Bieber escapou dessa parodia!

Tem também este especial dos 25 anos do Mario:

E vamos fechar com o clássico violinista, é antigo, mas é perfeito:

http://www.youtube.com/watch?v=G8rT55e6av8

Quem escreve? Marina Formaglio

Jornalista, aspirante a escritora e invocadora nas horas vagas. O apelido "Feiurosa" é uma homenagem à sua alma gêmea canina, uma vira-latinha chamada Feiura, que já partiu, mas continua em seu coração <3 Contato no Facebook ou Twitter.