Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um personagem especial de páscoa super original no Garotas Geeks…

Originalidades a parte, o Coelhinho da Páscoa faz parte das lembranças juvenis de muita gente, aquela época em que ganhar ovos de chocolate ainda era legal (não que hoje em dia não seja, mas não é mais tããão legal). Enfim, chega de enrolações, e vamos ao que interessa.

Origem da Páscoa

Como todos os feriados legais (Natal e Festa Junina), a Páscoa também tem uma origem religiosa apesar de ninguém mais dar a mínima. Ela celebra a ressurreição de Jesus Cristo 3 dias após a Sexta-friday Santa (aparentemente matemática nunca foi o forte das religiões).

Bom, mas ao contrário do que muitos pensam, a Páscoa não é apenas um festejo católico/cristão. Muitos costumes pascais vêm de festivais pagãos de primavera. E além dos pagãos, os judeus também consideram a Páscoa um feriado importantíssimo: ela é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito em tempos de escravidão.

Mas a origem de comemorar a Páscoa como a conhecemos hoje é atribuída aos alemães. O primeiro registro que temos é por volta de 1500, e a primeira vez em que os ovos foram feitos de massa e açúcar foi no século XIX.

Mas a pergunta que não quer calar é: “Mas porque Deus um coelho?”

Realmente, as origens desse personagem são nebulosas, porém existem algumas suposições que são as mais aceitáveis:

Símbolo de fertilidade: esse seria um dos motivos desse animal ter sido escolhido como a imagem da Páscoa (apesar de eu achar que isso é mais pagão do que cristão). Para quem não sabe, uma coelha pode engravidar de um filhote enquanto já está grávida de outro. Daí vem a expressão “se reproduzir como coelhos” (sinônimo de “não ter TV em casa”).
Outro ponto é que o dia da Páscoa é definido pela Lua. Ela é comemorada no primeiro domingo depois da Lua Cheia* que ocorre no dia ou depois do dia 21 de março (a data do equinócio). Como na Lua Cheia é possível ver uma imagem de coelho formada pelas sombras deste satélite natural**, então é mais um ponto para o Coelho =D

*Obs1: porém definir o dia da páscoa não é tão simples assim, na verdade essa é uma lua imaginária chamada de “Lua Eclesiástica”, definida pela Tabela Eclesiástica (o clérigo e sua mania de coisas imaginárias). A igreja fez isso para obter consistência na data da Páscoa (que acaba influenciando também no dia do Carnaval, já que a quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa). Em outras palavras, calcular o dia desses feriados continua sendo um mistério para nós, pobres mortais, que não fazem parte da elite católica.

*Obs2: nunca conseguiu ver o coelho ou nunca parou para prestar atenção? Olha aqui:



Espero que meu rabisco porco possa ajudá-los a enchergar (desculpem, as desenhistas aqui são só a Mel e a Gaby)

A Lenda da Mulher Pobre: essa é uma lenda sobre uma mulher pobre que montou um ninho com ovos de galinha para seus filhos acharem. Ao encontrarem os ovos, eles viram um coelho passar correndo ao lado deles. E todo o crédito foi dado ao coelho (pobre galinha). E aí, quem pode dizer que isso não aconteceu?

Ovos de Chocolate

Na verdade ninguém sabe o motivo de um coelho entregar ovos de chocolate. Aparentemente foi apenas para aumentar as vendas do produto. Este é um capítulo curto mesmo.

Vídeos

Como estamos em clima de Páscoa, aqui vai alguns vídeos interessantes sobre esse personagem tão polêmico que é o Coelhinho da Páscoa.

Easter Bunny hates you – A Origem (início da série em que aparece esse coelho da Páscoa endemoniado que sai batendo em todo mundo)

Easter Bunny hates you (mais um episódio da série do coelho do capeta)

Histórias coelhinhos da páscoa (fofiiiinho)

E para todos vocês: espero que tenham tido uma feliz Páscoa

Compartilhe: