[Overwatch] Guia completo para quem quer jogar de Sombra! (e irritar o time inimigo)

Sombra player

Sombra confirmada!

Jogar de Sombra é sobre ser oportunista.

É sobre roubar kills, controlar o campo, perseguir os mais fracos, irritar o oponente e impedir que o Reinhardt inimigo consiga jogar.

Sim, isso mesmo que você leu. E quanto antes você tiver isso em mente, mais cedo você conseguirá dominar essa melhor personagem de Overwatch!

Infelizmente não é todo mundo que entende ou aceita o potencial da Sombra que, depois do hype do lançamento, caiu na cesta de personagens que o pessoal considera “Troll Pick” no competitivo (junto de Hanzo, Widowmaker etc.).

Mas você pode mudar isso e fazer a diferença para todos nós que a temos como uma de nossas mains! Quer saber como?

Então aproveite do guia que preparei e não deixe, claro, de comentar com suas sugestões! 🙂

Entendendo a Sombra

Sombra chegou à lista de heróis de Overwatch mais pro final de 2016 e, depois de um hype tremendo, acabou sendo deixada de lado em favor de personagens com maior potencial ofensivo ou mais resistência em campo, como Soldado 76, Pharah e Tracer.

Particularmente, ela é minha favorita tanto por questões de mobilidade, furtividade mas, principalmente, por impedir que os jogadores alcancem Health Packs no campo – o que ajuda MUITO em partidas de ataque e disputa de pontos.

Ficha técnica

Dificuldade in-game: Hard
Categoria: Ofensivo
HP total: 200 pontos.
Ataque normal: Sombra é equipada com uma pistola que bem lembra o modelo de ataque de Tracer, com dispersão de curto alcance.
Habilidades especiais:

Sombra habilidades

Para entender como cada uma dessas habilidades funciona, nada melhor que o próprio vídeo feito pela Blizzard para a apresentação da personagem:

Resumão

Pros:

  • Pode ficar invisível 😉 (velocidade aumentada nesse estado);
  • Facilidade de locomoção dentro do mapa;
  • Controle de campo e tomada de Kits de Cura;
  • Com bom planejamento, tem a melhor rota de escape do jogo;
  • Alto disparo por segundo;
  • Furtividade e possibilidade de atacar por trás;
  • Uma das melhores alternativas para quebra de formação;
  • Pode bloquear skills dos inimigos;

Contras:

  • Extremamente vulnerável;
  • Alcance curto para arma;
  • Depende de alto conhecimento do campo;
  • Depende da colaboração do time para trabalhar direito;

Quando devo escolher a Sombra?

https://secure.static.tumblr.com/4e34c89d858c41ab6349a98e57ee4e10/p5zupcg/vtHog4t8m/tumblr_static_tumblr_static_d3pr1zi7h9w8wc8ok40c8o0c0_640.gif

A resposta vai depender muito de sua maneira de jogar, mas ela é minha favorita para início de partidas de ataque (tomada de ponto e carregamento de carga) e disputa de pontos, de maneira geral.

Claro que aqui cabe muito do bom senso: se seu time está defendendo e tem 3 ofensivos e 2 suportes, pegar a Sombra não faz muito sentido.

Mas se o time já está equilibrado com um ofensivo pesado (Pharah, por exemplo), e o resto de defensivos e suportes, ela é mais do que bem-vinda.

E por que?

Pense comigo: A Sombra não consegue manter um 1 vs 2 no campo sem a ajuda de suportes ou tanks e, muitas vezes, nem o 1vs1. Ela está no jogo para oferecer controle de campo e assistência nos processos de desativamento de habilidades, além de destruir formações e confundir o inimigo.

Se o seu objetivo é matar no estilo Call of Duty, é melhor parar e pegar o Soldado de uma vez.

Combinar Sombra com outros DPSs bem organizados é garantia rápida de aniquilamento de equipe, mas ela não pode fazer isso sozinha.

Para níveis como Volskaya, por exemplo, ela pode ser uma mão na roda:

 

Eu jamais teria conseguido pegar esse campo se o time não estivesse bem organizado, já esperando para avançar quando a defesa oscilasse ao sinal do início da captura do ponto.

E aí entramos em outra questão fundamental sobre jogar com a Sombra…

Comunicação com a equipe e o diferencial da Sombra

Comunicação é fundamental para ataques efetivos em Overwatch, você provavelmente já sabe disso, mas com a Sombra isso é um diferencial dentro das partidas.

Digo isso porque ela tem uma habilidade maravilhosa que é a de localizar inimigos com baixo HP em qualquer lugar do campo, e essa é uma informação que pode mudar todo o rumo das partidas.

http://vignette3.wikia.nocookie.net/overwatch/images/2/20/Sombra_pulse.gif/revision/latest?cb=20161109135255

Estando em contato com a equipe e jogando de Sombra, você pode:

  • Informar onde estão escondidos os inimigos com baixo HP (e se você hackear os pontos de cura, melhor ainda!);
  • Avisar sobre a formação na base ou em pontos inimigos (conferindo tudo enquanto invisível);
  • Avisar quando está para quebrar a formação, e deixar todo mundo preparado;
  • Pedir ajuda (você vai precisar às vezes);
  • Coordenar o uso do PEM com outros ultimates;
  • Avisar quem está com o especial cheio e se preparar para escapar dos ults.
  • Vir em socorro das pessoas (ela é uma salva vidas e tanto!);

 

1vs1 com Sombra

Ali em cima eu já disse que 1vs1 não é lá uma óootima ideia, mas tem horas que simplesmente não poderemos evitar um conflito direto.

A melhor maneira de conseguir uma vitória é tendo controle dos Health Packs ao longo do campo e, claro, ter um translocador preparadíssimo para te salvar.

Faça como no vídeo acima e aproveite da habilidade de transporte para perseguir inimigos com pouco HP e rastreá-los pelas paredes.

A Sombra só causa dano de verdade quando bem próximo do inimigo, o que pode ser um super problema, já que ela praticamente não tem defesa. Daí a dica é ficar pulando desesperadamente enquanto ataca. Para quem joga no console isso é um tanto mais difícil, já que a mira com o Joystick é essencialmente diferente da mira do PC, mas nada que te derrube, de verdade.

 

Alguns heróis que você pode (e precisa) evitar são os grandões como D.va (mecha), Winston, Roadhog, que pode matar com uma ganchada e ainda cura muito mais rápido do que o tanto de dano que você pode dar, e Pharah, que com um tirinho bem dado te destrói.

Um Junkrat inteligente é o terror de toda Sombra, porém. Se ele souber colocar a armadilha bem em cima do seu translocador, já era. Uma bomba dele pode tirar os seus 200 de vida sem muito esforço.

Claro que, coordenando, não tem ninguém páreo para os ataques traseiros dela:

Dicas gerais para pegar no ritmo com a Sombra

Vou listar aqui algumas dicas que podem te ajudar a tirar o melhor dessa personagem:

  • Use o translocador para fugir da chuveirada da Symmetria ou do surto de gravitons da Zarya;
  • O Ultimate da Sombra pode hackear Health Packs também, portanto esteja atento na hora de ativá-lo e tente mirar dentro do limite de 15m;
  • Você ainda é vulnerável enquanto teletransporta, portanto tenha cuidado!;
  • Vigie Reinhardt, Torbjorn e Bastion pelo bem de seu time;
  • Conteste os pontos enquanto estiver invisível, mas garanta sempre uma rota de fuga;
  • Abuse do Translocador para chegar a lugares que os inimigos não esperam que você esteja;
  • Não perca seu tempo hackeando inimigos como Lucio, que perdem muito pouco nesse efeito. McCree, Soldado e Pharah são outras opções que também não devem ser priorizadas na hora de hackear;
  • Espere para atacar depois que alguém já estiver na atenção do inimigo. Lembre-se que você joga nas sombras, não como um hominho de COD;
  • Aproveite do translocador para ficar invisível no ar, assim você garante mais uma rota de escape;
  • Use seu hack ou PEM para matar Zaryas e Zenyattas na velocidade da luz;
  • Priorize o PEM para quando sua equipe estiver por perto e possa fazer uso dos inimigos hackeados.

Quer mais? Essa jogada da partida resume tudo o que falei até agora:

Jogar com a Sombra demanda treino e muita atenção para todas as oportunidades. Conhecer o mapa como a palma de sua mão e coordenar ataques e investidas com sua equipe podem torná-la uma personagem fundamental em qualquer modo de jogo.

Ainda ficou alguma dúvida? Então não deixe de comentar aí embaixo!

Quem escreve? Laura Ribeiro

Mineira, adepta da moda Lolita, jornalista e escritora. Fanática por Final Fantasy Tactics e certa de que não há melhor narrativa no mundo dos jogos.Comecei com o game Boy, mas hoje o xodózinho é o PS4. Jogo de tudo: desde Tetris até romance com pombos, sem preconceitos.