Academia de Artes e Ciências Cinematográficas mudou as diretrizes do Oscar na categoria Melhor Filme

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nos últimos meses que as regras para concorrer ao Oscar sofreriam mudanças, buscando aumentar a diversidade.

O recente comunicado revelou quais serão os novos requisitos para que os filmes possam concorrer na categoria de Melhor Filme, que começarão a valer em 2022, e se tornarão definitivas para a premiação de 2024.

oscar

As regras foram divididas em quatro padrões, de modo que o filme deve respeitar ao menos dois deles para concorrer. Confira:

Padrão A: Representatividade de temas e narrativas na tela

O filme precisa apresentar ao menos um dos requisitos abaixo:

  • A.1: Pelo menos um dos atores principais ou coadjuvantes com destaque deve ser de uma etnia ou grupo racial pouco representado.
  • A.2: Pelo menos 30% de todo o elenco em papéis secundários ou menores devem pertencer a dois grupos pouco representados.
  • A.3: A história principal, o tema ou a narrativa deve ser centrada em um grupo pouco representado.

Padrão B: Liderança criativa e equipe do projeto

O filme precisa apresentar ao menos um dos requisitos abaixo:

  • B.1: Pelo menos dois membros da liderança criativa e chefes de departamento – diretor de elenco, diretor de fotografia, compositor, figurinista, diretor, editor, cabeleireiro, maquiador, produtor, designer de produção, decorador de set, editor de som, supervisor de efeitos visuais, roteirista – devem pertencer a um grupo pouco representado.
  • B.2: Pelo menos seis membros da equipe (com exceção de Produtor Associado) devem pertencer a um grupo pouco representado.
  • B.3: Pelo menos 30% de toda a equipe técnica deve pertencer a um grupo pouco representado.

Padrão C: Acesso à Indústria e oportunidades

O filme precisa preencher os dois requisitos abaixo:

  • C.1: O produtor ou distribuidor do filme deve financiar aprendizado/estágio remunerado para pessoas de grupos pouco representados; assim como a maior parte de departamentos de grandes estúdios (desenvolvimento/pré-produção, produção presencial, pós-produção, música, efeitos visuais, aquisições, administração, distribuição, marketing e publicidade); já no caso de estúdios pequenos e independentes, pelo menos dois aprendizes/estagiários assalariados devem pertencer a grupos pouco representados em pelo menos um dos departamentos.
  • C.2: A empresa responsável pela produção, distribuição e financiamento do filme deve oferecer oportunidades de emprego ou capacitação para pessoas de grupos pouco representados.

Padrão D: Desenvolvimento da audiência

O filme precisa cumprir o requisito abaixo:

  • O estúdio ou empresa responsável pelo filme deve ter executivos sênior de grupos pouco representados em suas equipes de marketing, publicidade e distribuição.

Oscar

Vale lembrar que o Oscar de 2021 não obedecerá essas regras e  ocorrer em 25 de abril de 2021.


Fonte: Jovem Nerd

Curtiu? Então leia mais sobre o Oscar aqui!

Compartilhe: