Os jogos para PC com maior precisão histórica!

CAPA-JOGOS

Jogos para computador que seguem a história, mas sem perder o foco em estratégias divertidas e combate.

Jogos para computador são cheios de artefatos arcanos de civilizações antigas, nazistas montando dinossauros e Gandhi bombardeando o planeta inteiro. Precisão histórica não parece ser sempre uma prioridade, e mesmo aqueles que tentam fazer tudo certinho acabam tendo que tomar certa liberdade artística, a fim de oferecer um jogo… divertido, é claro. Mas há definitivamente uma linha que separa os jogos que oferecem uma pitada de história (ou um estereótipo histórico misturado com cultura pop) e aqueles que realmente dedicam algum tempo a pesquisa ou tentam ao menos apontar os fatos mais importantes de forma correta.

É difícil medir uma variável de “historicidade” quando se trata de jogos – e sim, essa palavra existe. Jogos que se dedicam mais a história, acabam se tornando mais complicados do que divertidos, então devemos valorizar os jogos genuinamente bons de computador que conseguem oferecer conteúdo com precisão histórica. Essa lista conterá jogos capazes de apresentar uma faceta da história que normalmente é apresentada de forma errada ou ignorada em outros jogos, especialmente aqueles que se denominam “históricos”.

A lista será apresentada em ordem cronológica em relação aos fatos históricos apresentados. Então, essa é a lista dos jogos para PC com maior precisão histórica:

Total War: Attila – Jogo com melhor precisão histórica sobre a queda do Império Romano do Oeste

Screenshot via Steam user OriginalNickname

Screenshot via Steam user OriginalNickname

Attila mudou completamente a fórmula da campanha da série e nos ofereceu um mapa vivo, capaz de representar os desafios culturais, políticos e ambientais de se enfrentar Roma em seus anos dourados. Em vez de jogar seguindo um estereótipo de agressivos e incivilizados bárbaros surgindo do nada para semear o caos, o mapa realmente te coloca no meio do porquê dessas invasões estarem acontecendo. A mudança climática tornando as regiões ao norte progressivamente menos adeptas da manutenção de populações grandes e a migração dos hunos para a Europa Oriental. O jogo também é o primeiro da série Total War a demonstrar que nem todas as sociedades mantinham cidades permanentes e como as relações tributárias podiam se formar entre culturas como uma espécie de válvula de escape a evitar o início de uma guerra.

Assassin’s Creed – Série com melhor precisão histórica na representação de cidades antigas.
Assassin’s Creed

Há muito pouca coisa na história de qualquer jogo da série Assassin’s Creed que possa ser considerada historicamente precisa (apesar de algumas coisinhas bem legais, como o ataque a Masyaf em AC1, que realmente aconteceu). Apesar disso, uma enorme distância foi percorrida a fim de representar, em proporções reais, como seria andar nas ruas de uma Florença na época do renascimento ou em Jerusalém na era medieval. Desde as multidões até a arquitetura, dos menores detalhes em todo o mapa, há muita história a se experimentar apenas observando os ambientes. Constantinopla após a conquista dos Otomanos talvez seja uma das mais interessantes cidades na história do mundo, e o jogo apresenta uma de suas mais interessantes épocas.

Crusader Kings 2 – Melhor representação histórica da política medieval na Europa Ocidental

Screenshot via Steam user ☠✠☩ Mr.Nekator ☩✠☠

Screenshot via Steam user ☠✠☩ Mr.Nekator ☩✠☠

Com expansões que destacam cultos satanistas e temas como “e se os Astecas invadissem?”, há muita imprecisão histórica rodeando Crusader Kings hoje em dia. Mas o jogo traz em seu núcleo um sistema que faz um excelente trabalho ao representar como a política funcionava na Europa Ocidental entre os anos de 1000 e 1400 DC. Um bom exemplo é o conceito de estado ou nação, que é confiável em nosso mundo moderno, mas se você vivesse em Auvergne, França, nos anos 1150, você provavelmente seria leal a uma pessoa, e não uma bandeira ou constituição. Todos os títulos de nobreza possuem portadores e é com eles que você deve interagir e jogar o grande jogo, enfrentando um ao outro.

Um reino forte pode cair se liderado por um rei fraco, assim como um reino pobre pode se erguer até a glória sob o comando de um grande rei. E enquanto a representação hierárquica do feudalismo apresentada pelo jogo seja altamente debatida na literatura moderna, excelentes expansões como o Conclave adicionaram muito mais peso aos laços laterais que muitos historiadores discutem ser a grande força motriz da nobreza naquela época.

Expeditions: Viking – Melhor representação histórica de Vikings em um jogo
Expeditions Viking

É impressionante perceber como os desenvolvedores de “Expeditions: Viking” deixaram de lado os estereótipos e dedicaram seu tempo a pesquisa. Poucos são os jogos com informações confiáveis sobre a era Viking, mas esse realmente te obriga a fazer um monte de coisas que um líder viking realmente teria que fazer, em sua posição.

Existem rivalidades sangrentas baseadas em vínculos a se administrar. Há uma grande ênfase na necessidade de se apresentar não apenas como um governante forte, mas justo, não aceitando apenas que as pessoas te sigam por causa do seu nome. O jogo chega até mesmo a representar os efeitos das notórias invasões da Escandinávia, trazendo de volta inimigos capturados e riquezas que lhe auxiliam a criar uma infraestrutura e dar início a três dos mais influentes reinos da história européia.

Banished – Melhor representação histórica da formação de cidades durante a colonização
Banished

Banished é um jogo muito simples. Talvez até demais, mas o foco de suas mecânicas é preciso em relação ao que um colonizador inglês no séc. XVII deveria se preocupar. Manter sua população aquecida, alimentada e saudável são as suas principais metas. Você deve usar os recursos ambientais e fazer trocas com terras distantes para prover o mínimo a uma população crescente. Um inverno mais severo ou um surto de doença pode ser desastroso e acabar com sua colônia, assim como acontecia com as colônias europeias no novo mundo.

Sid Meier’s Pirates! – Melhor representação histórica de piratas em jogos
Sid Meier’s Pirates

Apesar de Pirates! se perder em alguns estereótipos de bucaneiros, ele também é capaz de apresentar vários elementos bem realistas a serem enfrentados por um capitão pirata durante a Era Dourada da Pirataria. Uma tripulação é uma colcha de retalhos formada por vagabundos reunidos por todo o Caribe que só seguirão ao seu lado enquanto as atividades forem lucrativas. As interações políticas entre Espanha, Inglaterra, França e Dinamarca ocorrem o tempo todo e sem surpresas você se encontrará trabalhando ao menos para um deles. E claro, o modelo de combate naval com direção do vento, tamanho da vela, deck, armas e tipos de tiros realmente te dão uma noção sobre as habilidades necessárias para ser um marinheiro naquela época.

Victoria 2 – Jogo com maior precisão histórica sobre a Revolução Industrial

Screenshot via Steam user [HWK] Turenne ®™

Screenshot via Steam user [HWK] Turenne ®™

Victoria 2 é provavelmente um dos jogos mais intimidadores e inacessíveis da lista, mas merece sua posição por manter uma precisão excelente sobre elementos históricos comumente ignorados. O nível de estudo de sua população é importante. Quanto melhor letrada a sociedade, mais produtiva será… Mas isso também os conscientiza sobre a exploração, o que pode levá-los a criar movimentos sociais como o comunismo, demandando o fim da escravidão, sufrágio universal e direitos trabalhistas. Sabe, essa coisa de sindicalistas. O jogo também apresenta a industrialização, mercado de guerra, e as vantagens e desvantagens de um mercado livre ou de uma economia centralizada. Se você tiver paciência para aprender, vale o investimento.

Ultimate General: Civil War – Melhor representação histórica da Guerra Civil Americana
Ultimate General

Sabemos que muita gente pode reclamar sobre a existência de jogos com maior profundidade na história de alguns soldados famosos ou no peso de cada soldado que lutou em Gettysburg, mas Ultimate General é o ponto de equilíbrio entre a atenção a detalhes históricos, acessibilidade e diversão. Sua programação de combate modela de forma realista o terreno, movimento, casualidades e o moral em tempo real. O modo campanha, lançado recentemente, consegue demonstrar até mesmo como os generais nessa época tinham de provar a si mesmos para as lideranças políticas se quisessem receber recursos e atenção aos seus concelhos estratégicos.

Steel Division: Normandy 44 – Melhor representação do combate tático na Segunda Guerra Mundial

Screenshot via Steam user Stuart

Screenshot via Steam user Stuart

O jogo impressiona até mesmo os nerds da história militar. Seus mapas foram criados com base em fotografias reais de reconhecimento aéreo tiradas durante a invasão da Normandia, desde a forma das vilas até a localização das trincheiras. Ele também apresenta alcance e dano realista para todos seus veículos e armas, e mesmo a velocidade relativa e capacidade de manobra das unidades aéreas. O jogo limita unidades pesadas de serem colocadas em jogo durante a batalha, a fim de simular o fato de que elas demorariam muito mais para se aproximar da batalha após o contato com o inimigo.

Mas o ponto mais notável é o excelente trabalho ao demonstrar ao jogador a importância do reconhecimento terrestre nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial e a ideia de que uma batalha poderia ser perdida ou vencida de acordo com o lado que possuía melhores informações.

A Série IL-2 Sturmovik – Simulador de voo com maior precisão histórica

Screenshot via Steam user 65y Afrika

Screenshot via Steam user 65y Afrika

Eu acho que todos os entusiastas de simuladores de voo devem lembrar o que aconteceu quando tentaram dar um backflip em IL-2 e viram a tela escurecer, achando que havia algo errado com seu monitor. Não apenas os controles e o manuseio são historicamente precisos, mas o jogo também simula os efeitos da força da gravidade sobre um piloto manobrando em alta velocidade. Force muito sangue em sua cabeça e você pode ter uma hemorragia. Force o sangue em direção aos pés e você apagará. Além disso, o jogo tem uma representação 3D ótima e as missões de combate são apresentadas dentro de cenários plausíveis.

Verdun – Jogo de tiro da Primeira Guerra Mundial mais preciso historicamente

Screenshot via Steam user XaRoS

Screenshot via Steam user XaRoS

Sai daqui, Battlefield 1. Verdun oferece de forma muito mais precisa um combate de trincheira no fronte ocidental, além de ser um jogo de tipo em multiplayer muito bom. Suas imprecisões são sacrifícios perdoáveis em proporções e não nos detalhes. Seria muito difícil colocar jogadores suficientes em um único servidor para tentar representar uma grande batalha da Grande Guerra, e você passaria muito mais tempo torcendo para são ser atingido por uma bala do que tentando apontar e atirar no inimigo – o que não seria divertido se você tiver de esperar por uma hora da noite para pular na lama com seus amigos. É particularmente impressionante o nível de detalhe dos uniformes, com itens como pequenos botões sendo perfeitamente reproduzidos com base em fotografias da época.

Kerbal Space Program – Jogo com melhor precisão histórica acerca da corrida espacial
Kerbal Space Program

Com sua modelagem baseada em ciência, utilizando mecânicas de orbitação, propulsão e aerodinâmica, Kerbal Space Program é um ótimo jogo de plataforma para ensinar a história da corrida espacial. De fato, os desenvolvedores concordaram em trabalhar em uma expansão oficial sobre a história. Mas se você não quiser esperar, vários mods, incluindo um intitulado “Historical Missions Pack” permitem a você experimentar os lançamentos, desde o primeiro foguete Alemão V2 até o infinito e além.

Série Deus Ex – Melhor representação histórica… do Futuro?
Deus Ex series

Então. O último item da lista é baseado em um pouco de especulação, com base em temas atuais como bioética e os avanços científicos. Mas é impressionante verificar como Deus Ex representa alguns dos possíveis passos futuros da humanidade. Grandes avanços estão sendo alcançados pelas interfaces computadorizadas, na tecnologia de próteses e inteligência artificial, ao mesmo tempo que campos como a viagem ao espaço e os sabres de luz se tornam a cada dia menos realistas. Assim, é possível apostar que o mundo de Adam Jensen pode acontecer muito antes do mundo do Capitão Picard.


Traduzido e adaptado da PCGamer.

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).