Os dez melhores filmes inspirados em quadrinhos

filmes_destaque

Todo mundo sabe que sempre que sai um filme inspirado em algum quadrinho, metade das pessoas reclama e outra metade reclama das reclamações dos outros. Mas afinal, quando alguém que lê uma HQ vê a adaptação dela para as telonas, fica #chateado porque a adaptação nunca ficou perfeita.
Pensando nesse tipo de ocorrência, o blog Obvious fez uma seleção com bastante fundamento sobre as dez melhores adaptações dos quadrinhos para o cinema. (A ordem é aleatória, não por importância!)

1. O Corvo

ocorvo

O primeiro filme da nossa lista foi feito em 1994, com a direção de Alex Proyas.
Um filme mais adulto, com o enredo levemente aterrorizante, em uma cidade misteriosa assolada pelo crime – Segundo o site, a adaptação é perfeita e o personagem Eric Draven foi impecavelmente atuado por Brandon Lee (infelizmente ele morreu durante as filmagens – acidente envolvendo uma arma de fogo – e o papel foi dado ao seu dublê!)

2. Os Vingadores

theavengers

Como todos pudemos ver, o filme d’Os Vingadores sofreu algumas críticas em relação a sua adaptação.
O que foi deixado para trás na percepção de quem criticou, foi que o filme seguiu o universo mais juvenil da Marvel, atendendo a um grande público.
Quem esperava ver mais personagens ou até um enredo mais adulto, sentiu falta.
Mesmo assim, Os Vingadores foi sucesso de bilheteria, garantindo diversão e aprovação de um grande público, que hoje está esperando ansiosamente pela sequência.
Não vou nem citar as atuações, pois na minha humilde opinião os interpretes encontraram as personalidades de cada herói deixo aqui o relato de uma pessoa que só consegue ver a Robin no lugar da Maria Hill e vilão (LOKI <333). 3. V de Vingança

V-for-Vendetta

NÃO É POR 20 CENTAVOS E… Calma.
A adaptação de quadrinhos que tornou a máscara de Guy Fawkes um ícone em território nacional e internacional, também se encontra na seleção dos melhores pois traz a sede de vingança para as telonas e a vontade de derrubar a ditadura inglesa em junção às frases de efeito e textos muito bem escritos.
Além de tudo, graças às recentes revoluções, a imagem tornou-se símbolo de revoluções e revolucionários.

4. Akira

akira

Animação de 1988, sob a direção de Katsuhiro Ôtomo (o próprio autor do mangá) demonstra a cultura cyberpunk, remetendo a futuros distópicos.
A animação é revolucionária pela sua ousadia, originalidade, estilo e magnitude. Além de ter sido a primeira animação japonesa a ser exibida no Brasil, com o nome de Mainstream.

5. Anti-Herói Americano

american_splendor

Adaptado dos quadrinhos alternativos norte americanos American Splendor, Anti-Herói Americano é narrado por Harvey Pekar – o próprio autor e ilustrador dos quadrinhos.
O filme é um diário do autor, contando (de um jeito pessimista, porém tragicamente engraçado) como é seu dia a dia.

6. Sin City

sincity

A adaptação forte e marcante, pode não agradar muitas pessoas por ser branco e preto com apenas detalhes coloridos.
Além de trazer muito dos quadrinhos – como os personagens e toda a trama – para o cinema, sua estética não é alterada – o visual da HQ se mantem o mesmo.

7. Persépolis

persepolis

Uma animação francesa adaptada da graphic novel de Marjane Satrapi.
A história conta sobre Marjane Satrapi (roteirista e diretora do filme, junto com Vincent Paronnaud), vivendo em meio à sua conturbada adolescência em plena revolução iraniana. Persépolis é um filme político que mostra o que é viver numa nação cheia de rígidas leis e opressão.

8. Batman – O cavaleiro das trevas

batman

Apesar de estar focado em mostrar a personalidade heróica de Batman e os detalhes da vida de Bruce Wayne – um milionário mimado à beira da loucura -, o diretor Christopher Nolan consegue criar mais um personagem que se torna um ícone histórico representado impecavelmente por Heath Ledger, que entrou para a história como uma das interpretações mais brilhantes (e até cativantes, posso dizer) já vistas.

9. Old Boy

oldboy-poster

Com a adaptação baseada no mangá homônimo, Old Boy remete a segunda parte da trilogia da vingança concebida pelo diretor sul coreano Chan-wook Park.
O filme mostra a natureza humana é transposta de uma forma brutal, necessitada por vingança – de certa forma até insana.
“Este é o mais original e instigante filme concebido neste começo de século, ele possui características de todos os gêneros cinematográficos, façanha esta reservada somente aos westerns mais geniais. Este filme é uma obra-prima!”

10. Superman – O Filme

superman

(Sim, estamos falando daquela adorável cueca vermelha por cima das calças e daqueles efeitos especiais quase tão maravilhosos quanto os daquele filme “RRRrrrr!! Na idade da pedra“.)
Deixando de lado a brincadeira, estamos falando de um clássico dos clássicos – lá de 1978, que vem para o cinema carregado de toda a magia dos quadrinhos de um dos personagens mais icônicos e cultuados até hoje, onde, pela primeira vez, as pessoas viram um homem voar em alta velocidade.

Bom gente, essa é a lista muito bem detalhada criada pelo pessoal do Obvious e adaptada por moi.
Não esqueçam de comentar suas próprias seleções de melhores adaptações de HQs para o cinema o//

Quem escreve? Isabela

Futura publicitária, apaixonada por redação e fotografia. Vive em busca de games mobile, melhor motorista de GTA, apelona no Mortal Kombat e Nintendista desde pequena. Leitora assídua de sagas de fantasia, aprendiz de ketan e bastante viciada em Doctor Who, sempre acompanhada pelo Oswald <3