E tudo isso de forma lúdica <3

Cintia Maria e Jamile Coelho se juntaram para criar a série Òrun Àiyéum projeto incrível que usa a magia da sétima arte para difundir a cultura e religiosidade afro-brasileira e formar crianças mais fortalecidas com sua identidade, que sofrem preconceito e racismo cotidianamente. O primeiro episódio, Òrun Àiyé: a Criação do Mundo, teve sua pré-estreia no dia 15 de janeiro, sexta-feira, dia de Oxalá. O lançamento contou com a participação de 650 pessoas e foram necessárias cinco sessões (sempre lotadas) para atender ao público. E agora você pode ajudar este projeto maravilhoso a crescer participando do financiamento coletivo para o segundo episódio, Òrun Àiyé — As Águas de Oxalá.

orun-aiye-3

Os recursos para a produção de Òrun Àiyé: A Criação do Mundo foram provenientes de dois editais, um do governo Federal e outro do governo do estado da Bahia. E, agora, o grupo optou pelo financiamento coletivo por acreditar que é um meio democrático, rápido e eficaz que envolve diretamente o público. Veja a sinopse:

Um novo griôt homenageado conduzirá algumas crianças de um terreiro de candomblé as descobertas dessa biblioteca viva que é o continente africano. Agora contado a história das “Águas de Oxalá”, um dos mais belo contos do candomblé, onde Oxalufã, resolve visitar o rei de Oyó, Xangô. Porém antes de partir nessa longa e difícil viagem, ele consulta o Ifá com um babalawo que o adverte sobre os perigos que irá enfrentar, consciente dos desafios que estão por vim, Oxalufã parte nessa incrível jornada.

orun-aiye-1

Por enquanto, o primeiro episódio não está disponível na internet pois o filme está participando de diversas mostras e festivais. Até o momento Òrun Àiyé, foi selecionado em 12 festivais em diversos países e ganhou os prêmios de Melhor Animação no Festival de Cinema Largo Film Awards, em Genebra, na Suíça e Melhor Animação da Diáspora africana durante o Silicon Valley African Film Festival no Vale do Silício, Estados Unidos. Se você quiser acompanhar a programação, é possível ver onde o filme está sendo exibido pela página do Facebook. Confira o teaser do primeiro episódio:

Projetos como esse são importantíssimos e precisam mesmo ser apoiados. Se ainda não entendeu sua relevância, veja alguns dos objetivos listados na página do Catarse:

  1. Estimular o uso das novas tecnologias para preservação da tradição e da oralidade das religiões de matriz africana;
  2. Fortalecer a auto estima, pertencimento religioso e conhecimento quanto à cultura africana e afro-brasileira, principalmente entre as crianças;
  3. Difundir a valorização da religiosidade de matriz africana no combate ao ódio religioso, racismo e discriminação;
  4. Auxiliar a aplicação em sala de aula da Lei 10.639/03;

Para saber mais detalhes sobre o projeto, valores das cotas e, o mais importante, para apoiar, acesse a página no Catarse de Òrun Àiyé: As Águas de Oxalá clicando aqui. E não se preocupe, se não for atingido o objetivo, você recebe seu dinheiro de volta!

orun-aiye-as-aguas-de-oxala-realizadoras

Compartilhe: