Onze dúvidas da primeira temporada de “O Mundo Sombrio de Sabrina”

capa - sabrina

Série maravilhosa que mal podemos esperar pelas próximas temporadas!

O Halloween já passou e todos tivemos bastante tempo para assistir a primeira temporada de “O Mundo Sombrio de Sabrina“. Então chegou a hora de discutirmos a série. Se você ainda não viu todos os episódios, esteja ciente dos possíveis spoilers.

Quando a adaptação da graphic novel foi anunciada no começo do ano, nós já tínhamos muitas perguntas, especialmente acerca do quão fiel a série se manteria do material original e se ela teria muitas referências da adaptação dos anos 1990, Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.

Muitas dessas perguntas já foram respondidas, mas agora surgiram outras. Alguns de vocês podem achar que devemos parar de ser obsessivas com os mínimos detalhes da série, mas isso não vai acontecer, hahaha. Então vamos lá:

1. Quem são os pais de Ambrose?

Ambrose-Spellman-in-Sabrina

Ambrose Spellman foi um dos personagens mais importantes da temporada. Interpretado pelo encantador Chance Perdomo, Ambrose é um bruxo pansexual que está confinado na residência da família Spellman como punição por tentar explodir o Vaticano nos anos 1940.

Ambrose chama Hilda e Zelda de tias, mas Zelda trata o pai de Sabrina, Edward, como seu único irmão e Hilda como sua única irmã. Ambrose trata Sabrina como sua prima, então obviamente não é filho de Edward. Então de onde esse cara surgiu?

Nós temos uma breve menção ao seu pai e passado em “Sobre seu corpo morto”, quando Ambrose menciona ter ido de universidade em universidade após seu pai ter sido morto por caçadores de bruxas. Apesar disso, não há qualquer explicação sobre onde seu pai se encaixa na árvore genealógica da família Spellman.

Só podemos esperar que a próxima temporada nos conte um pouco mais sobre o seu passado.

2. Por que todo mundo fala com sotaque britânico?

Chilling-Adventures-of-Sabrina-Harvey

Se você assistiu a série dublada, a pergunta talvez perca sentido, mas para quem assistiu com o áudio original, a pergunta persiste. Por que 90% dos bruxos apresentados na série possuem sotaque britânico?

É um retorno aos anos 1600 e uma tentativa de mostrar que os Spellman são tão velhos? E se for esse o caso, como é possível que o seu sotaque não tenha se americanizado nessas centenas de anos vivendo nos Estados Unidos? Hilda e Zelda foram estudantes da Academia das Artes Ocultas, o que sugere que elas cresceram em Greendale e não na Inglaterra, apesar de haver referências delas terem vindo da Inglaterra. Assim como Ambrose, esperamos entender melhor suas raízes na próxima temporada.

3. Por que diabos Sabrina tinha de ser virgem?

nightdress 2

Que porcaria de clichê patriarcal é esse? Pensando que a Igreja da Noite parece ser favorável a liberdade sexual, ao menos superficialmente (lembram da orgia no banquete dos banquetes?) e anti-cristã (tratando o deus cristão como o falso deus), essa abordagem puritana e sexista simplesmente não encaixa muito…

Mas durante o restante da série, nós descobrimos que a Igreja da Noite não é o porto seguro para as bruxas que deveria ser, e que há bastante misoginia no mundo da magia. Claro, as mulheres que seguem o caminho da noite são poderosas, mas ainda se espera que elas se curvem a uma figura masculina. Quando Sabrina diz a Prudence que ela não quer escolher entre liberdade e poder, Prudence a desanima afirmando que o Senhor das Trevas ficaria aterrorizado com uma mulher possuir ambos, “afinal ele é um homem, não é?”.

Além disso, o desejo do Padre Blackwood por um herdeiro homem e toda aquela história de “vamos sacrificar uma bruxa para o almoço” não parece ser uma coisa muito feminista.

4. Tem alguma coisa estranha rolando com o namorado de Ambrose, não?

luke

Os nossos corações derreteram quando Ambrose confessou seus sentimentos pelo bruxo Luke. Se a sua declaração de “Eu gosto dele, tia” não fez você se derreter, seu coração é feito de pedra e você está morto por dentro. Porém, ainda tem alguma coisa errada com o Luke e no início da série parecia que era só uma questão de tempo até ele se revelar como um vilão. Afinal, ele namorou Connor, o bruxo adotado por mortais que veio a ser morto e por fim apareceu na funerária dos Spellman.

Então pouco depois de dizer que o familiar morre junto ao seu dono, a iguana que Ambrose acolheu após o funeral acaba morrendo, exatamente na noite em que ele está com Ambrose. Como isso não seria suspeito?

Depois, acabamos descobrindo que Luke é próximo do Sumo Sacerdote, Padre Blackwood, o que sugere que ele pode de fato ser um bruxo devoto. Mas talvez isso possa ser apenas algo para tirar a nossa atenção temporariamente, antes de revelar a sua vilania na próxima temporada. Será possível?

5. E será que ele realmente gosta do Ambrose?

Ainda que Luke não seja um vilão, será que ele gosta mesmo do Ambrose? Luke parecia ter perdido o interesse em Ambrose depois dele sair do encontro por causa dos psicopompos. Por isso, Hilda coloca um feitiço do amor no café de Luke quando ele aparece no Dr. Cerberus, o que faz com que ele ligue de volta para Ambrose.

Mas e se seus sentimentos forem apenas o resultado da poção de Hilda, e o que acontecerá com Ambrose caso ele descubra?

6. Será o Dr. Cerberus um demônio?

dr-cerberus
Um dos momentos mais fofos da primeira temporada acontece no episódio final, quando a tia Hilda finalmente consegue dar uns pegas no seu crush mortal, Dr. Cerberus, seu chefe e ex-apresentador de terror na TV. Porém, o momento “awwn” é bem curto, já que os olhos do Dr. Cerberus piscam em amarelo assim que Hilda sai de cena.

Isso costuma sugerir que Hilda terá problemas na próxima temporada. E a principal teoria defendida pelos fãs até agora é a que Cerberus pode ser um demônio disfarçado. Porém, algumas pessoas afirmam que ele pode ser um vampiro de verdade, que fingia ser um humano fantasiado de vampiro. Nesse caso, estaremos shippando violentamente o casal de bruxa com vampiro.

7. Por que foi necessário apenas um sacrifício para invocar as treze de Greendale?

Quando Sabrina sacrificou Agatha em troca de Tommy Kinkle em sua tentativa de ressureição, todo mundo reclamou sobre como a morte estaria esperando uma alma e estaria nervosa por não a ter recebido. Então quando a Madame Satan trouxe de volta as treze de Greendale, porque ela só precisou de um único mortal para trazer 13 bruxas de volta?

Se o ceifador estava tão bravo pela falta de uma única alma, ele não ficaria mais ainda por conta de doze? Se elas tivessem ficado vivas por mais de um dia, começariam a tossir terra como a Agatha? Ou a Madame Satan não precisa se preocupar com as mesmas regras das outras bruxas por causa do seu status?

8. Por que Sabrina era a única capaz de parar as treze de Greendale?

greendale13-4

Por que outra bruxa que já havia assinado o livro não poderia pedir ajuda? Eu sei que o ponto disso era fazer Sabrina assinar o livro e a história avançar, mas nada disso faz muito sentido. Sabrina precisava assinar o livro para se tornar uma bruxa completa, mas havia dezenas de bruxas poderosas em Greendale. Será que nenhuma delas poderia buscar a orientação do Senhor das Trevas?

Depois de passar os três primeiros episódios da série batalhando por sua liberdade, por que ela sequer questionou a insistência da Sra. Wardwell que somente ela teria o poder? E se o Senhor das Trevas era tão mesquinhos que só daria a informação para Sabrina, isso não seria um enorme sinal de que ela deveria buscar outra solução que não fosse vender sua alma?

9. Por que o cabelo da Sabrina mudou de cor na hora que ela assinou o livro?

sabrina-white-hair
Nós entendemos que a mudança vem para representar sua transformação de meio-bruxa em bruxa completa, mas ainda assim, nós não sabíamos que o demônio também fazia bico de cabeleireiro.

10. Dorothea Putnam é boa ou má?

Susie-in-Chilling-Adventures-of-Sabrina

A série não explicou exatamente o porquê de Susie conseguir subitamente enxergar o fantasma de sua ancestral, Dorothea Putnam, que aparentemente enfrenta crises de identidade de gênero, assim como Susie. De uma forma ou de outra, o espírito parece ser do bem ao orientar Susie até o final da primeira temporada. Porém, no episódio final, o espírito de Dorothea (ou que diz ser ela) desaparece em um momento crucial. Será que isso quer dizer que ela não é amigável no final das contas? Outra possibilidade é que não seja realmente o espírito de Dorothea, mas sim uma ilusão criada para manipular Susie.

11. Quem levou Sabrina embora?

sabrina

Se você já leu a graphic novel, você já sabe a resposta a esta pergunta. A não ser que a série decida tomar um caminho diferente. Mas para isso precisamos da segunda temporada!

***

Quais são as suas perguntas sobre a próxima temporada da série? Comente com a gente!


Fonte: TheMarySue

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).