“O tempo entre costuras”: uma série sobre história com um viés feminino

o-tempo-entre-costuras-netflix

Aprender mais sobre história e de quebra se familiarizar com um novo idioma? Agora sim!

“O Tempo Entre Costuras” é uma série simplesmente incrível que consegue trazer fatos históricos dentro de um romance, todos narrados na perspectiva da protagonista – e, portanto, com um viés feminino – juntamente com os dramas vividos por ela.

A história se passa em torno da vida de Sira Quiroga (Adriana Ugarte), uma jovem costureira de Madri (Espanha) na década de 1930, que desde cedo começou a trabalhar junto com a sua mãe Dolores (Elvira Minguez) como costureira no ateliê da Doña Manuela (Elena Irureta). Sira acaba se apaixonando por um rapaz e mudam-se para Tanger, no Marrocos, atrás de uma grande oportunidade de trabalho (e do glamour que a cidade proporcionava). Porém tudo dá errado (como sempre né galera) e ela acaba ficando como? Sozinha, grávida e pobre.

Com toda esta situação, Sira dá a volta por cima (passando por vários perrengues durante esta reviravolta) e se muda para Tetouan, ficando sob a custódia da embaixada até o fim da guerra civil na Espanha (1936), razão pela qual ela acaba sendo uma peça importantíssima na luta contra o fascismo europeu durante a ditadura franquista.

Confira o trailer:

Esta série é uma adaptação do livro “El Tiempo Entre Costuras”, de Maria Dueñas, dividido em quatro partes (as quatro grandes reviravoltas na vida de Sira, ligando-a a quatro personagens históricos diferentes): Rosalinda Fox, Juan Luis Beigbeder, Ramón Serrano Suñer Alan Hillgarth. Vamos conversar um pouquinho sobre eles (e sobre a história!)?

Rosalinda Fox

o-tempo-entre-costuras-série-história-1

Rosalinda Powell Fox, interpretada na série por Hannah New, é uma mulher que viveu em diversos países. Casou-se com Peter Fox (apesar de não ter um relacionamento amoroso com ele de verdade) e vai para Marrocos, onde vira amante de Juan Luis Beigbeder.

Juan Luis Beigbeder

o-tempo-entre-costuras-série-história-2
Juan Luis Beigbeder, interpretado por Tristán Ulloa na série, foi um militar muito importante no começo da ditadura franquista na Espanha. Se tornou Ministro das Relações Exteriores em 1939, logo que a guerra civil espanhola terminou. Após um ano neste cargo, foi deposto pelo próprio Franco, que colocou em seu lugar seu cunhado Ramón Serrano Súñer.

Ramón Serrano Súñer

o-tempo-entre-costuras-série-história-3

Ramón Serrano Súñer, interpretado na série por Eleazar Ortiz, era cunhado de Franco. Foi ministro por seis vezes (de Governo e de Relações Exteriores) e foi o homem mais poderoso da Espanha (depois do Franco) durante os primeiros anos do Franquismo.

Allan Hillgarth

o-tempo-entre-costuras-série-história-4

Allan Hillgarth, interpretado por Ben Temple na série, foi coordenador britânico do serviço secreto na Espanha entre 1940 e 1944, e um dos responsáveis por evitar que a Espanha se aliasse a Hitler na Segunda Guerra Mundial.

Até aqui, imagino que tenha dado para notar a participação de Sira na história e nas guerras, as pessoas com as quais ela envolve e o porquê de sua atuação ser crítica para o destino da Espanha.

A série é muito emocionante e traz acontecimentos históricos narrados através de Sira, uma mulher incrível que não tem medo de lutar por si mesma e pelos outros. Acrescento aqui que a produção é excelente também, o que se tornou um grande atrativo para mim (e para muitos!).

Tá a fim de assistir? A série está disponível no catálogo da Netflix.


Imagens e fonte de diversas informações desta matéria via Medium

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon, mas se contenta em ser apenas uma princesa da Disney nas horas vagas