O que você precisa saber sobre a 4a edição de Vampiro: A Máscara

banner_vampire

Hora de tirar o sobretudo do armário, criança da noite~

Para Neófitos e Anciões! Vinte anos depois do lançamento da primeira edição do RPG Vampiro: A Máscara e cinco anos depois da edição comemorativa V20, a Onyx Path sacudiu os fãs de Mundo das Trevas durante a GenCon na semana passada ao anunciar o lançamento da 4a edição de Vampiro: A Máscara.

prints

“Vai ter 4a edição sim e se reclamar vai ter a QUINTA!”

MAS AFINAL O QUE SIGNIFICA ISSO?

Vampiro: A Máscara é um RPG de horror pessoal em que você joga com um persoangem que é um…. Vampiro \o/ (aposto que vocês não esperavam isso….)
Lançado em 1991 pela editora norte-americana White Wolf utilizando o sistema Storyteller dentro da ambientação do Mundo das Trevas, uma versão Punk-Gótica da nossa própria realidade, o jogo recebeu sua segunda edição em 1992 e uma revisada em 1998, ganhando então na edição comemorativa V20 um compilado geral com o conteúdo fundamental e mais aclamado de V:aM, sendo mais, nas palavras dos desenvolvedores, “uma carta de amor aos fãs de V:aM” do que uma proposta de redesign e revisão do sistema de jogo.

Edward-bella-staring-woods

…mas ainda é uma história de amor melhor do que Crepúsculo..

Em 2004 todo o Mundo das Trevas antigo foi descontinuado, dando lugar a ambientacão do Novo Mundo das Trevas, que inclusive já ganhou uma segunda edição, e também apresentando um sistema de regras (muito lindo) reformulado, o Storytelling.

Desde o anúncio da 4ª edição a comunidade de fãs tem navegado por um mar de feelings a respeito da notícia, devido principalmente ao fato de que muitos viram em V20 uma espécie de edição definitiva fundamental com o conteúdo de V:aM (e igualmente por terem gastado seus dinheiros na coisa toda). As justificativas da Onyx Path batem exatamente na questão de V20 ter sido muito mais a reunião dos conteúdos anteriores de Vampiro, sem alterar drasticamente o estilo de jogo que a comunidade de fãs estava acostumada até ali.
Se você manja dos inglês tudo pode conferir todos os detalhes até agora no blog da Onyx Path.

Então o que acontece agora?
O que sabemos até agora sobre essa novidade do Mundo das Trevas:

  • V4 é a sucessora da Edição Revisada de 1998 de Vampiro: A Máscara, V20 nunca foi planejada para ser uma edição nova, principalmente em termos de regras.
  • O formato da 4ª edição está sendo pensado para ser o mais acessível possível, meaning: não vai ter o tamanho e peso (literais) de edições como V20 ou W20 (livros grandes assustam sim, lembre-se qualquer coisa vira uma arma nas mãos certas….), inclua nessa decisão um modo de atrair novos jogadores & provavelmente lançar $uplemento$ para a edição nova.
RecompensasVM

NSFW, tire o lobisomem da sala …..

  • A ambientação oficial de V4 será em 2016, desconsiderando os eventos do Apocalipse em 1999 e partindo da Gehenna, um dos eventos principais do metaplot de V:aM.
  • A mecânica PRECISA de mudanças. Palavras dos desenvolvedores. Os jogadores não apenas acreditam como são testemunhas da constante necessidade de melhorar o sistema do antigo MdT.

Concluindo, V4 não é um reset como Vampire: The Requiem no Novo Mundo das Trevas, o exemplo usado pela Onyx Path é “como o novo Doctor Who ou Mad Max: Fury Road, são exemplos de como criar uma versão nova de algo antigo mantendo as qualidades dos originais numa continuação da série de modo geral.”

Tem mais alguém Morrendo pra ver essa edição nova?
120_big

Quem escreve? Leila

Arteira de coração, Designer por gambiarra, aspirante a Historiadora e um Arremedo de viagens, filmes, livros, imagens, bichos, açúcar, tempero e tudo que há de bom. RPGista fanática e exagerada, me apego a gente ficcional. Me empolgo demais quando não devo e dou risada quando não posso. Amo piadas ruins e acho graça no caos.