Quem concorda, respira.

The Witcher, da Netflix, foi um grande sucesso de público graças a uma formula interessante que combinava ação, monstros e um estilo peculiar de narrativa, mas talvez um dos pontos mais virais da série seja outro: A canção Toss a Coin to your Witcher, do bardo Jaskier. E o documentário Making The Witcher não deixou a canção de lado, e resolveu explicar os motivos pelos quais a música é tão perfeita (e gruda tanto na cabeça). Inspirada na obra de Andrzej Sapkowski, a série estreou na Netflix em dezembro de 2019, e sua recepção foi tão positiva que além de se tornar uma das maiores séries da gigante do streaming, ela foi renovada para uma segunda temporada e ganhará uma série animada e uma minissérie prequel em live-action.

Apesar da história ser cheia de drama, ela também contou com um pouco de comédia e momentos divertidos, em sua maioria protagonizados pelo bardo Jaskier (Joey Batey), um viajante que se une a Geralt, para a sua infelicidade. Jaskier foi o responsável por criar uma canção que tornou o trabalho de Geralt conhecido e popular, e no mundo real a canção também foi um imenso sucesso, ganhando dezenas de diferentes covers. O sucesso da canção pode ser atribuído à forma como ela foi composta, já que ela não conta apenas com uma melodia grudenta.

Enquanto os fãs aguardam o lançamento da segunda temporada, a Netflix entregou aos fãs um documentário no estilo “por detrás das câmeras” apresentando como a primeira temporada foi produzida. O curto documentário intitulado Making The Witcher conta com entrevistas com a showrunner Lauren Schmidt Hissrich e com diversos roteiristas, produtores e membros do elenco, como Joey Batey, que revelou a história por trás da canção. Composta por Sonya Belousova e Giona Ostinelli, a música estreou bem cedo na série, no episódio Four Marks, em que Jaskier fica fascinado pelo trabalho do bruxo e decide acompanhá-lo, cantando a história de suas aventuras. Batey explicou que eles queriam que a canção tivesse uma “qualidade folk”, e que tivesse traços “daquelas canções populares dos dias de outrora”. Batey afirma que há também um “sotaque celta”, mas que ela também é pop, que é o que a torna assim tão grudenta.

Por trás da música, feita de uma forma que os fãs não conseguirão tirar da cabeça tão cedo, Toss a Coin to your Witcher é um ótimo exemplo de relações públicas no universo de The Witcher. A canção do bardo não é completamente honesta, algo que Geralt afirma imediatamente após ouvi-la, perguntando sobre o seu “recém encontrado respeito”, e Jaskier responde que “respeito não faz história”. Como Bates aponta, Jaskier percebe algo que Geralt (que não tem muita habilidade social) não consegue: para alcançar todo o mundo, às vezes é necessário embelezar um pouco as coisas – o que definitivamente explica porque Jaskier, que é um tanto desajeitado e arruma problemas com facilidade, ainda está vivo.

 

A música prendeu na cabeça tanto dos personagens quanto do público, mas ainda assim a equipe responsável parece surpresa com tamanho sucesso. Ainda não sabemos se a próxima temporada trará mais um enorme sucesso para o repertório de Jaskier, cujo retorno já foi confirmado, mas ao menos sabemos que Toss a Coin to your Witcher estará sempre entre nós.


Fonte: Screenrant

Leia mais sobre The Witcher aqui no site!

Compartilhe: