Antes de qualquer comentário, vejam o vídeo da matéria da SporTV sobre a recente decisão do governo americano de permitir que profissionais de E-Sport estrangeiros entrassem no país com o visto igual a de qualquer outro atleta:

Eu tomei conhecimento sobre essa matéria através da página da Cyber Gamer, que fez uma publicação excelente esclarecendo o porquê do E-Sport ser um esporte, mostrando que quem pensa que para ser um atleta é preciso correr, ser forte fisicamente ou algo do tipo, está bastante enganado e mal informado. Não digo nem que está atrasado, porque quem conhece Xadrez deveria saber que existem campeonatos de outras coisas que não possuem uma bola ou um campo, que são chamados de “esportes mentais”.

O Cyber Gamer mostrou seu repúdio como representante dos profissionais da área, mas agora eu venho aqui mostrar o meu repúdio como jornalista. Uma das primeiras lições que aprendemos na faculdade de jornalismo é que nunca, jamais, deve-se comentar sobre algo sem pesquisar e se inteirar do assunto antes. Falar besteiras e disseminar o preconceito sem entender absolutamente nada sobre o que se está falando qualquer um pode fazer (e vemos isso direto nas redes sociais), mas um jornalista não. Ela pode até pensar “que não dá pra chamar esses caras aí de atleta, não” e que eles são apenas jogadores de video game que estão se sentindo importantes (porque parece que é isso que ela quer dizer com o tom usado), mas isso ANTES de fazer a matéria, ANTES dela ter pesquisado sobre o assunto e ver que tem muita gente que leva o E-Sport a sério e que dedica sua vida a isso. Todos temos o direito de sermos ignorantes em alguns assuntos que não temos tanto contato, mas aí é que entra a diferença de se admitir que você não entende e perguntar para quem sabe mais que você e de sair falando abobrinha com um postura extremamente arrogante.

Nós do Garotas Geeks já até fizemos uma entrevista com profissionais da área do E-Sport e nela fica bastante claro que não é nada fácil ser um cyberatleta, que é um profissão que exige tanta dedicação como todas as outras. Agora, o que surpreende é um canal que se chama de “canal de esportes” não possuir essa informação.

e-sport fan page

Para entender mais porque o E-Sport é um esporte, leia o artigo da Cyber Gamer.

Compartilhe: