Uma análise rápida do episódio.

Apesar de Steven e as Crystal Gems inicialmente acreditarem que todas as memórias de Rose Quartz terem sido apagadas quando ela abriu mão de seu corpo físico para dar vida a Steven, os últimos episódios de “Diamond Days” têm lentamente revelado que elas estavam apenas guardadas profundamente em sua gema, aguardando que Steven pudesse acessá-las. Por mais surpreendente que possa ser para Steven, tudo que ele acha que está aprendendo sobre as Diamantes e sobre o seu mundo, na verdade já são bem conhecidos por ele.

O episódio dessa semana, “Escapism” dá uma freada para diminuir o ritmo dos episódios anteriores, e relembra a Steven quais são as suas raízes – e que não importa o quão distante de casa ele possa se sentir, que ele sempre terá familiares ao seu lado que estão prontos para largar tudo e fazer aquilo que estiver ao seu alcance para mantê-lo a salvo.

O TRECHO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS

Enquanto o Cartoon Network e a Crewniverse obviamente sabem o quão empolgados os fãs estão para conhecer mais sobre Homeworld, Escapism deixa um pouco de lado essa questão para levar Steven de volta ao seu lar. Depois de serem facilmente derrotados pelas Diamonds em uma luta em que Garnet, Ametist e Pearl foram “pufadas”, Stevonnie está presa em um calabouço aparentemente sem saída, e enquanto Connie está confiante de que conseguirão encontrar uma forma de escapar, Steven não está tão otimista. Apesar dele não ter perdido sua vontade de tentar convencer as Diamonds a restaurarem as gemas corrompidas na Terra, ele gradualmente começa a sentir que tentar conversar com elas como “Pink Diamond” simplesmente não o levará a lugar nenhum.

Em “Diamond Days”, Steven demonstra estar disposto a abraçar sua identidade como Rose Quartz e Pink Diamond em um esforço para assumir a responsabilidade por suas ações e se acertar com as gemas de Homeworld que foram enganadas por milhares de anos. Mas esse gesto foi algo que nem a Blue nem a Yellow valorizaram, em parte por serem incapazes de fazer isso. Para elas, Steven é apenas mais uma das brincadeiras de Pink, e cada pedacinho de humanidade e identidade revelada por ele é uma afronta à sociedade e cultura das Gems, o que solidifica a crença de que a Pink Diamond ainda é uma criança problemática que merece punição.

Imagem: Cartoon Network
Imagem: Cartoon Network

O que Steven não parece realmente entender é o quão difícil deve ser para as Diamonds essa reunião após todo esse tempo, e o fato de verem que ele é tão diferente e ao mesmo tempo parecido com a antiga Pink Diamond. Ele tinha a nave da Pink, sua Pearl e uma Ruby e uma Sapphire ao seu lado – todas coisas esperadas de sua antiga Diamond – mas a história de amor de Steven, sua fusão e aparente ignorância relativa a Homeworld e sua cultura fomentam essa posição de frustração.

O incrível é que com todo seu subtexto, “Escapism” assume que você absorveu muito dos episódios anteriores e faz com que você revisite essa estranha história na comunidade dos Steven Melancias que vivem na ilha da Máscara, na Terra. Após perceberem que estão presos no calabouço de Homeworld, Steven tem a ideia de projetar psiquicamente sua consciência de volta à Terra para pedir socorro a Bismuth. Mas em vez de se projetar diretamente para eles, Steven acidentalmente acaba no corpo de um dos Steven Melancia. E no limite de suas possibilidades, ele tenta sair da ilha para entregar a mensagem. Além disso, ele não consegue falar.

No tempo entre aquele momento e a última visita de Steven à ilha, os Steven Melancia se dividiram em duas tribos em conflito, que ele acaba interagindo enquanto tenta encontrar uma forma de voltar a Beach City. Apesar dele não entender isso no início, seu conflito é um reflexo simplificado da batalha das Crystal Gems contra Homeworld. Apesar de suas visíveis diferenças, as duas tribos são fundamentalmente o mesmo tipo de criatura tentando manter seu modo de vida. As Melancias não são realmente capazes de entender isso umas sobre as outras até que Steven acaba se envolvendo diretamente em suas comunicações, dando a elas um objetivo em comum. E essa é a lição que nos dá uma breve ideia de como as coisas devem se resolver em Homeworld.

Imagem: Cartoon Network
Imagem: Cartoon Network

Em tempo, Steven consegue entregar sua mensagem a Bismuth e Greg. Enquanto ele deita na praia em seu corpo de melancia que se decompõe rapidamente, por um momento, todo o episódio acaba te atingindo de uma forma controversa, porque você percebe que todo o episódio foi um momento em que Steven foi capaz de escapar dos perigos do espaço e voltar para casa. Quando ele acorda, nós lentamente percebemos que de alguma forma, Homeworld é tanto um lar para Steven como a Terra, e o motivo que o levou até lá é o de tentar unir seus dois mundos de forma pacífica.


Fonte: io9

Compartilhe: