Estamos chorando muito, mas extremamente satisfeitas com o final!

* Spoilers da season finale da série The Good Place *

Desde a reviravolta da primeira temporada, The Good Place se reinventou continuamente e manteve seus espectadores atentos. Isso nos levou a pensar que o Lugar Mau era o Lugar Bom, enviar todos os seres humanos de volta à Terra, revelar que eles estavam vivendo suas vidas passadas dentro de um sistema há muito quebrado e, em seguida, ver os protagonistas valentemente refazer esse sistema em algo eficaz, tornando-os em pessoas melhores e forjando algumas das amizades mais bonitas já vistas na televisão. Então, o final de The Good Place foi uma mistura muito boa entre surpresa e alívio. Sem usar um único truque apelativo, a série serviu como uma grande carta de amor aos personagens e ao mundo que eles criaram um com o outro.

“Pareceu um adeus perfeito”, afirmou Ted Danson sobre o final da série, durante sua participação no programa Late Night com Seth Meyers, que foi ao ar imediatamente após o episódio terminar abruptamente 15 minutos antes da hora marcada. E ele completou:

Foi triste, mas edificante, gentil, gentil e doce. Foi meio que tudo.

O final prolongado de 54 minutos permitiu que os fãs se despedissem de cada personagem, um por um, tornando o episódio progressivamente mais emocional. À medida que cada um dos personagens se sentia pleno e em paz, caminhava por um arco idílico na floresta. Ninguém sabia o que estava do outro lado daquele portal, incluindo a onisciente Janet. Mas eles sabiam quando era a hora de partir. Jason descreveu isso como uma calma absoluta – uma sensação como se o ar dentro de seus pulmões fosse o mesmo que o ar fora do seu corpo.

Imagem: Colleen Hayes/NBC

Chidi explicou pra Eleanor antes que ele também partisse: os budistas acreditam que a morte é como o oceano, e que cada pessoa é uma onda. Quando alguém morre, a onda simplesmente retorna à água, de onde veio.

E como Janet disse: “A verdadeira alegria está no mistério”. O mesmo vale para Michael, que finalmente se torna um humano de verdade (a piadinha com Pinóquio foi ótima) e foi à Terra para viver seus últimos dias. Ele afirma não saber se o sistema de vida após a morte será o mesmo quando ele morrer e voltar para ser julgado, mas em suas palavras, é isso que o torna a coisa toda especial.

Para a estrela, Kristen Bell (Eleanor), este é um final que serve como uma metáfora adequada para a incerteza da vida – um tema que sempre ressaltou The Good Place, e que completa a história perfeitamente:

Há uma coisa linda que você pode fazer como escritor, que eles fizeram nessa série, que é, tipo, a série terminou muito cedo. Talvez nós quiséssemos mais, mas é exatamente isso que você recebe. É um pouco curto demais. É como a vida.

Por fim, dar outra reviravolta teria sido a coisa mais esperada para uma série consistentemente inesperada, e subverter as expectativas é sempre o que tornou The Good Place a espetacular série que ela é.


Texto traduzido e adaptado do Bustle.

Leia mais de The Good Place aqui!

Compartilhe: