Carregaremos nossos aparelhos muito mais rápido o/

Cientistas da University College London descobriram uma solução inteligente para um dos grandes problemas dos aparelhos eletrônicos: a bateria. Vários cientistas já tinham publicado alguns estudos sobre as nanofitas de fosforeto, mas até agora ninguém tinha conseguido, de fato, produzi-las.

Este material é mais efetivo porque os íons se movem mil vezes mais rápido que no lítio, utilizado atualmente na produção das baterias dos aparelhos eletrônicos em geral. Por isso, o tempo de carregamento sofreria uma grande redução e, ao mesmo tempo, teria um aumento de capacidade de 50%.

O mais interessante é que essa descoberta foi acidental. O professor responsável na verdade pesquisava formas de separar as camadas de cristais de fósforo quando, na verdade, conseguiu criar as faixas de fosforeno – as chamadas nanofitas – tão pequenas que possuem dimensões de um átomo de espessura, 100 átomos de largura e comprimento maior do que 100 mil átomos.

Apesar da descoberta ser recente, os pesquisadores acreditam que não demorará muito para a novidade chegar ao mercado.. Mesmo porque a sociedade está se preocupando mais com o meio ambiente e, consequentemente, se afastando dos combustíveis fósseis, de modo que a utilização das nanofitas só nos traria grandes benefícios 🙂


Fonte e imagens: THE CONVERSATION

Compartilhe: