Atençãoesta postagem pode conter gatilhos para algumas pessoas!

Netflix anunciou recentemente no Twitter que a forte cena de suicídio constante no episódio final da primeira temporada de 13 Reasons Why sofrerá alterações.

Nós já conversamos sobre a série e tudo o que ela representa e, especialmente, que algumas cenas são necessárias, mas outras não. E esta cena, em especial, certamente precisa dessa remoção.

Todos sabemos que a cena é forte – afinal, nem para aqueles que estão passando por momentos difíceis é bacana ver uma pessoa cortando seus pulsos. Não só por isso: a cena claramente romantiza o suicídio, sugerindo que é uma solução para os problemas.

Se você é do tipo que só acredita vendo, este estudo publicado no Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry indicou que o número de suicídios entre jovens aumentou nos EUA logo após a estreia da série. Este estudo indica que a taxa aqui no Brasil cresceu 24% entre adolescentes.

Diante de todo este quadro, a Netflix anunciou a mudança:

“Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why encorajou-os a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio, e a procurar ajuda, pela primeira vez. Nos preparando para lançar a terceira temporada este ano, nós estivemos cientes do debate em relação à série. Seguindo o conselho de experts médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, cortar a cena em que Hannah tira sua própria vida na 1ª temporada”. 

Acreditamos que a mudança é muito positiva, porque a mensagem vai continuar lá e sem encorajar aqueles que assistem a tomar esta mesma decisão.

Lembre-se que o CVV (Centro de Valorização da Vida) atende de forma gratuita todos os que precisarem conversar, com TOTAL sigilo por chat, e-mail e telefone (188), 24 horas por dia.


Confira também nossa resenha sobre Os 13 Porquês clicando aqui.

Compartilhe: