NASA anuncia primeira missão espacial composta apenas por mulheres!

spacewalk-1200x799

Coincidentemente revolucionário.

No dia 29 de março, uma tripulação de astronautas conduzirá a primeira “caminhada espacial” (espécie de missão de reparos no espaço) composta apenas por mulheres na Estação Espacial Internacional. As astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch participarão, com o apoio terrestre da controladora de voo da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, no Johnson Space Center, em Houston, Texas.

Apesar de marcar a caminhada no final do mês da história das mulheres, a porta-voz da NASA, Stephanie Schierholz afirmou que a data e equipe foram designadas por coincidência, declarando que “não foi algo planejado para ser assim; essas caminhadas espaciais foram originalmente agendadas para acontecer durante o outono… Além das duas mulheres, a Diretora Principal de Voo é Mary Lawrence, e Jackie Kagey (outra mulher) será a controladora-chefe de voo”.

McClain e Koch são ambas integrantes da turma de candidatos a astronautas da NASA de 2013, que foi composta em 50% por mulheres. McClain, graduada pela West Point, é uma piloto de helicóptero OH-58 formada pela Escola de Pilotos de Teste Navais dos Estados Unidos da Naval Air Station em Patuxent River. Koch serviu como Chefe da Estação da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) na Samoa Americana.

Facciol compartilhou sua empolgação no Twitter:

McClain, que está alocada na Estação Espacial como parte da Expedição 58 desde dezembro de 2018, também é ativa no Twitter, onde costuma compartilhar suas tarefas diárias ao lado de um pequeno planeta Terra de pelúcia. Tão fofo!

Koch participará das Expedições 59 e 60, com lançamento previsto para o dia 14 de março, na Rússia.

A “caminhada” deve durar cerca de sete horas, período em que as astronautas tipicamente testarão novos equipamentos e farão reparos na Estação Espacial. A primeira mulher a completar uma missão do tipo foi a cosmonauta russa Svetlana Savitskaya, em 25 de julho de 1984, a bordo do Soyuz T-12.

Boa sorte a essas mulheres incríveis! Mal podemos esperar por suas conquistas espaciais.


Fonte: TheMarySue

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).