Um museu vendendo roupas? Só se tiver algo relacionado com história…

Ao ler o título do post você deve estar no mínimo pensando: a redação do Garotas Geeks enlouqueceu… Mas prometo a vocês que tudo tem uma explicação!

A empresa Kabushikigaisha Sengoku produziu meias-calças com estampas ninjas, e os museus japoneses se encarregaram de vendê-las homenageando o período conhecido como Sengoku. Explcicamos: esta foi uma das fases mais conturbadas e instáveis da história do Japão, ocorrida entre meados do século XV e o fim do século XVI, marcada constantes guerras após o declínio do xogunato Ashikaga em razão da tentativa de aplicação de um golpe de estado a fim de tomar o país. Imagine uma grande guerra civil que perdurou por anos a fio.

As meias são feitas em três cores: a preta, chamada kurohabaki, que representa o andar furtivo na escuridão; a vermelha, chamada akahabaki, que representa a batalha sangrenta para a morte e a azul, chamada aohabaki, que representa a luz escura do crepúsculo. Você pode notar que todas as palavras terminam com “habaki”, uma palavra japonesa que se refere a uma tradicional ~calça~ que é amarrada em torno nas canelas para proteção e movimento mais fácil para viagens ou para trabalhar fora.

Confira:

museus-japoneses-meia-calca-ninja-1

museus-japoneses-meia-calca-ninja-2

museus-japoneses-meia-calca-ninja-3

museus-japoneses-meia-calca-ninja-4 museus-japoneses-meia-calca-ninja-5

Os produtos estarão à venda no Museu Edo Tokyo até o dia 29 de janeiro e depois no Museu de Kyoto do dia 25 de fevereiro ao dia 16 de abril. O preço é de ¥4,000 (aproximadamente R$119).

Compartilhe: