Até quando?

Quando a editora da Marvel ComicsHeather Anton, postou no Twitter uma foto dela com suas colegas de trabalho tomando um milkshake e homenageando Flo Steinberg, ela não imaginava que sua foto sofreria ataques machistas e misóginos nas redes sociais. Como se mulheres trabalhando com quadrinhos fosse algo de outro mundo. Como se o sexo feminino não fosse capaz de trabalhar nessa área.

Flo Steinberg faleceu recentemente aos 78 anos, foi secretária de Stan Lee e sua úncia funcionária durante anos. Fabulous Flo, como também era conhecida, ajudou o quadrinista a fundar a Marvel Comics na Era de Prata dos quadrinhos. Incusive, Steinberg apareceu em diversos quadrinhos produzidos por Stan Lee.

Tweet Heather Antos

Logo surgiu a hashtag #MakeMineMilkshake em defesa da quadrinista, a DC Comics resolveu tirar uma foto reunindo seu time de mulheres.

DC Tweet

A própria Marvel respondeu ao tweet da sua rival e concorrente com uma foto de um milkshake. Apesar da rivalidade entre as empresas, elas possuem mais maturidade e bom senso do que seus fãs.

Para os que não sabem, mulheres trabalham também com cinema, séries de TV e games. Mulheres consomem, compram e só querem usufruir da cultura pop e nerd em paz. O número ainda é pequeno se comparado ao de homens trabalhando nessas indústrias e as oportunidades ainda são escassas (sim, ainda são). Existe algo chamado brodagem. Um Clube do Bolinha que prefere dar oportunidade sempre aos mesmos tipos de pessoas, mas aos poucos estamos conseguindo mudar esse cenário.

Infelizmente, esse não é um caso isolado. Quantas mulheres que trabalham na indústria da cultura pop já sofreram com isso em público ou caladas? Estamos aqui nos posicionando a favor das mulheres trabalhando na cultura pop, sem assédio, preconceito, machismo e misoginia. Queremos mais mulheres trabalhando (com salários equivalentes), queremos mais mulheres consumindo. Queremos respeito e queremos trabalhar em paz.

Arte de Kat Hudson
Arte de Kat Hudson
Compartilhe: