Morre Irvin Kershner, diretor de “O Império Contra-Ataca”

star

“Death is a natural part of life. Rejoice for those around you who transform into the Force. Mourn them do not. Miss them do not. Attachment leads to jealously. The shadow of greed, that is.”
Yoda, Revenge of the Sith.

Hoje pela manhã foi divulgada a morte de Irvin Kershner, diretor de “O Império Contra-Ataca”, segundo filme da saga Star Wars, que completa seu 30º aniversário este ano.
Kersh, como era carinhosamente conhecido, morreu aos 87 anos em sua casa após uma longa doença. Nascido na Filadélfia, em 1923, Kershner trabalhou com música e fotogafia antes de começar sua carreira como cineasta.
Além do filme “O Império Contra-Ataca”, considerado por muitos o melhor filme da saga Star Wars, Kershner também dirigiu Sean Connery como James Bond em “Nunca Mais Outra Vez” (1983) e Peter Weller em “Robocop II” (1990).
Depois de quase 20 anos aposentado, Irvin Kershner havia reaparecido na mídia para a divulgação do livro em comemoração aos 30 anos de “O Império Contra-Ataca”, no qual teria diversas fotos, entrevistas e making of do filme.
Em entrevista a Mike Ryan para a Vanity Fair no mês passado, o diretor falou um pouco sobre o legado do filme:

“Eu nunca dei muita credibilidade às opiniões dos meus filmes. Às vezes eles estão errados, mas isso não importa para mim. Eu não sou uma pessoa interessada em quantos milhões meus filmes fizeram ou não. Neste caso, eu queria muito que o filme fosse bem-sucedido, porque eu sabia que George estava gastando seu dinheiro nele. Penso que os críticos achavam que iam ver uma extensão de Star Wars. Em outras palavras, eles queriam outro Star Wars. Decidi que o potencial era muito maior do que uma repetição de Star Wars. Quando finalmente aceitei a tarefa, eu sabia que ia ser um filme escuro, com mais profundidade aos personagens do que no primeiro filme. Demorou alguns anos para que os críticos entenderem o filme e vê-lo como um conto de fadas ao invés de uma história em quadrinhos.”

Irvin Kershner deixou sua contribuição para o cinema e acima de tudo para o universo Star Wars, onde todos vão se lembrar de cenas como a batalha de Hoth, a perseguição no campo de asteróides, o engraçadíssimo diálogo de “I love you” “I know” entre Han Solo e Leia, e claro, a legendária confissão de Darth Vader para Luke: “I’m your father”.
Confira abaixo uma homenagem à saga Star Wars feita em Stop Motion por Eric Power (que já foi publicada aqui no Garotas Geeks) e as duas partes da última entrevista de Irvin Kershner na Vanity Fair no mês passado.
May the Force be with you, Kersh. (:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=M_3xbcJBUxY&feature=player_embedded]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=H-g0nlreeUo&feature=player_embedded]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=i0J_LQQt2ck&feature=player_embedded]

Quem escreve? Tammy

Jornalista, pedreira, uma das fundadoras do Garotas Geeks e desbravadora de indie games. Muda a cor do cabelo 1 vez por mês, é a encarnação humana do Snorlax e faz cospobre de Pikachu nas horas vagas. Me encontre em qualquer lugar com o @tammynhoca :)