Monopoly Deal é a versão rápida de um clássico!

monopoly deal capa

Banco Imobiliário em 15 minutos!

Nessa semana pude experimentar, pela primeira vez, a versão Deal do jogo Monopoly. Aqui no Brasil a mecânica desse título foi popularizada pelo Banco Imobiliário, lançado pela Estrela em meados dos anos 30 e 40 e com adaptações para nossa realidade no mercado imobiliário.

Monopoly Deal 2

A grande vantagem do Deal, além de ser bem mais barato (pagamos menos de R$15.00!) e portátil que o Monopoly tradicional, está no fato desse jogo, na verdade, TER FIM. É isso mesmo! Nada de 200 horas de jogo sem pausa para o lanche, no Monopoly Deal dá para comprar suas ruas, hotéis, casas e montes de dinheiro e vencer a partida dentro de 15 minutos!

Claro que nem todo mundo curte esse estilo de jogo mais casual, mas o Deal é uma ótima alternativa para jogar com a família ou quando o tempo está mais curto entre seus amigos. De toda forma, recomendaria bastante como um jogo de entrada para o universo dos boardgames.

Monopoly Deal 3

Ficou curioso? A mecânica lembra um tanto a lógica do Monopoly tradicional, em que o seu objetivo é acumular propriedades e cobrar aluguel para enriquecer sua carteira. Dentre as simplificações das regras, é importante lembrar que no Deal não existe um tabuleiro com peças e o jogo acaba assim que o primeiro jogador completar três empreendimento imobiliários diferentes.

Testei o jogo em duas partidas de aproximados 20 minutos e o grupo, já habituado a jogos como Mice and Mystics, Sushi Go, Dixit, Onward to Venus etc., curtiu bastante! Foi bem rápido para pegar as regras e o manual ajudou na hora de descomplicar as tretas que iam surgindo.

Monopoly Deal

A estratégia na hora de jogar variará com seu perfil, mas fique atento com cartas que podem virar a mesa ou cancelar jogadas. Apesar da sorte ter o seu papel na hora de distribuir as cartas, é importante ter cuidado com as escolhas de cartas que vão ou não para a mesa!

Componentes do jogo:

1 Manual de regras
4 Mini Cartas com regras
28 Cartas de títulos de posse
11 Curingas
34 Cartas de ação
13 Cartas de Aluguel
20 Cartas de dinheiro
TOTAL: 110 cartas

Já experimentou essa versão de Monopoly? Não deixe de comentar suas impressões!

Quem escreve? Laura Ribeiro

Mineira, adepta da moda Lolita, jornalista e escritora. Fanática por Final Fantasy Tactics e certa de que não há melhor narrativa no mundo dos jogos.Comecei com o game Boy, mas hoje o xodózinho é o PS4. Jogo de tudo: desde Tetris até romance com pombos, sem preconceitos.