Mais de dez anos após o lançamento do jogo!

Minecraft está conseguindo muita coisa bacana. Recentemente conseguiu uma plataforma bem mais realista com a ajuda da placa de vídeo RTX, usando o suporte ao Ray Tracing. Além disso, o jogo atingiu a incrível marca de 112 milhões de jogadores ativos no último mês e esse número representa um aumento de quase 21 milhões de jogadores ativos mensalmente desde o último relatório da Microsoft, publicado em outubro de 2018. E isso também significa que o jogo voltou a superar o número de jogadores ativos de Roblox, que em agosto deste ano anunciou ter atingido a marca de 100 milhões de jogadores ativos, contra 91 milhões de Minecraft naquela época.

Lançado em 2009, Minecraft não apenas foi um enorme sucesso, mas também se tornou um fenômeno da cultura pop. Desde então, apesar de não ter o mesmo destaque, o game continua com uma grande base de jogadores ativos, além de alguns novos encontrados nesse meio tempo. A Microsoft comprou o jogo em 2014, e continuou lançando atualizações desde então, apesar de ter rompido laços com o controverso criador do jogo, Notch. Apesar de ter perdido os holofotes para jogos como Fortnite, Minecraft parece ainda ter mais jogadores ativos do que o onipresente jogo de tiro, que registrava média de 78,3 milhões de jogadores em agosto do ano passado (último relatório divulgado).

Helen Chiang, chefe do estúdio de Minecraft da Microsoft, recentemente confirmou a informação sobre o número de jogadores ativos em uma entrevista com a Business Insider. Chiang ainda afirmou que outros jogos podem ter mais atenção, e até atrair os jogadores de Minecraft, de tempos em tempos, mas que o jogo é “algo que eles amam voltar a jogar”. Claramente, a franquia Minecraft tem planos de expandir seus territórios, com o beta e o lançamento aguardado de Minecraft Earth. O analista da indústria de jogos, Daniel Ahmad tweetou recentemente que o jogo vendeu mais de 180 milhões de cópias internacionalmente, e que a versão gratuita disponível exclusivamente na China conta com mais de 200 milhões de jogadores cadastrados.

A acessibilidade ao jogo e a facilidade com que jogadores podem entrar em outras partidas são fatores determinantes para o sucesso do jogo. Mas isso não é a principal razão para o crescimento recente do jogo. Em abril deste ano, Minecraft foi incluído no Xbox Game Pass, o que pode ter ajudado a trazer uma nova onda de jogadores que não fizeram parte da era de sucesso durante o seu lançamento. Em junho, o jogo ganhou suporte a cross-play (jogadores de plataformas diversas na mesma partida) entre computador, Nintendo Switch, Xbox e plataformas de celular, tornando-o ainda mais atraente para jogos multiplayer. Além disso, diversos streamers e youtubers parecem ter retornado ao jogo, atraindo parte de seus seguidores de volta para o jogo.

Sejam quais forem os motivos para o recente aumento no número de jogadores, é bastante raro que um jogo continue sendo tão popular anos após o seu lançamento. Contando com visuais simples (que podem soar como um ponto negativo no início, apesar de ser um dos melhores pontos do jogo – e que foram aprimorados com a RTX), o jogo é bastante acessível para crianças e jogadores casuais. E tendo em vista que o filme da franquia deverá ser lançado em breve, é possível que o jogo ganhe ainda mais apelo em massa e popularidade.


Fonte: Screenrant

Leia mais sobre Minecraft aqui!

Compartilhe: