Saiba quem ajudou George Lucas a dar vida ao filme


Para comemorar o dia oficial de Star Wars (May the 4th, que parece com May the Force), mostramos para você quem são os heróis escondidos da produção do primeiro Star Wars, hoje chamado de Uma Nova Esperança. Foram eles que acreditaram na visão de George Lucas e, sem eles, muito provavelmente a saga nunca teria chegado aos cinemas! Deixamos, também, nossos agradecimentos a cada um deles. <3

 

alan

Alan Ladd Jr.

O filme atrasou, tinha um urso bizarro gigante, uma princesa com fones de ouvido como cabelo, entre outras peculiaridades que hoje podem parecer normais, mas que foram extremamente questionadas na época. A pessoa que segurou a bronca com o estúdio foi Alan Ladd Jr., produtor e um dos executivos mais importantes da época na Fox. Ele tinha uma mente mais aberta e deixou que Lucas fizesse as coisas mais estranhas que podiam acontecer em uma galáxia muito distante.

 

ralph

Ralph McQuarrie

Hoje fica mais simples de entender qual o escopo de Star Wars, e como os filmes passam aquela sensação épica por justapor personagens bem pequenos em cenários grandiosos. Na década de 1970, mostrar isso era um problema. Assim, George Lucas contratou Ralph McQuarrie, que pegou os esboços do diretor e os transformou em artes conceituais de verdade. Ele criou o visual de R2-D2, C3PO, e ainda deu uma máscara a Darth Vader. Foi uma pintura de McQuarrie que fez com que o ator de C3PO tivesse vontade de interpretá-lo.

 

stuart

Stuart Freeborn

Olha só o que essa lenda da maquiagem fez: ele criou Chewbacca para o primeiro filme, usou um pouco de seu rosto para dar vida e moldar o rosto de Yoda no segundo filme, e manufaturou o horrível Jabba The Hut para o terceiro filme. Sério, esse cara é um gênio. Tente imaginar Star Wars com outro Chewbacca, Yoda, ou Jabba. Impossível!

 

brian

Brian De Palma

Além de ajudar no processo de escolher os atores para o filme, o conhecido diretor Brian De Palma foi quem afinou o primeiro texto que aparece na tela (aquele do espaço). Lucas tinha escrito uns seis parágrafos enormes, e De Palma disse: “Tá loucão, cara? Deixa que eu escrevo isso pra você”. E bum!

 

john_equipe

John Barry, Roger Christian e equipe

Fazer os cenários de Uma Nova Esperança deve ter sido uma experiência surreal. Vivência, essa, que coube ao time de John Barry (criador de cenários) e Roger Christian (decorador de cenários). Christian disse que sua inspiração veio do interior de submarinos, e que, como a produção não tinha muito dinheiro, ele comprou várias partes de aviões em um tipo de ferro velho. Já John Barry teve que pensar em certos cenários do zero, como a casa de Luke, como seria a Estrela da Morte (com os desenhos de McQuarrie), etc.

 

Dykstra

 John Dykstra e ILM

Para criar Star Wars, George Lucas teve que conceber uma empresa de efeitos especiais do zero, a hoje super famosa Industrial Light & Magic. John Dykstra aceitou o desafio de ser o líder do novo time e criou (SIM, DO ZERO) uma câmera especial para o filme, base para todas as câmeras de efeitos especiais que vieram depois. Além de ajudar a criar o visual das naves e das batalhas, do sabre de luz, e dos poderes da força. Ele ganhou um merecido Oscar.

 

benBen Burtt

Ben foi o responsável por dar voz e moldar os sons do universe Star Wars. Então pense nos grunhidos de Chewbacca (que é o que ele está captando na foto acima), nos bipes de R2-D2, no barulho dos sabres de luz, na respiração de Darth Vader, nos motores dos caças TIE… Agora imagine que tudo isso foi criado por somente uma pessoa. Pois é.

 

marcia

Marcia Lucas e time de edição

Além de ser uma grande influência em American Graffiti, Marcia foi quem deu os retoques finais ao primeiro Star Wars. Na época, ela terminava a edição de New York, New York, mas George Lucas percebeu que os seus editores simplesmente não entendiam a sua visão. O filme estava lento e bem estranho. Assim, ele chamou Paul Hirsch, Richard Chew, e Marcia Lucas. Ela, em especial, trabalhou na sequência final do ataque à Estrela da Morte. Ela deu a ideia de matar Obi-Wan Kenobi no final de Uma Nova Esperança, e de incluir cenas mais humanas, como Leia dizendo “Um beijo de boa sorte”.
Para saber mais detalhes incríveis da produção, e conhecer mais heróis, como Gary Kurtz e Francis Ford Coppola, sugiro assistir Star Wars: Empire of Dreams, que é absolutamente lindo. <3

May the 4th be with you all!

Compartilhe: